E POR QUE NÃO?

SÃO PAULO (se está a fim, que vá) – Michael Schumacher foi piloto da Sauber-Mercedes em 1990 e 1991 no Mundial de Protótipos. Todo mundo sabe disso, creio. Por isso que uma volta às origens não deve ser totalmente descartada. A própria Sauber admite que seria interessante. Claro que depende de muita coisa. Entre elas, uma grana parecida com a que Pérez aloca no time suíço. Caso contrário, a equipe fecha.

Engraçado imaginar um Schumacher “pagante”, não? Mas é a vida. Ele descola uns patrocínios, se precisar. Ou, talvez, a Sauber consiga — se oferecer ao mercado um produto como Schumacher.

Eu acho que ele pendura as sapatilhas, mas é apenas palpite. O fato de, nos comunicados oficiais da semana passada, não haver uma linha sobre aposentadoria é algo meio intrigante. Mas pode não querer dizer nada.

E se o cara quer continuar correndo, que continue. Ele tem sido competitivo desde a volta — não brilhante, mas tirando uma barbeiragem ou outra, tem sido um piloto OK, nem melhor, nem pior que a maioria. O mais engraçado, na verdade, foi ele ter chamado o francesinho da Toro Rosso de Jean Marc, em vez de Jean Eric.

De qualquer maneira, para quem não conhece a história de Schumacher com a Sauber, esse carro aí embaixo foi um dos que ele pilotou. É duro achar fotos boas daquela época, por isso catei uma miniatura neste site aqui. Esses sites de miniaturas são ótimos para encontrar todos os carros de alguns pilotos já dirigiram na vida. No link tem também as listas de Vettel, Raikkonen, Senna e Hamilton.

Mas eu, se fosse o Schumacher, pensaria em algo menos desgastante para continuar correndo. Telefonaria, por exemplo, para a Porsche, que está com um projeto de Le Mans em andamento. Ou para a Audi, quem sabe até a Toyota. O Mundial de Endurance é mais tranquilo, menos corridas, todas muito divertidas, e ele tem lenha para queimar fácil num campeonato como esse.

ATUALIZANDO…

O Rafael Ribeiro mandou F2B" target="_blank">este link aqui da Mercedes, com ótimas fotos da equipe júnior alemã, que tinha Schumacher, Wendlinger e Frentzen. Schumacher, em 1991, chegou a correr as 24 Horas de Le Mans e terminou em quinto. Uma das fotos legais é esta de Autopolis, no Japão, prova vencida pelo trio. Schumacher está do lado de fora, esperando Wendlinger sair.

Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
11 anos atrás

Flávio Gomes e galera:

Michael Schumacher anunciou, no dia de hoje, que vai deixar a Fórmula-1 ao final da temporada.

Abraços.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
11 anos atrás

A sorte de vcs é que ninguém aposta, senão estariam todos duros, quando falei que Massa já estava acertado com a Ferrari e o alemão na fila do INSS.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Schumacher vai aposentar

“O alemão, no entanto, admitiu que não contava mais com a gana suficiente para novos desafios em 2013. A certeza de poder brigar em igualdade de condições por vitórias e títulos é a razão maior que motiva seu sentimento.

– Nos últimos meses, eu já não estava mais com certeza se tinha a necessária motivação e energia para me candidatar a mais um ou dois anos, e não é o meu estilo fazer algo que eu não esteja 100% convencido. É por isso que eu hesitei por tanto tempo. Com a minha decisão de hoje, sinto-me livre destas dúvidas. Não é minha ambição somente correr, e sim lutar por vitórias. E o prazer de pilotar é alimentado pela competitividade – acrescentou.

No fim de 2006, o alemão voador anunciou sua retirada das pistas, mas retornou para a temporada de 2010, agora na também alemã Mercedes. Após um nono lugar na classificação geral no primeiro ano e um oitavo no segundo, Schumacher amarga em 2012 sua pior performance, ocupando atualmente a decepcionante 12ª colocação, após 14 provas disputadas.

Mesmo ainda sem vencer após sua volta às pistas, Michael Schumacher anuncia a aposentadoria com seu nome brilhando no alto da galeria dos grandes nomes da Fórmula 1 em todos os tempos. Os sete títulos mundiais e as incríveis 91 vitórias colocam o piloto alemão como o mais laureado na história da categoria.”

ESTEJAMOS PREPARADOS PARA AS MANIFESTAÇÕES DE BARRICHELLO SOBRE O ASSUNTO (JÁ PODEM IMAGINAR A ‘COMEMORAÇÃO’ E AS IRONIAS) E O PÚBLICO “SEMPRE MUITO EDUCADO” COM QUEM NÃO USA CAPACETE VERDE-AMARELO, NA ÚLTIMA CORRIDA DO ANO, EM INTERLAGOS…

Paulo Pinto
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Caro Gerson:

As “viúvas” de Senna, as “divorciadas” de Piquet, as “saudosas” de Emerson, as “abandonadas” do Rubinho, as “traídas” do Massa e as “renascidas” do sobrinho; com certeza já escolheram o nosso apelido: “aposentadas” de Schumacher.

Um abraço.

Zé Carlos "Passe"
Zé Carlos "Passe"
11 anos atrás

Bloqueando Flavio Gomes? Fôda-se você, continuarei por aqui…..

nigel mansel
nigel mansel
11 anos atrás

Acho engraçado ver o grande fabricante de estatísticas da F1 RECEBER DEMITIDO! O que mais impressiona é levar um DEMITIDO de um fabricante alemão igual ao DICK VIGARISTA. O SHUMI sempre foi o maior embuste da F1. Não fossem as maracutaias do BRIATORE e o SCHUMI não teria ganho nada. Depois, na Ferrari sempre se favoreceu dos regulamentos e de uma época em que o carro era guiado dos box. E logicamente de um idiota como o BURRINHO PÉ DE CHINELO a não lhe oferecer qualquer resitência. Até a Merceder chegou à conclusão que estas estatísticas não recomendam o DICK para um assento como o da Mercedes. Mas valhe um porra loka mimado como A-MILTON do que um EMBUSTE. Só mesmo os GAVIÕES BUENO DA VIDA para acreditar no SCHUMI. O que mais impressiona é que de tanto enganar os outros o SCHUMI resolveu se enganar também de que é um grande piloto e agora tenta um assento em qualquer lugar para mostrar que é bom. Tomara que consiga. Sem o DICK VIGARISTA qualquer historinha fica sem graça. Um trapalhão é fundamental para alegrar a f1. E depois que BURRINHO saiu nunca o papel de bobo da corte esteve em tão boas mãos. Que tal uma Marussia? Se for pra Ferrari a vergonha vai ser maior…

Paulo Pinto
Reply to  nigel mansel
11 anos atrás

A que ponto vocês, “viúvas”, chegaram!
“…o carro era guiado dos boxes.” Uma Ferrari F-1 por controle remoto! Ross Brawn deve ser um piloto e tanto…

Pra seu governo, Herr Hepta não foi demitido. Leia pelo menos as notícias. O contrato dele termina no final do ano. E com certeza, vai estar na Ferrari, ano que vem.

E continuo dizendo: o teu novo amor cometeu uma burrice. O tempo vai mostrar.

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Acho que vai fechar com a Ferrari mesmo.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
11 anos atrás

Schumacher no WEC seria realmente demais, tudo que o campeonato precisa!

Francisco M
Francisco M
11 anos atrás

Se ele sair nessa temporada não fará falta, mas independente se ele corre mais um ano pra se divertir, a despedida do alemão que deveria ficar é essa:
http://www.youtube.com/watch?v=wqAmZMV3CcA&feature=related

Só não entendo por que ele pode se divertir até andar de muletas e um outro piloto brasileiro experiente não?

Mauricio
11 anos atrás

Continuo achando que o alemão vai bater na Ferrari e o Massa é que vai descer para a Sauber….

Edu Dias
Edu Dias
11 anos atrás

Salve, FG… tudo na paz?

Acabei de ler num grande site de “Nazaré das Farinhas” ( como diria o Beto Hora ), uma declaração do Massa dizendo em sintese.. “… o plano é correr sem se preocupar com o futuro!!!”… não sei não… mas acho que o gato subiu no telhado… faltando 6 provas pra acabar o campeonato, o “big boss” da Ferrari já sabe que NÃO VAI RENOVAR COM O ZACARIAS… é a minha opinião…

e Flávio, estaremos juntos em Londrina no GP do Café…. porém, eu somente poderei ir no sábado, pq não estudei e preciso trabalhar na 6a feira… rs

Abçs

Edu Dias F.Vee #08

Edu Dias
Edu Dias
Reply to  Edu Dias
11 anos atrás

… aliás… acho que o alemão senta no cock pit da Ferrari…

Max13
Max13
Reply to  Edu Dias
11 anos atrás

Entrei aqui p´ra comentar justamente isso.
Acho que agora o Massa perde o lugar na Ferrari.
Depois de “esnobar” a revelação Mexicana, seria a melhor maneira de agradar os Ferraristas quando o “Chapolin” começar a detonar na McLaren.

Rafa
Rafa
11 anos atrás

Acho que quando a Mercedes contratou o Schumacher a ideia nunca foi conquistar títulos com o heptacampeão. Se até nós, meros fãs e palpiteiros, sabíamos que isso dificilmente aconteceria – embora eu, particularmente, acreditasse em um ou outra vitória -, por que o brilhante Ross Brawn e o experiente Norbert Haug contariam com essa hipótese?

Mas no meu ponto de vista, os objetivos e as expectativas da Mercedes ao contratar Schumacher foram totalmente consolidados. O principal é a exposição, que se traduz em retorno de mídia, patrocínios e, principalmente, convencer a montadora, que não andava lá muito empolgada com o alto investimento que a Fórmula 1 exige, que ter equipe na categoria é um bom negócio. Pois, colegas, Brawn e Haug conseguiram. E nunca teriam conseguido sem Schumacher.

A Mercedes teve na mídia, nestes três anos, um espaço tão grande quanto o destinado à Ferrari, Red Bull e McLaren. Quando uma equipe que anda no pelotão do meio conseguiria isso sem ter o heptacampeão ao volante? Poderia até despertar grande interesse no início, afinal de contas trata-se de uma grande montadora com grande tradição no automobilismo. Mas depois de passado o entusiasmo, ficaria relegada ao segundo escalão. A exemplo do que aconteceu com Toyota, BMW e Honda, só para ficar no exemplo mais recente de montadoras que decidiram se aventurar na Fórmula 1.

Mas com a Mercedes isso nunca aconteceu, pois eles tinham Schumacher. Que, em qualquer lugar do mundo, amado ou odiado, é sempre assunto.

O segundo ponto é a capacidade do alemão de liderar o desenvolvimento não apenas de um carro, mas de uma equipe. Com a proibição dos testes e o reduzido orçamento da Mercedes, não dá para fazer um trabalho de reviravolta tão eficiente quanto o que ele ajudou a desenvolver na Ferrari a partir do fim dos anos 90. Mas o carro melhorou, vieram uma vitória e duas poles neste ano, alguns pódios.

O trabalho de Schumacher contribuiu decisivamente para a Mercedes decidir aumentar seu investimento na Fórmula 1 a partir de 2013, aderir ao Pacto de Concórdia e até mesmo investir em Hamilton. O ceticismo do pessoal de Stuttgart foi vencido, e eles passaram a acreditar que estar na Fórmula 1 é bom. E no ano que vem, se tiverem um carro competitivo e passarem a ganhar corridas com mais frequência, muito desse triunfo será creditado pela própria equipe (porque o público dificilmente enxerga isso) ao trabalho de Schumacher. Porque uma equipe vencedora não nasce da noite para o dia.

Quanto à Sauber, o time só teria a ganhar com a contratação do alemão. Eles ganhariam exposição muito maior que a que têm hoje, além da experiência do Schumacher. Vencer dificilmente ele iria, mas levaria consigo à mediana equipe suíça uma experiência que nenhum outro tem.

Quanto a ter se tornado um piloto medíocre? Bobagem! É que as expectativas em relação a um heptacampeão são sempre altas demais. Mas, prestem atenção: ele já está à frente de Rosberg. Dois anos de adaptação e ele já consegue, aos 43 anos, superar um menino em seu auge. A tabela do campeonato diz que eu estou errada, pois Rosberg lidera, mas quem acompanha a Fórmula 1 sabe que isso só acontece porque Schumacher teve boa dose de azar na temporada.

Eu, particularmente, não gostaria de ver Schumacher encerrar sua carreira na Sauber, e sim na Ferrari. Mas sei que isso é impossível por causa de Fernando Alonso. O espanhol gosta de insinuar que tem um poder de decisão sobre o companheiro maior do que a realidade. Quem manda é a direção da equipe e, se quisessem levar Schumacher, levariam. Mas para que? A Ferrari não precisa de Schumacher. E Alonso, por mais que fosse sim vencer o alemão, ficaria bem emburrado por ter uma estrela maior que ele dividindo as atenções da mídia. Para que desestabilizar um piloto que está indo tão bem? Isso nem é típico da Ferrari.

Flavio Francisco
Flavio Francisco
11 anos atrás

Me lembrei dessa marchinha.
A pipa do vovô não sobe mais
A pipa do vovô não sobe mais
Apesar de fazer muita força, o vovô foi passado pra trás.

J.Wesley
J.Wesley
11 anos atrás

Esse Sauber-Mercedes ai tem no Gran Turismo ( PS3)…

Toninho F1
Toninho F1
11 anos atrás

Aí sim! Foi nesta época que o Shumakão roubou a Corina do pobrezinho do Aroldo Frentzen! Í… falei!!! Hehehe

Roberto Cabalero
Roberto Cabalero
Reply to  Toninho F1
11 anos atrás

pra ver que o cara não era mau-caráter só nas pistas!!!

Gerson
Gerson
Reply to  Roberto Cabalero
11 anos atrás

A vida é assim. Quem não coloca chifre, leva chifre…

Pergunta pra Xuxa.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Roberto Cabalero
11 anos atrás

É… ele “roubou” a mulher do Frentzen. Afinal de contas, todos sabem que uma mulher é apenas um objeto, sem auto-determinação, que pode ser roubada como se rouba um carro.

Vão lamber sabão.

Dú
11 anos atrás

Resumo da ópera, o Hamilton bateu na porta da Mercedes e de pronto despediram o Schumacher.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

A Formula 1 é um negócio bilionário. As equipes grandes investem milhões e milhões para serem competitivas. O profissionalismo é tremendo, embora aquelas equipes nanincas seja uma verdadeira brincadeira que permitam a participação daquelas equipes porcarias só pra preencher o grid. Então acho que este negócio de dizer que alguma equipe vai dar carro pro alemão apenas pra ele “se divertir” ou ficar um ano sem apresentar grande contirbuição ao time apenas para se despedir não parece muito crível.

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Engraçado agora que nao vejo ninguem falando “ah, ele ta velho e roubando vaga de algum piloto jovem”…

O cara ta se arrastando na pista e ainda dao credito para ele. Definitivamente, essa categoria ta errada viu….

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Se arrastando na pista? Como assim? Acho que você está assistindo a outra categoria, onde o piloto experiente anda, em média, na 13ª posição.

Daniel Faria
Daniel Faria
Reply to  Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Errado tá você falando que o cara esta se arrastando na pista. Acho que você não acompanha nada, ou é cego.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Daniel Faria
11 anos atrás

Ou é viúva…

Ron
Ron
11 anos atrás

Do jeito que foi essa surpresa realmente “desestabilizante” do Hamilton ir para a Mercedes (olhando para essa equipe hoje parece que o inglês fez besteira, vamos ver o que acontece ano que vem), eu não duvido da Ferrari chamar o Schumacher para um ano de despedida e pedir ao Peter Sauber para tomar conta do Massa em troca de algum favorzinho (algum descontinho camarada nos motores ou outra coisa assim).
Também tem que ver se o Alonso topa. Opa, mas espere… O Alonso não disse um dia desses que, para concordar com a troca, tinha que ser alguém melhor que o Massa? Iiiih…

Cezar
Cezar
11 anos atrás

Flavio,

Se nem o Schumacher consegue andar sem levar grana, é o fim do automobilismo mesmo. Não vejo com a mesma naturalidade essa coisa de “piloto só anda se tiver patrocinador”, especialmente na maior categoria, que por si só já tem um potencial de marketing absurdo. O problema disso é que, em qualquer lugar do mundo, publicitário não coloca dinheiro em nada sem uma segunda intenção, só porque o cara é bom. E, nessa, um ótimo piloto às vezes nem chega ao Kart. E como isso não é de hoje, faz tempo, chegamos a essa draga que vemos no Brasil. Se a F-1 é assim, a Stock também será, os Mundiais de Rali também serão e aí é a morte do esporte. Porque quem banca o piloto quer retorno e, na maioria dos casos, não interessa gente pobre no autódromo. Aí, cobra-se muito de meia dúzia de endinheirado, com potencial de compra de carrões, e o povo sem espaço na pista começa a ir para o MMA. E mata-se aquilo que faz o esporte girar, o sonho do moleque normal, que não tem pai rico, de um dia chegar lá. Quantos craques do futebol ficaram pelo meio do caminho porque não tinham um agente? Os dirigentes só querem quem dê lucro, mesmo que seja meia boca na modalidade ou já esteja bichado, e aí impedem que uma nova geração como a de 82 seja formada. A mesma coisa no automobilismo. Se o top da coisa só pensa na grana e não valoriza o craque, morreu o esporte. A Sauber deveria se virar para achar grana, encher o motorhome de adesivo, botar malabaristas no boxe, sei lá. Mas o dono da equipe deveria estar preocupado em botar no carro um cara que acelere, mesmo que ele seja pobrinho.

Ricardo Santos
Ricardo Santos
11 anos atrás

Schumy na Ferrari e Massa na Sauber!

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

espero que o alemão schumi continue, ele anima de todo jeito, fico só esperando ele aprontar alguma, muita bobagem estao falando, mas o alemão ainda acelera muito mas parece estar esclerosando…eu acho que a zica do schumi é esse capacete vermelho, ele deveria usar pra ontem as cores originais do belo casco dele, alem de feio pra cacete esse casco na volta esta zicado, schumi na rossa para bagunçar essa F1 chata!!

thiago
thiago
11 anos atrás

acho que o shimmi tinha que ir mesmo correr em outro canto, a não ser que lhe entreguem um carro em que possa vencer na f1 de novo, se ele for pra outro lugar correr, senna podia ir pra sauber…

Marcio
Marcio
11 anos atrás

A mini da Sauber é uma C9, e o carro que ele pilotou foi o C11. Certo?

Marcelo-SP
Marcelo-SP
11 anos atrás

Eu to doido pra pegar essa Sauber-Mercedes no jogo Gran Turismo 4(play Station 2), mas a porra do filho da p…do caraio jogo sempre corrompe, aí eu perco tudo que consegui. Vou ser obrigado a comprar o DVD original, o piratão só dx na mão!

Nossa, o cara abaixo pilotou muuuito, 5:21.754 nessa pista é foda!

GT4 SAUBER MERCEDES BENZ C9 IN NURBURGRING
http://www.youtube.com/watch?v=FL6ez6ZhdHE

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Marcelo-SP
11 anos atrás

Dá pra fazer abaixo de 5min15 com o Toyota TS020 GT1…

John McClane
John McClane
11 anos atrás

A atual sra. Schumacher, Corinna, era na época a namorada do Frentzen. O Schumacher não perdoou nem assim. Parece que ele e o Frentzen nunca mais se falaram.

Michael Schumacher "clone"
Michael Schumacher "clone"
11 anos atrás

Obrigado pelo apoio de quem é a favor(um abraço especial ao meu grande amigo Flávio Gomes! Aos críticos morram de inveja), mas se ficar em 2013 não vai ser pelo recorde do mimimi-Rubinho!

Já estou satisfeito em “derrubar” os recordes do chorão abaixo(não adianta Brasil, no final eu sempre ganho, sempre incomodo), dois dos recordes aliás, já eram meus em 2006.

Interval between the first and the last
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/interval.aspx
1-Schumacher-21y 00m 29d-Belgium 1991-Singapore 2012
2-Barrichello-18y 08m 13d-South Africa 1993-Brazil 2011

Abaixo, até o final do ano eu recupero o que já era meu!

Laps raced
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/tour.aspx
1-Barrichello-16.631
2-Schumacher-16.481

Kms raced
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/kms.aspx
1-Barrichello-80.607
2-Schumacher-79.395

Marcelo Melo
Marcelo Melo
11 anos atrás

1º Esquecem que o Alonso manda soltar e manda prender na Ferrari? Acha que ele aceitaria o retorno do Miguel? Acho mais fácil o Miguel na Sauber.

2º Para a Ferrari o melhor é manter o Massa. E aí ele teria que tirar coelho da cartola em 2013 para se manter em 2014. Como não vai… 2013 seria o último ano dele no Cavalino.

3º Dizem que o melhor do trio Michael Schumacher, Karl Wendlinger (prometia até aquela porrada em Mônaco) e Frentzen era justamente este último.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Só vale a pena Schumacher ficar na F1 se pegar carro de ponta, fora isso, melhor se divertir em outra categoria, eu ia correr de protótipo ou DTM. Critiquem o quanto quiser, mas Schumacher deu uma “aula” ao Rubinho a distância! Aula de como ser um BOM PERDEDOR dentro de um time! Desde 2010 na Mercedes Schumacher só falou em trabalho, motivação e superação, em nenhum momento chamou a mídia e disparou contra a equipe ou Rosberg. E Schumacher nem tem porque ser criticado: Piquet, Prost, Senna e Mansell no áuge e ainda jovens não foram campeões por todas as equipes que disputaram. Para medir Schumacher, primeiro teria que aparecer um campeão depois dos 40 anos nas mesmas consdições que passou Schumacher. Se acham fácil correr depois dos 40 anos porque Piquet, Prost e Mansell não continuaram?

Todo mundo tem data de validade no esporte, é por isso que não caio nessa de “endeusamento” a pilotos do passado. Schumacher esta indo contra a lei da natureza, ninguém na F1 disputou com tantas gerações a frente como o alemão, é irreal tentar “levantar” um time depois dos 40 anos, ainda mais uma equipe que esta longe das mais fortes(RBR,Ferrari,Mclaren e Lotus, basta ver a tabela de construtores. Nem dobrando a pontuação de Rosberg ajuda, o problema na Mercedes é mais carro que ao volante). No caso dos pilotos, a Formula 1 nunca mudou, sempre a nova geração que chega se impôs a geração mais velha, independente de qual década seja. Abaixo uma comparação da nova geração com Schumacher e D.Hill contra Piquet, Prost e Mansell, companheiro x companheiro.

Piquet x Schumacher, o novato alemão só participou de cinco provas ao lado de Piquet, mas sem conhecer carro e pistas, o novato no geral(abaixo), botou o velho tricampeão no bolso. Eu não entro naquele papo-furado do Piquet que perdeu 1 segundo ao volante depois do acidente em Imola 87, se isso fosse verdade ele nem campeão seria em 87, e naquele ano ele fez disparado a melhor temporada na carreira. Abaixo esta explicado porque Piquet pulou fora da F1 ao final de 91, tinha corrida que ele se arrastava na pista enquanto Schumacher andava forte lá na frente. Era hora do brasileiro parar…nos tempos da Lotus ele passou coisa semelhante ao alemão, só andava atrás. Sem carro bom, ninguém faz milagre! Quando perguntaram ao Kimi, porque ele voltava tão bem comparado ao velho alemão, Raikkonen foi taxativo: “O carro da Lotus é muito melhor que as Mercedes dos últimos anos, é um carro de fácil acerto, simples”

Piquet x Schumacher em 1991:
ITA
http://www.statsf1.com/en/1991/italie/tour-par-tour.aspx

POR
http://www.statsf1.com/en/1991/portugal/tour-par-tour.aspx

ESP
http://www.statsf1.com/en/1991/espagne/tour-par-tour.aspx

JPN
http://www.statsf1.com/en/1991/japon/tour-par-tour.aspx

AUS
http://www.statsf1.com/en/1991/australie/tour-par-tour.aspx

Prost x D.Hill em 1993, o novato D.Hill sempre foi duramente criticado ao volante, mas observando bem, logo na primeira temporada completa na F1, Hill botava pressão em ninguém menos que A.Prost. O francês venceu 7 vezes em 1993, mas em duas ocasiões Hill deve que deixar o francês vencer(até tú Prost?). Hill poderia ter vencido 5 provas em 93(Prost também ficaria com 5), mas sua equipe que era da mesma nacionalidade não permitiu. A Williams preferiu favorecer um piloto francês ao invés de um piloto da casa. O que Galvão falaria hoje se a equipe Fittipaldi favorecesse um piloto…alemão, ao invés de um brasileiro? Pela pontuação depois do GP da França, D.Hill tinha condições até de brigar pelo título(era para ele vencer seguidamente no Canadá e França), mas a Williams não permitiu.

Abaixo as provas que Hill botou pressão ou andou a frente do francês, e não foram poucas. Um detalhe curioso, Prost largou na pole por 13 vezes em 1993, mas isso não impediu de Hill se impôr na pista. Não estou comparando lendas já consagradas com novatos, mas para quem iniciava na F1 sem conhecer carro, a equipe, o companheiro e as pistas…olha, todos foram muito bem. A verdade é uma só, Prost só voltou em 93 porque sabia que ia ser campeão com um carro muito superior sem rivais, pegou uma molesa em 93. Se fosse para fazer o mesmo trabalho que Schumacher fez na Mercedes, começar partindo de trás em condição inferior, pra depois “erguer” o time, Prost nem voltaria a F1, ele não ia ter mais “gás”. Só pra lembrar, na primeira vez que o novato Hakkinen participou de uma classificação pela Mclaren, ele foi mais rápido que Senna, isso até estragou o jantar do brasileiro. Uma hora Senna ia sentir o peso da idade, até 1997 teria “gás”, depois, era hora de parar. Senna já tinha ameaçado abandonar a F1 já ao final de 92 por não ter carro de ponta(oras, transforma um, Schumacher tava trabalhando duro pra isso entre 91/92/93, depois “ergueu” a Ferrari que estava uma piada). Senna também só queria molesa, depois que pegou “foguete” em 88/89 só quis pegar carro “pronto” pra disputar títulos, assim é mole demais. Schumacher fez a Benetton evoluir até 1994, já Senna bem ou mal já pegou um carro veloz em 94 sem sequer ajudar na evolução do mesmo, fez poles e liderava corridas. Quem ralou mais, quem teve mais mérito até IMO 94, Schumacher na Benetton ou Senna na Williams?

Outro detalhe, para onde Prost iria depois de 1993? Na Ferrari ele foi despedido em 91(vexame), na Mclaren em 89 ele mandou R.Dennis pra…jurou nunca mais pilotar uma Mclaren. Na Benetton Schumacher já liderava um time e ia bem. Na Williams Prost não tinha clima pra voltar porque ela o dispensou por causa de Senna. Mesmo com a morte do brasileiro em Imola, dessa vez Prost é quem daria um belo NÃO a F.Williams.

Prost x D.Hill em 1993:
BRA
http://www.statsf1.com/en/1993/bresil/tour-par-tour.aspx

GP Europa 1993
http://www.statsf1.com/en/1993/europe/tour-par-tour.aspx

EUR
http://www.statsf1.com/en/1993/monaco/tour-par-tour.aspx

CAN(até tú Prost?)
http://www.statsf1.com/en/1993/canada/tour-par-tour.aspx
Líder D.Hill entrega liderança a Prost no Canadá em 93.
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

FRA(de novo Prost?)
http://www.statsf1.com/en/1993/france/tour-par-tour.aspx
Líder D.Hill entrega liderança a Prost GP França 93:
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp

ING(Hill a frente até quebrar)
http://www.statsf1.com/en/1993/grande-bretagne/tour-par-tour.aspx

ALE
http://www.statsf1.com/en/1993/allemagne/tour-par-tour.aspx

HUN
http://www.statsf1.com/en/1993/hongrie/tour-par-tour.aspx

BEL
http://www.statsf1.com/en/1993/belgique/tour-par-tour.aspx

ITA
http://www.statsf1.com/en/1993/italie/tour-par-tour.aspx
Williams admite ordem para Prost ser campeão no GP da Itália:
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp

POR(Hill fez bela corrida de recuperação, o carro ficou parado no grid)
http://www.statsf1.com/en/1993/portugal/tour-par-tour.aspx

AUS
http://www.statsf1.com/en/1993/australie/tour-par-tour.aspx

Mansell x Hill abaixo, bem que o “leão” tentou voltar em 1994, mas sequer andava no mesmo ritmo de Hill em classificações ou provas, Mansell só venceu o GP da AUS porque Hill e Schumacher abandonaram a corrida. Os pilotos dos anos 80 foram grandes sem dúvidas, mas na sua época! Nem Piquet, Prost ou Mansell tiveram a coragem de desafiar a nova geração depois dos 40 anos(Berger e Alesi ainda ficaram, mas só andavam atrás). É Aquela coisa, prolongar a carreira com carro “pronto” e disputar títulos é fácil. Coloca Schumacher e Rosberg na RBR em 2010/11/12, com certeza iam fazer bonito. Para Schumacher aos 43 anos seria o máximo, só que não aconteceu, o carro Mercedes se mostrou muito ruim tanto para Schumacher quanto para Rosberg(que aliás é da nova geração, a mesma que veio Lewis e Vettel). Berger meses atrás disparou que Nico esta no mesmo nível de vettel, mas sem carro de ponta ninguém faz milagre. Basta ver a distorção de Lauda na tabela em 82/83/84/85. No último ano Niki estava desmotivado, mas a sua última temporada não deixa de ser um grande fiasco.

Mansell x Hill em 1994:
FRA
http://www.statsf1.com/en/1994/france/tour-par-tour.aspx

EUR
http://www.statsf1.com/en/1994/europe/tour-par-tour.aspx

JPN
http://www.statsf1.com/en/1994/japon/tour-par-tour.aspx

AUS
http://www.statsf1.com/en/1994/australie/tour-par-tour.aspx

Zé Carlos "Passe"
Zé Carlos "Passe"
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

É muita coisa pra ler, caralho! Monta um blog pra você, merda!!!

Tevez
Tevez
11 anos atrás

Schumy na Ferrari tampao ate 2013

Massa na Sauber como venho imaginando faz tanto tempo…

Luiz G
Luiz G
Reply to  Tevez
11 anos atrás

Boa sacada!

Ainda acho maluco o Schumacher correr mais uma temporada, mas….faz sentido…

Guilherme Saran
Guilherme Saran
11 anos atrás

Bom, não seria a primeira vez que ele pilotaria um carro do Peter Sauber.
Em 1997 ele fez testou o carro da Sauber em Mugello e Fiorano.
Fonte: F1Nostalgia
http://f1nostalgia.blogspot.com.br/2009/08/ensaio-fotografico-aleatoria.html

Guilherme Saran
Guilherme Saran
11 anos atrás

Bom, não seria a primeira vez que ele pilotaria um carro do Peter Sauber.
Em 1997 ele fez testou o carro da Sauber em Mugello e Fiorano.
Fonte: F1Nostalgia
http://f1nostalgia.blogspot.com.br/search/label/Michael%20Schumacher

Helton Fernandes
Helton Fernandes
11 anos atrás

Schumacher na Ferrari sacanearia 2 brazucas que só reclamam da vida, do carro, do tempo, do mecânico, do pneu, da mola e por aí vai. Tira o massa da Ferrari e arrebenta o recorde de maior quantidade de GPs do rubinho…
…o problema é que joga o massa pra Sauber e aí seria sacanagem com o velho Peter…

Aldo Gomes
Aldo Gomes
11 anos atrás

É melhor parar do que fazer uma merda maior.

Gerson
Gerson
Reply to  Aldo Gomes
11 anos atrás

Tem que ter muito sucesso e competência na vida pra dizer que o Schumacher faz merda…

Encontramos um “novo Bill Gates”.

Zé Carlos "Passe"
Zé Carlos "Passe"
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Você devia ter se matado em 2004, shumaquette. O mundo pra você ficou tristinho.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Zé Carlos "Passe"
11 anos atrás

Kkk, o sujo falando do mal-lavado, ou seria mais uma “viúva” criticando um “shumaquette” como ele próprio disse ???
De fato, criticar é muito fácil, difícil aceitar voltar três anos depois de aposentado e ainda ganhar milhões por isso…

Paulo Pinto
Reply to  Danilo Candido
11 anos atrás

Danilo, é uma “viúva” passageira que só fala bobagem.
Daqui a pouco, cansa e vai embora.

Zé Carlos "Passe"
Zé Carlos "Passe"
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Engano seu Schumakete mãe! Peraí, peraí SCHUMAKETE DETECTED, não é assim???? Hihihihihihih….vcs estão no Brasil, pôrra!!!!

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Não faz o menor sentido isso. Se o Schumacher não quisesse se aposentar, por quê ficou enrolando para assinar outro contrato com a Mercedes? Qual o sentido de querer continuar na categoria mas pegando um carro de uma equipe mais fraca?

Gerson
Gerson
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

Vai saber…e se haviam “outras possibilidades”, outras propostas???

Esse aí não desperdiça. De bobo não tem nada.

JOANNIS GREGO
JOANNIS GREGO
11 anos atrás

Flavio

O Schumi vai para Ferrari encerrar lá a sua carreira e o Massa é que vai para Sauber,vcs vão ver.

Abs a todos

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Acho que ele vem pra Stock, pra correr a “Corrida do Milhão”
hahaha

Mas a idéia do WEC é ótima, ou mesmo apenas participar das 500 milhas de Indianápolis e 24 H de Le Mans.

Mauro Batera
Mauro Batera
11 anos atrás

Também sou a favor do Schumacher correr no campeonato de Endurance, e certamente ele faria história lá também!

E essa Sauber Mercedes aí da foto é maravilhosa, junto com o Porsche 956/962c e o Jaguar XJR9 formavam o fantástico e inesquecível Grupo C!

victor freire
victor freire
11 anos atrás

schumi no endurance #megusta.

Mauricio
11 anos atrás

Sem a menor chance. O Schummy não aposenta ainda.

E olha que não sou fã dele, mas acho que ele ainda quer se divertir um pouco mais.

E para emendar, não é a idade e sim a pressão pessoal por resultados que o está fazendo errar. Isso e a falta de treinos.

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Pelo amor de Dio FG……vc ama mesmo este Canaaaaaaaalha ein!!!

John McClane
John McClane
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Tum, tum, dum, tsss!

Pedro
Pedro
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Pro rubinho vc nao fala ” e por que não?”

Roberto Cabalero
Roberto Cabalero
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Cara. vc acusou bem o golpe do Segafredo….só porque te cutucou, na esportiva vc achou melhor calá-lo…..não é só ele que pensa desta forma não.
Fala que é babaquice este negócio de viúvas e tal,mas quando alguém brinca com vc dae não pode???

Pedro
Pedro
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

rsrsrsrsrs…talvez seja pq Rubin fala demais né? eu te entendo FG, eu te entendo…abx

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Meu Deus!!!!! pq essa agressividade agora? porque não assume tbm que é fãnzaço do Alemão……..Canaaaaalha!!!!!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Melhor notícia do dia. Medida de saneamento básico.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Pior ainda é denegrir a imagem de uma excelente marca (tanto de café como de máquinas de expresso) com comentários tão estúpidos.

Carlos
Carlos
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

hahahhah

Paulo Pinto
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Aí, Segafredo! Podia dormir sem essa!

hahahahahahahahahahahahahahaha!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

O tonto….não percebeu que a referencia aos babacas está no plural??? vc tá incluso véio!!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

o Dickcanalha deixava seu n2 parado no cavalete do grid de largada…sem gasolina no gp Brasil e outros…mandava segura-lo nos pits…dar motores e peças prestes a quebrar ao seu n2…o obrigava a lhe dar passagem…usava como ninguem o tapetao fia 147 para burlar regras e fuder seus adversarios + rapidos… por precisar SEMPRE desses artificios SUJOS…digo sem medo de errar…FOI o PIOR CAMPEAO de TODOS os TEMPOS DISPARADO !!!! eu vejo f 1 desde o começo da trasmiçoes da globo…e NUNCA VI CRETINICE IGUAL EM TODA A HISTORIA DO ESPORTE A MOTOR !!! vaza FARSANTE !!!! deixe o melhor do GRID o NEGAO LEWIS assumir AGORA SEU MERECIDO LUGAR NAS FLECHAS DE PRATA…JA…ELE HONRA A ESTRELA DE 3 PONTAS !!!!! MERECE ANDAR DE MERCEDES !!! VALEU.

Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Mais uma “viúva” nervosa com a possível permanência de Schummy.

Calminha aí, prateado! Fica frio. Não sofra por antecipação. Ainda não existe nada de concreto. Para relaxar, sugiro que você vá até ao mausoléu e chore um pouquinho.
Mas não chore muito. Guarde suas lágrimas para o ano que vem, quando o teu novo amor levar poeira de Alonso, Vettel, Raikkonen, etc… e também do “Ligeirinho”!

hahahahahahahahahahahaha!

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Segafredo, você continua falando merda!!
Vai dormir, rapaz!!

Roberto Cabalero
Roberto Cabalero
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Temos que cuidar pra não cutucar a Onça se não………caixinha de spam!!! rsrsrsss

Paulo Pinto
Reply to  Roberto Cabalero
11 anos atrás

Roberto, você avisa a galera pra não cutucar a onça… e meia-hora depois, você vai lá e cutuca.
Foi devorado, mané!
hahahahahahahaha!

Mauro Kondo
Mauro Kondo
11 anos atrás

Está mais para Ferrari do que para Sauber. E Massa talvez possa ocupar a vaga que desde sempre foi do Badoer.

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

Sei lá, estou achando tudo isso meio estranho, e acho que tem coisa escondida aí. Algo do tipo Schumacher na Ferrari, na sua derradeira temporada, e Massa na Sauber….será que é muita imaginação?

Alexey Karpov
Alexey Karpov
11 anos atrás

Acho que ele deveria ir para o DTM! O irmão dele ja ta la! E la sim é divertido.

Marcio
Marcio
Reply to  Alexey Karpov
11 anos atrás

Acho difícil pois o próprio Michael falou para o Ralf não entrar no DTM na época.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Seria uma boa ele ir para a Sauber sim, por que não ? Afinal ele não precisa provar nada para ninguém. O Schumacher poderia assinar um contrato de um ano, sem o compromisso de ganhar, buscando fazer o melhor possível nas pistas, e ainda com possibilidade de bater o recorde de Barrichello. E o resto é consequência.

Luiz G
Luiz G
11 anos atrás

Falou tudo.

Se quer continuar correndo, que continue, mas fosse eu, iria correr em outra categoria menos exigentes e com menos cobranças.

…mas tenho a impressão que Schumacher insiste na F1 pelas boas relações que tem com as pessoas de lá. Talvez seja um cara “solitário” quando fica em casa e quer ficar perto do agito da F1 e dos amigos….

Ou então, a mulher dele é uma chata e depois de 3 anos aposentado, ele aceita qualquer coisa pra não ficar em casa…hahahaha…

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Tem um monte de categorias pra ele disputar. Acho os campeonatos de endurance a cara dele.

Zé Carlos "Passe"
Zé Carlos "Passe"
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Outra que é “a cara dele” é fila do INSS todo mês. Pô a dele vale à pena, hein!

Evaldo
Evaldo
11 anos atrás

Ola Flavio
Penso que o Schumi vai assinar é com a Ferrari para 2013. Seria uma publicidade sem igual pra Ferrari, que ja tem o piloto pra disputar titulos, e o Shumi seria o “garoto” Ferrari, e finalmente de volta a sua equipe de coração pra terminar sua carreira tão vencedora.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Queria ver o Schumacher no lugar do Felipe Massa na Ferrari ano que vem, só pra ver o Galvão roxo de raiva:

“Reginaldo, o Schumacher passou todos os limites, primeiro tirou o emprego do NOSSO-QUERIDO Roberto Pupo Moreno e também aposentou o Piquet na Benetton(esse não é querido). Depois judiou muito do NOSSO-QUERIDO Rubinho Barrichello por anos na Ferrari, mas o que deixou uma nação inteira contrariada(Globo-Galvão), foi que ele ficou com todos os recordes do NOSSO-QUERIDO Airton! Agora ele e deixa o NOSSO-QUERIDO Felipe Massa sem emprego na gloriosa Ferrari, e o alemão sempre disse que o Felipe era “irmão” dele. Será que o Schumacher tem alguma coisa contra NOSSA-QUERIDA bandeira verde-amarela?”

“Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burt”

“ahhh com certeza né”

Leonardo
Leonardo
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

É assim mesmo. Boa rsrs