Blog do Flavio Gomes
#69

SÓ, SOMENTE SÓ

SÃO PAULO (cagaram tudo) – No final de 2007, alinhamos 41 carros na última etapa da então Superclassic. Sucesso total e absoluto. Aí o Professor Carpinelli, que eu adoro, mas que faz várias cagadas, extinguiu a categoria. No briefing. Diante de quase meia centena de pilotos de pau duríssimo pelo lindo grid que conseguimos formar, […]

SÃO PAULO (cagaram tudo) – No final de 2007, alinhamos 41 carros na última etapa da então Superclassic. Sucesso total e absoluto. Aí o Professor Carpinelli, que eu adoro, mas que faz várias cagadas, extinguiu a categoria. No briefing. Diante de quase meia centena de pilotos de pau duríssimo pelo lindo grid que conseguimos formar, transformando a Superclassic na maior categoria do Campeonato Paulista.

Mas o Carpinelli, nunca entendi como teve coragem, disse que a FASP faria um novo regulamento, mudaria o nome do campeonato e assumiria tudo. A gente tinha uma associação de pilotos que estava cuidando das coisas. E que ganhava força. O povo do automobilismo, federação e clubes, não gosta de associação nenhuma que tenha força. Eles preferem sabotar o próprio esporte.

De 2008 para cá, nossa categoria só diminuiu. Sem poder de negociação por conta da extinção da Superclassic e da nossa associação, ficamos na mão de uma comissão de antigomobilismo que não fez picas e nem existe mais. Nesse ínterim, foram criadas três categorias “low cost” e “high laps” que, aos poucos, corroeram a Classic Cup. Roubaram nossos carros e pilotos. Surgiu a CCC, que tem tempo de volta mínimo de 2min20s, mas paga apenas 500 mangos de inscrição. O mesmo com a F-Vee, que vem crescendo com seus lindos formulinhas, mas que tem como público-alvo o mesmo que o nosso, pagando igualmente 500 paus para correr. E agora a TCMP, para carros 1.6 dos anos 80, com enorme potencial de crescimento, pagando também 500 dinheiros.

Hoje, na abertura do Paulista, pagamos, nós da Classic Cup, 1.020 reais de inscrição. Eram 790 ano passado. Aumento de 29%. O grid tinha 12 carros. Mataram a categoria. A criação de campeonatos semelhantes nos quais se corre por metade do preço num nível de performance mais baixo fodeu com a gente. Nosso campeonato, a partir do qual nasceram os outros (porque foi com a gente, lá em 2003, que começaram a surgir pilotos dispostos a correr de carros clássicos), foi assassinado pelos filhotes. E pela FASP, e pelos clubes.

Hoje foi tão patético que teve pódio com um piloto só. Isso não existe. Agora, ou os clubes igualam nossas inscrições às deles, ou o campeonato acaba. Mas o melhor mesmo seria a federação, que nunca faz nada, fazer alguma coisa. Como unificar os grids das três categorias (Classic Cup, CCC e TCMP), deixando cada uma correr com seu próprio regulamento, mas largando todo mundo junto. Do jeito que está, temos três categorias de merda. Se juntarmos as três, talvez tenhamos algo minimamente aceitável, que se pareça com um grid de carros clássicos.

No que diz respeito à corrida de hoje, a foto do Dyonysyo Pyerotty diz tudo. Solidão absoluta, um saco. Nem sei em que lugar cheguei. Ganhei um troféu ridículo por ter sido segundo na minha nova divisão, que tinha dois carros.

Sábado de merda, em resumo. Se as coisas continuarem assim, o Meianov se junta ao #96 no museu do Trevisan. E para quem não lembra, o grid da última etapa de 2007 foi esse aí embaixo. Atrás do #96 tinha ainda mais umas quatro filas. Será que essa gente não tem remorso?