Blog do Flavio Gomes
F-1

SPANTOSAS (2)

SÃO PAULO (grande sábado) – Mito! Mito! Kobayashi em segundo no grid! Finalmente se faz justiça no universo! A alegria da Sauber nos pits lembrou minha equipe, a LF, quando terminei a primeira prova de Lada. Autêntica, de garagistas. Assim, comecemos o dia falando apenas de Koba-Mito e da Sauber. Não é a primeira vez […]

SÃO PAULO (grande sábado) – Mito! Mito! Kobayashi em segundo no grid! Finalmente se faz justiça no universo! A alegria da Sauber nos pits lembrou minha equipe, a LF, quando terminei a primeira prova de Lada. Autêntica, de garagistas.

Assim, comecemos o dia falando apenas de Koba-Mito e da Sauber. Não é a primeira vez que um japonês larga na primeira fila. Takuma Sato foi o pioneiro, com a segunda posição no grid no GP da Europa de 2004 pela BAR, em Nürburgring.

Kobayashi pode chegar ao pódio a partir dessa posição de grid. A Sauber que se debruce sobre todas as possibilidades no uso dos pneus. Carro que gasta pouca borracha, tem feito menos pit stops que a média para compensar classificações apenas razoáveis. Mas saindo na frente, talvez seja o caso de ir na balada de todos os demais, sem inventar muito. Principalmente porque Spa é comprida demais, 7.004 metros. Se um pneu perde rendimento de repente no início de uma volta, é prejuízo que não se recupera mais.

É a terceira vez que se vê uma Sauber na primeira fila, considerando apenas as temporadas em que a equipe correu com esse nome. Alesi foi segundo nos grids da Áustria em 1998 e da França em 1999. De 2006 a 2009, o time competiu como BMW Sauber tendo sido comprado pela montadora alemã. Em 2010, aquela aberração. Já de volta às mãos de Peter Sauber, correu como BMW Sauber de novo, mas usando motores Ferrari. Levando em conta os quatro anos de gestão BMW, foram quatro primeiras filas: segundo na Hungria com Heidfeld em 2007, segundo com Kubica na Austrália e no Canadá em 2008 e a pole solitária do polonês no GP do Bahrein, também em 2008.

Com Pérez em quarto, a Sauber pode conseguir seu melhor resultado no ano. Desde já este blog torce por vitória nipônica na Bélgica. Voltamos em instantes para falar do resto.