Blog do Flavio Gomes
F-1

VAI TU MESMO

SÃO PAULO (e faz bem) – Fez bem a Red Bull em renovar com Mark Webber — o anúncio pingou nas caixas postais hoje de manhã. Iria colocar quem em seu lugar, e com qual intenção? Quando os rubrotaurinos mandaram para o limbo os jovenzinhos Alguersuari e Buemi, que vinham sendo preparados para a sucessão e […]

SÃO PAULO (e faz bem) – Fez bem a Red Bull em renovar com Mark Webber — o anúncio pingou nas caixas postais hoje de manhã. Iria colocar quem em seu lugar, e com qual intenção?

Quando os rubrotaurinos mandaram para o limbo os jovenzinhos Alguersuari e Buemi, que vinham sendo preparados para a sucessão e não aprovaram, ficou claro que o processo seletivo teria de começar do zero, como está começando com Vergne e Ricciardo. Que não parecem ser especialmente especiais.

Assim, que se fique com o que está dando certo, ainda mais que o australiano anda numa fase boa, duas vitórias, vice-líder do Mundial, pode até ser campeão. E sejamos sinceros. Webber, apesar de não ter muito sex-appeal, de não ser midiático, carismático, fodástico do bairro Peixoto, faz muito bem seu trabalho e de vez em quando dá umas dentro, como em 2010, nada mau para um segundo piloto.

Leio por aí que a renovação acaba com a especulação sobre um possível estágio na Ferrari no lugar de Massa por um ano até Vettel chegar a Maranello e tal. Sempre achei essa história meio fantasiosa, por isso nunca fiz mais do que resvalar no assunto.

Webber vai, portanto, para sua nona temporada na Red Bull, equipe que defende desde 2007. “Ô, Gomes, não sabes fazer conta?” Sei. É que estou incluindo os dois campeonatos que o canguru realizou pela Jaguar, em 2003 e 2004. Foi a Jaguar, sucessora da Stewart, que deu origem à Red Bull. Assim, em 2007, Webber nada mais fez do que voltar à casa que defendeu nas duas temporadas seguintes à de estreia, em 2002, pela Minardi (na foto, o carrinho da época). Em 2005 e 2006, ele esteve na Williams, também.

Com Vettel, Webber partilha o telhado energético desde 2009. Formam uma boa dupla. Não são propriamente amigos, desde aquele episódio na Turquia em 2010. Mas se falam na boa, não sacaneiam um ao outro e tudo segue dentro da paz, da paz possível numa equipe de F-1.