Blog do Flavio Gomes
F-1

E POR QUE NÃO?

SÃO PAULO (se está a fim, que vá) – Michael Schumacher foi piloto da Sauber-Mercedes em 1990 e 1991 no Mundial de Protótipos. Todo mundo sabe disso, creio. Por isso que uma volta às origens não deve ser totalmente descartada. A própria Sauber admite que seria interessante. Claro que depende de muita coisa. Entre elas, […]

SÃO PAULO (se está a fim, que vá) – Michael Schumacher foi piloto da Sauber-Mercedes em 1990 e 1991 no Mundial de Protótipos. Todo mundo sabe disso, creio. Por isso que uma volta às origens não deve ser totalmente descartada. A própria Sauber admite que seria interessante. Claro que depende de muita coisa. Entre elas, uma grana parecida com a que Pérez aloca no time suíço. Caso contrário, a equipe fecha.

Engraçado imaginar um Schumacher “pagante”, não? Mas é a vida. Ele descola uns patrocínios, se precisar. Ou, talvez, a Sauber consiga — se oferecer ao mercado um produto como Schumacher.

Eu acho que ele pendura as sapatilhas, mas é apenas palpite. O fato de, nos comunicados oficiais da semana passada, não haver uma linha sobre aposentadoria é algo meio intrigante. Mas pode não querer dizer nada.

E se o cara quer continuar correndo, que continue. Ele tem sido competitivo desde a volta — não brilhante, mas tirando uma barbeiragem ou outra, tem sido um piloto OK, nem melhor, nem pior que a maioria. O mais engraçado, na verdade, foi ele ter chamado o francesinho da Toro Rosso de Jean Marc, em vez de Jean Eric.

De qualquer maneira, para quem não conhece a história de Schumacher com a Sauber, esse carro aí embaixo foi um dos que ele pilotou. É duro achar fotos boas daquela época, por isso catei uma miniatura neste site aqui. Esses sites de miniaturas são ótimos para encontrar todos os carros de alguns pilotos já dirigiram na vida. No link tem também as listas de Vettel, Raikkonen, Senna e Hamilton.

Mas eu, se fosse o Schumacher, pensaria em algo menos desgastante para continuar correndo. Telefonaria, por exemplo, para a Porsche, que está com um projeto de Le Mans em andamento. Ou para a Audi, quem sabe até a Toyota. O Mundial de Endurance é mais tranquilo, menos corridas, todas muito divertidas, e ele tem lenha para queimar fácil num campeonato como esse.

ATUALIZANDO…

O Rafael Ribeiro mandou F2B" target="_blank">este link aqui da Mercedes, com ótimas fotos da equipe júnior alemã, que tinha Schumacher, Wendlinger e Frentzen. Schumacher, em 1991, chegou a correr as 24 Horas de Le Mans e terminou em quinto. Uma das fotos legais é esta de Autopolis, no Japão, prova vencida pelo trio. Schumacher está do lado de fora, esperando Wendlinger sair.