Blog do Flavio Gomes
F-1

RESTAM DUAS

SÃO PAULO (e agora?) – A Force India tratou hoje de fechar mais duas vagas para 2012 e confirmou Di Resta e Hülkenberg como titulares. Era esperado. Di Resta foi o melhor estreante do ano, 13° colocado com 27 pontos, três atrás do mito Kobayashi. O sexto lugar em Cingapura foi seu melhor resultado. Todos […]

SÃO PAULO (e agora?) – A Force India tratou hoje de fechar mais duas vagas para 2012 e confirmou Di Resta e Hülkenberg como titulares. Era esperado. Di Resta foi o melhor estreante do ano, 13° colocado com 27 pontos, três atrás do mito Kobayashi. O sexto lugar em Cingapura foi seu melhor resultado. Todos sabem que é piloto Mercedes, fornecedora da Force India, e que está sendo preparado para suceder Schumacher na equipe quando o alemão parar, o que deve acontecer no final da próxima temporada.

O incrível Hulk fez um bom ano de estreia em 2010 que teve como ponto alto a pole em Interlagos. Quando assinou como reserva dos indianos, já se imaginava que a ideia era promovê-lo a titular em 2012. Sutil, que perdeu o lugar, é um ótimo piloto, mas se complicou pessoalmente com aquela história de bater num dirigente da Renault na China. Mas não deve ficar a pé. Aliás, não faz sentido que fique. Nono colocado em 2011 com 42 pontos, foi o melhor piloto do ano tirando as duplas das quatro maiores (Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes). Superou, inclusive, a turma da Renault (futura Lotus), que começou bem o campeonato com dois pódios.

Sobraram duas vagas, portanto. Uma na HRT e outra na Williams. O lugar hispânico não chega a ser objeto de desejo de ninguém e deve sobrar para Alguersuari, que fez uma temporada decente pela Toro Rosso, é jovem, espanhol e promissor. Já o cockpit da Williams passa a ter Sutil como favorito. Ele tem bons patrocinadores, algo que Barrichello ainda não conseguiu. Rubens, de acordo com o blog do Victor Martins, já admitiu a amigos mais próximos que pode parar de correr por um ano para, quem sabe, abraçar a Stock em 2013. É um caminho natural que daria um ibope imenso à categoria.

Bruno Senna, pelas últimas declarações publicadas no exterior (sua assessoria informou no dia do anúncio de Grosjean que ele não vai falar com a imprensa brasileira até definir algo), já está considerando a hipótese de ficar como reserva da Lotus, ou de seguir para os EUA, mas para a Nascar, como fez Nelsinho.

Não sei se teremos novidades até a virada do ano. Mas tenho a sensação de que a Williams pode anunciar algo antes do Réveillon. Puro palpite. No começo da semana, eu achava, do nada, que Rubens acabaria dando uma volta em todo mundo e poderia ficar onde está. Era palpite, também, sem nenhuma base factual. Mas agora acho que ficou difícil. Adrian, 28 anos, tem cinco temporadas nas costas, 90 GPs disputados, não é um novato. Traz dinheiro, não custa muito. Faz mais sentido um Sutil que um Barrichello para uma equipe que busca renascer.