Blog do Flavio Gomes
Autódromos

CURVELO

SÃO PAULO (vamos lá) – Já perdi a conta da quantidade de projetos, planos, maquetes, promessas, esboços e sonhos de autódromos no Brasil que já publiquei aqui. Tinha até prometido não divulgar mais nada, porque na maioria das vezes o que os proponentes queriam era isso mesmo: propaganda de graça para seus projetos mirabolantes e […]

SÃO PAULO (vamos lá) – Já perdi a conta da quantidade de projetos, planos, maquetes, promessas, esboços e sonhos de autódromos no Brasil que já publiquei aqui. Tinha até prometido não divulgar mais nada, porque na maioria das vezes o que os proponentes queriam era isso mesmo: propaganda de graça para seus projetos mirabolantes e inviáveis.

Mas vá lá.

O mais novo projeto é este aqui, de um autódromo internacional em Curvelo, a 160 km de Belo Horizonte. Ninguém fala em F-1, o que é um alento. MotoGP seria o alvo principal. Não conheço as pessoas que estão por trás da ideia. No texto tem uma relação de empresas envolvidas e não é citado o nome do proprietário da fazenda onde pretendem fazer o circuito e o complexo esportivo, turístico ecológico e sustentável.

Como digo sempre, tomara que saia. E tomara que ande com os próprios pés, sem dinheiro público envolvido. Claro que o poder público pode ajudar de diversas formas: apoio, infraestrutura, planos bem elaborados para aproveitar o empreendimento e desenvolver uma região e/ou comunidade etc. Mas, por favor, sem um centavo dos nossos bolsos. Essas iniciativas são particulares. Que se mantenham assim, e se sustentem sozinhas.

O maior problema dessas iniciativas é que raramente elas saem do papel. Então, por conta dos antecedentes, nascem desacreditadas. Lembram do projeto de Cabreúva? Está aqui, em post de maio de 2006. Era um baita projeto. Não tenho a menor ideia do fim que levou.

Sendo assim, de novo, fico apenas na torcida, sem a menor condição de afirmar “dessa vez vai” ou “mais um que não sairá do papel”. E ilustro a nota com a linda foto emprestada do Moto.com.br. Adoro essas placas de cor marrom com os ícones das atrações turísticas e históricas de determinado vilarejo. Na Europa tem um monte, acho um charme. E não tem cidade melhor para uma pista cheia de curvas do que Curvelo.