Blog do Flavio Gomes
F-1

TORO MUDA TUDO

SÃO PAULO (tô tonto hoje) – A Toro Rosso anunciou sua dupla de pilotos para 2012. Muda tudo. Dançaram Alguersuari e Buemi. Chegam Daniel Ricciardo, australiano, e Jean-Éric Vergne, francês. Primeira constatação: a França, que não tinha nenhum piloto em 2011, terá três agora — além de Vergne, Charles Pic na Marussia (ex-Virgin) e Romain […]

SÃO PAULO (tô tonto hoje) – A Toro Rosso anunciou sua dupla de pilotos para 2012. Muda tudo. Dançaram Alguersuari e Buemi. Chegam Daniel Ricciardo, australiano, e Jean-Éric Vergne, francês. Primeira constatação: a França, que não tinha nenhum piloto em 2011, terá três agora — além de Vergne, Charles Pic na Marussia (ex-Virgin) e Romain Grosjean na Lotus (ex-Renault). Segunda: a Red Bull, dona da Toro Rosso, não considera nem Buemi, nem Alguersuari bons o bastante para, em 2013, assumir a vaga que, provavelmente, será aberta com a possível aposentadoria de Mark Webber.

A notícia é dura para a dupla que ocupou os carros da Toro Rosso nas últimas três temporadas, desde 2009, mas não tão chocante quanto parece. O time de Faenza, originário da Minardi, sempre foi plataforma de lançamento de moleques (alguns nem tão moleques assim…) para a Red Bull, que também já tentou alguns nomes na matriz, sem passar pela filial. É meio tentativa e erro. Deu certo com Vettel, mas deu errado com Bourdais, Klien e Speed — lembram deles? Com Buemi e Alguersuari, idem. São pilotos apenas razoáveis, com alguns brilharecos, mas não excepcionais. Três anos foi um bom período para avaliá-los. Alguersuari pode até se arrumar na HRT (ex-Hispania) ao lado de De la Rosa no ano que vem, já que o time quer ser espanhol de raiz. Quanto a Buemi, pode ser que faça como Raul Boesel e vá ganhar a vida como DJ.

(Sim, eu sei que o DJ é o outro, estou só brincando!)

Sobre os dois eleitos, Ricciardo, 22, é mais ou menos conhecido da blogaiada, já que disputou 11 GPs pela Hispania neste ano. Tem um currículo razoável, com o título da F-3 Inglesa em 2009 como ponto alto. Vergne, 21, ganhou a F-3 Inglesa em 2010 e tem muitas vitórias e pódios nas várias F-Renault que disputou desde 2008. Ambos, claro, pertencem ao quadro de jovens pilotos da Red Bull faz tempo.