MENU

Tuesday, 10 de July de 2012 - 11:26F-1

VAI TU MESMO

SÃO PAULO (e faz bem) – Fez bem a Red Bull em renovar com Mark Webber — o anúncio pingou nas caixas postais hoje de manhã. Iria colocar quem em seu lugar, e com qual intenção?

Quando os rubrotaurinos mandaram para o limbo os jovenzinhos Alguersuari e Buemi, que vinham sendo preparados para a sucessão e não aprovaram, ficou claro que o processo seletivo teria de começar do zero, como está começando com Vergne e Ricciardo. Que não parecem ser especialmente especiais.

Assim, que se fique com o que está dando certo, ainda mais que o australiano anda numa fase boa, duas vitórias, vice-líder do Mundial, pode até ser campeão. E sejamos sinceros. Webber, apesar de não ter muito sex-appeal, de não ser midiático, carismático, fodástico do bairro Peixoto, faz muito bem seu trabalho e de vez em quando dá umas dentro, como em 2010, nada mau para um segundo piloto.

Leio por aí que a renovação acaba com a especulação sobre um possível estágio na Ferrari no lugar de Massa por um ano até Vettel chegar a Maranello e tal. Sempre achei essa história meio fantasiosa, por isso nunca fiz mais do que resvalar no assunto.

Webber vai, portanto, para sua nona temporada na Red Bull, equipe que defende desde 2007. “Ô, Gomes, não sabes fazer conta?” Sei. É que estou incluindo os dois campeonatos que o canguru realizou pela Jaguar, em 2003 e 2004. Foi a Jaguar, sucessora da Stewart, que deu origem à Red Bull. Assim, em 2007, Webber nada mais fez do que voltar à casa que defendeu nas duas temporadas seguintes à de estreia, em 2002, pela Minardi (na foto, o carrinho da época). Em 2005 e 2006, ele esteve na Williams, também.

Com Vettel, Webber partilha o telhado energético desde 2009. Formam uma boa dupla. Não são propriamente amigos, desde aquele episódio na Turquia em 2010. Mas se falam na boa, não sacaneiam um ao outro e tudo segue dentro da paz, da paz possível numa equipe de F-1.

21 comentários

  1. Wallace says:

    Até a Minardi era bonita naquela época…….Dá saudades isso.

  2. Carlos Lins says:

    Que saudade de Minardi…

  3. Diego says:

    Eu gosto do Webber como piloto justamente por ele ser o que é. Ele não brilha, mas também não faz besteira. Todos falam de Button, de Vettel, de Alonso, de Raikkonen (gosto da sua pilotagem, mas ele não fez muita falta enquanto esteve fora, pois estava desmotivado), mas pra mim um dos pilotos que faz a diferença nessa F1 é Webber, pois não é jovem, não tem uma legião de fãs grande, não é badalado nos paddocks, não é o queridinho da equipe, nem do Bernie Ecclestone ou do Jean Todt e mesmo assim faz seu trabalho e quando pode põe todo mundo no bolso. Quanto a sua ida pra Ferrari, eu nunca levei a sério. O cara vive por um triz com o Vettel e vai se dar bem com o Alonso? Ele vai pra uma equipe sabendo que vai ser apenas um tampão pro Vettel ou algum piloto em ascensão enquanto que onde está, terá vaga ano que vem e quem sabe até em 2014 pois não creio que eles terão um substituto pronto até lá. Quanto a Massa, ele não segue em 2014, mas 2013 ele fica na Ferrari, e concordo quando ele diz que se tivesse sido campeão em 2008 hoje teria mais respeito, mesmo porque o Hamilton hoje é respeitado apesar de ser um piloto que apesar de veloz e arrojado, também é estabanado, imaturo e metido a playboy.

  4. S Rod says:

    O kangaroo meia boca, aquele que fez politica contra o Pizzonia, esta com sorte. Nao passa de um segundo piloto. O Vettel vai logo mostrar o lugar deste marketeiro. Ele vai terminar o camperonato em 5 atras do Alonso, Vettel, Massa, Hamilton e ate o Kimi, aguarde.

  5. Eu cheguei a cogitar Webber na Ferrari com seu amigo Alonso, mas naquela época a Red Bull estava com um início de ano meio borocoxô… Parando para pensar, o que importa é o carro, e a Red Bull tem um mega-carro e gasta os tubos em desenvolvimento e pesquisa, então acabou sendo quase um no-brainer…

  6. Thiago Soares says:

    Os Minardis eram os últimos mas tinham carisma.

  7. Crego Painceira says:

    Quando o Webber, em sua corrida de estréia, chegou em 5o. lugar com a Minardi, eu falei “Este será um grande piloto”

    Não foi tão grande como eu imaginava. Mas Faz um bom trabalho e merece mesmo mais um ano em uma equipe de ponta. Se não vier título, que ganhe mais umas corridas.

  8. Anti-Pacheco says:

    Saco… queria mudanças no grid….
    Massa é covarde, não sai da Ferrari nem a pau.

  9. Speed Racer da Mooca says:

    Na minha opinião, um belo dum segundo piloto. Não acredito em título para ele, pode ser possível, mas eu não acredito. A Red Bull tem mais é que aproveitar algum conhecimento técnico e seu bom ritmo de corrida para pontuar, mas continuar investindo pesado todos os esforços no Vettel.

  10. Antonio says:

    Tudo indica Massa na Ferrari em 2013.
    Boa notícia!!

  11. JC says:

    Os dois legados que a Minardi deixou pra Fórmula 1: Fernando Alonso e Mark Webber.

    • rodrigo mota says:

      e pensar que o bicampeão começou na Minardi. que reviravolta hein?

      na boa, gostava da Minardi, tinha fama de ser “explosiva” mas as vezes tinha seus brilhos. mais carismsática que a Hispania, pelo menos a Minardi foi comprada e virou a Toro Rosso e não faliu como as outras, o que em tese leva-se a conclusão que a Minardi ainda continua na F1…

      viagem mesmo. mas quem sabe no futuro algum doido não volta com a Minardi? se a marca Lotus voltou porque a mais famosa das pequenas não pode voltar?

    • João Magno says:

      voce disse tudo agora

  12. CAMPANO says:

    Webber melhor segundo piloto da F1, Ferrari deveria contrata-lo para 2013 ficando grantido
    o titulo de construtores.

  13. Andre Parreira says:

    Carro bonito esse da Minardi, bastante patrocinadores, pintura simples e bonita, pena não poder dizer o mesmo do desempenho =\

  14. Macário says:

    É a melhor opção já que Vettel não deve curtir a ideia de dividir a equipe com Hamilton, que já está de saco cheio da McLaren. Também acho que Massa renova por um ano, assim como Schumacher, para desespero de Barrichello. As grandes mudanças para Ferrari, Red Bull, McLaren e Mercedes devem ficar para 2014.

  15. Sandro says:

    Para mim Webber só vai deixar este estigma de piloto meia boca se ganhar este campeonato superando principalmente Vettel e ai sim apagar aquela amarelada de 2010.

  16. LH says:

    Que foto, FG? Acho que escapou… Mas concordo contigo, independentemente da foto (que não iria fortalecer nem enfraquecer a sua tese): quem melhor para garantir um campeonato de construtores ao lado do “Fêêêêêêtel”? Isso parece com aquelas fases de estabilidade irritante entre as grandes e o mercado “agitado” somente entre a turma do fundo (leia-se: quem consegue renovar com patrocinadores para entrar pagando depois de uma temporada que deu traço…). Quer saber? Aposto na renovação do Massa para 2013, pelo mesmo motivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *