Blog do Flavio Gomes
Indy, IRL, ChampCar...

COM EMOÇÃO (E SÓ)

SÃO PAULO (engata a quinta e vamos nós) – Não dá para dizer que a temporada 2012 da Indy foi fortíssima, um sucesso, o renascimento da categoria. Não. Teve etapa cancelada, corridas em circuitos bisonhos como o de Baltimore, carros feios, um motor, o Lotus, indecente, mudanças de regra no meio do campeonato e, pior, […]

SÃO PAULO (engata a quinta e vamos nós) – Não dá para dizer que a temporada 2012 da Indy foi fortíssima, um sucesso, o renascimento da categoria. Não. Teve etapa cancelada, corridas em circuitos bisonhos como o de Baltimore, carros feios, um motor, o Lotus, indecente, mudanças de regra no meio do campeonato e, pior, no durante as provas, um nível técnico bastante discutível.

Mas não dá para dizer que a decisão tenha sido despida de emoções. Foi um verdadeiro thriller a corrida de sábado à noite em Fontana a partir do acidente de Will Power, um piloto que, definitivamente, precisa arrumar um sósia que corra em seu lugar nos ovais. Vai ser ruim de oval no inferno.

Mas o acidente não fechou a conta, porque a incrível Penske refez o carro, na Indy pode, e o colocou de volta para somar alguns pontos-migalha. Aí, Ryan Hunter-Reay, doravante chamado Ranterrei, precisava de um quinto lugar para ser campeão. E até as últimas voltas estava em sexto! Foi quando deu um sprint tirando forças não se sabe de onde, terminou em quarto e ficou com a taça.

Foi um final bárbaro para um campeonato que precisa ser revisto em muita coisa. Há muitas incertezas para o ano que vem, de todos os níveis: chassis, carenagens, motores, regulamento, patrocinadores, pistas, pilotos, calendário, tudo. A Indy tem alguns meses de muito trabalho pela frente.

Quanto a Barrichello, grande atração para os torcedores brasileiros no início do ano, acabou o campeonato sem vitórias. Nem pódio. Pegou uma equipe ruim e as coisas foram menos fáceis do que muita gente imaginava. A empolgação com ele terminou muito cedo. A própria emissora que transmite as corridas para o Brasil não levou o campeonato muito a sério. A ver o que vai acontecer em 2013. Com a Indy e com Barrichello.