Blog do Flavio Gomes
F-1

CAMELÓDROMO (3)

SÃO PAULO (vai demorar muito?) – Segundo tema do dia: Alonso. Ainda não sei se vão punir Vettel, que largou o carro estacionado no meio da pista porque pelo rádio, assim que cruzou a linha, ouviu a ordem “stop the car!” em vários idiomas. A Red Bull avisou que alguma coisa estava errada. Precisava parar […]

SÃO PAULO (vai demorar muito?) – Segundo tema do dia: Alonso. Ainda não sei se vão punir Vettel, que largou o carro estacionado no meio da pista porque pelo rádio, assim que cruzou a linha, ouviu a ordem “stop the car!” em vários idiomas. A Red Bull avisou que alguma coisa estava errada. Precisava parar imediatamente, senão as consequências poderiam ser muito graves. Uma bomba-relógio? Uma blitz da Lei Seca? Michel Teló?

Mais provavelmente, algum problema no motor. Estou esperando as declarações e explicações que daqui a pouco devem pingar. Se for problema de falta de gasolina, ele pode ter de largar lá atrás. Outro qualquer que demande troca de motor ou câmbio, e lá se vão várias posições no grid.

É o que pode salvar esta corrida, porque Alonso…

Bem, Alonso fez o sétimo tempo. Por enquanto, é onde vai largar, com Vettel em terceiro. Mantidas tais posições, já era. Vai chegar atrás de Tião Alemão, o que prolongará a agonia do espanhol.

Sétimo é ruim, não? Mas é o exato lugar da Ferrari neste finalzinho de temporada. Está atrás de McLaren, Red Bull e, em algumas pistas, da Lotus também. Portanto, sétimo. Como Maldonado ficou em quarto, poderia ter sido ainda pior. Mas Grojã larga em décimo, ficou na mesma.

Alonso faz o que pode, mas não está podendo muito neste fim de semana. A pista é ruim para a Ferrari, e a solução vai ser arriscar na largada, o que é sempre perigoso. Na Índia deu certo, conseguiu passar os dois carros da McLaren, foi espantoso, terminou em segundo numa de suas melhores atuações no ano. Mas em Abu Dhabi é difícil. Em 2010, El Fodón ficou quase 40 voltas atrás de Petrov e amaldiçoou Lênin, Stalin, Gagarin e Kournikova. É uma pista sem pontos de ultrapassagem, um saco.

Não bastassem todos seus problemas, Alonso ainda foi chamado para o antidoping. A foto abaixo ele mesmo postou no Twitter.

Neste exato momento, a Red Bull está explicando para a FIA o que aconteceu com o carro de Vettel depois do Q3. Assim que sair uma decisão volto aqui para falar sobre o grid. É óbvio que qualquer análise sobre essa corrida está diretamente ligada às posições de largada. Então, até já.