Que saia do papel…
SÃO PAULO (acreditando, sempre) – Bem, o nosso “Cabreuvaring” foi lançado oficialmente hoje em SP, e espero do fundo do coração que saia do papel, e que o Ibama não implique com nenhuma ararinha azul para embargar o projeto. Detalhes estão no Grande Prêmio. É um investimento alto de gente que tem grana. E nosso brother Edgard Mello Filho está engajado no projeto, o que só lhe confere credibilidade.
A idéia é que seja um complexo automobilístico que se sustente independentemente de grandes eventos, a partir de receitas geradas pelas montadoras e indústrias de autopeças, que não dispõem no Brasil de uma pista de testes.
E, claro, que tenha muita competição em seus oito traçados possíveis, ou 15, se a área for dividida para uso simultâneo. Idéias boas, factíveis, com gente séria por trás. O Brasil não tem um autódromo sequer de alto nível, e esse pode ser o primeiro. A localização é privilegiada, o conceito de multiuso é muito apropriado, e espero que dê certo.
Abaixo, uma imagem da pista. Coisa para uns dois anos. Quem sabe um dia meu #96 não corra lá…
A iniciativa parece boa…. mas esse traçado ta de doer… querer colocar um monte de traçado dentro de um oval fica dificel… no máxima a Stock e a Renault vão correr ai… a Truck não tem como… F1 nem pensar…
Mas tomara q saia do papel…
Estamos precisando de novos autodromos…
Bugre… nem esquenta…
um crítico é um cara que sabe o caminho, mas não sabe dirigir, heheheh
Mas o pessoal é pretencioso mesmo, parece que a grana vai sair do bolso deles, hehehe.
O traçado é ruim? qual dos 8 (ou mais) possíveis? Reformar os galinheiros que o pessoal chama de autódromos no Brasil? Comédia. Colocar nome de pilotos pioneiros pq? Pq não autódromo Ayrton Senna? Pq é só alguém tentar fazer algo no Brasil (sem destruir os que existem) e já vem uma dúzia dos que nada fazem para vir botar defeito? O pessoal não corre nem de Kart e querem dar pitaco, hehehe
É claro que o traçado ainda vai mudar, quando se tem grana muda-se o que quiser, não por conta dos pitaqueiros, mas pq se pode fazer bem feito. Há de se ter opções para quando a especulação imobiliária, políticos canalhas e entendidos sem iniciativa e que só criticam o que está sendo feito corretamente deixarem os outros autódromos perecerem. tsc….
Põem defeito quando se vai contruir um novo, põem defeito qdo vai se destruir um velho, heheheh Vamos nos decidir….
E outro recado, automobilismo é caro mesmo, quem quiser que vá correr de carrinho de rolimã….
Olha só, ta cheio de engenheiro bom pra projetar autodromo por aqui e ninguem sabia! Ta parecendo a história do critico que por não saber fazer %!@$&@#nenhuma fica falando besteira do trabalho dos outros…
A galera disse tudo:
_Boa iniciativa;
_Mas será?;
_Traçado sem inspiração;
_3D é 3D. Cadê o relêvo?
_Cadê a infra? Quem desenhou sabe o que é um autódromo?
_E etc…
Com essa primeira curva (ou perna) jamais irá receber a F-1 ou categoria responsável. Está completamente fora dos padrões de segurança!
Aqui em Minas, a cada ano de eleição aparece um projeto parecido (inclusive neste ano, como foi publicado aqui e no “Grande Prêmio”). Mas como parece que tem gente séria envolvida, a torcida é grande!
Mas estranho…
Amigos, estou muito feliz pelo projeto pois estarei a 40 minutos do autodromo se este se concretizar, porem como a maioria abaixo disse, nesse plano em que está a pista, não parece realmente algo que nos fez encher os olhos, e, trabalhando com vendas sei que pra se vender algo é preciso encantar o cliente ou ir de encontro as suas necessidades, pra nós simples espectadores não encantou a primeira vista, parece a pista de Barcelona um pouco menor, porem é preciso pensar que Grana tem virar Grana e um investimento deste porte tem que se adaptar ao automobilismo de hoje, por isso que autodromos como SPA (foi tirado da F1 esse ano) e até Silverstone correm risco mas… vamos ver, parabens Flavio, ajude o pessoal a pensar direitinho e fazer esse projeto dar resultado para ambos os lados, pra nós, para os pilotos e para os proprietarios assim todo mundo sai feliz. Abraço
Não quero ser chato.
Acho a iniciativa ótima, que sejam muito felizes.
O automobilismo nacional precisa de investimentos como este.
Mas o projeto é muito, muito ruim…
Falta criatividade.
Se vai gastar gasta direito.
Vocês estão reclamando que a pista é muito plana, então vão correr em Jacarepaguá, definitivamente, a pista lá não é mais plana…
Eu gostei do traçado. Me lembrou um pouco aquele de Angola, que o Flávio publicou mes passado. Acho que poderia ser como o de Luanda, que vendo, dá prá se notar que as médias seriam altas. Acho que autódromo bom, as médias de um Stock, por exemplo deveriam beirar ou passar os 200 por hora. Pena mesmo é que destruíram primeiro Interlagos (que prá mim bastaria uma diminuição de 50 metros no retão) e agora o “Prefeito Lexotan 100mg” destruiu o do Rio, que era bonito de se assistir uma corrida da Arquibancada.
Já que é pra fazer………que se faça bem feito!
Esse traçado não tá legal……..naum gostei. Fiquei olhando e montando o melhor traçado em minha imaginação e mesmo assim………é fraco……com poucos pontos de ultrapassagem.
Agora com certeza essa pista deve ser muito bem estudada.
1º se realmente sair do papel……..será a única nos próximos 100 anos (no Brasil é claro).
2º a pista deve ser boa nos dois sentidos – esportiva e comercial. Porque pra manter um troço desse……naum é fácil.
Estamos na torcida!!!
travaadooo
Parece-me um transgênico do autódromo de Curitiba com o extinto oval de Jacarepaguá… Traçadinho meia-boca. Concordo com a opinião de que, se a área disponível é tão grande, poderia ser feito um traçado “longo” de pelo menos 7 quilômetros, com uma reta de 1.800 metros como a Mistral de Paul Ricard, e uma série de variantes de circuito menores de 5, 4, 3 e até 2 quilômetros para adequá-lo às diversas categorias. Provas de Endurance seriam no de 7km, Stock no de 5km, fórmulas entre o de 4 e o de 3, e categorias regionais como Formula São Paulo, turismo N, poderiam até mesmo usar o de 2km. Idéia para se pensar…
Primeiramente temos que aplaudir a iniciativa.
O grupo é forte, parece bem intencionado, e as idéias do que vai ser esse emprendimento no futuro, são inéditas e vem em boa hora.
Quanto ao traçado, acho cedo ainda para ser criticado ou elogiado, pois ainda está no papel, não achei tão ruim como pode parecer a primeira vista. E aquele belo “hair pin”, é muito parecido com a nossa “ferradura” que foi destruida em Interlagos.
Que saia do papel!
A iniciativa é muito boa, e torço para que saia do papel … agora … esse traçado aí não dá !! ruizinho q só ele …
É horário ou anti-horário? Seria legal se fizessem um traçado com quantidade igual de curvas para a direita e esquerda. Ficaria mais equilibrado. Tenho um esboço na cabeça. Qualquer dia eu mando.
Iniciativa privada no Brasil dá com uma mão e tira com as duas.
Enquanto investem 100 milhões para contruir uma pista no interior de SP, aqui no Rio se gasta quase o triplo pra destruir uma das melhores pistas do Brasil.
Político bom é político morto (politicamente falando), pelo menos os políticos cariocas.
E antes que me acusem de chorão, tomara que esse projeto não seja mais uma história pra boi dormir, o país precisa de mais pistas, de mais automobilismo regional, se a interiorização do automobilismo for a salvação do esporte, quero autódromo até no Acre.
opinião unânime até agora, se não me engano… esse traçado é fraquinho, fraquinho… interlagos é bem melhor…
mas se não é esse aí, segundo o FG, então blz… mas só acredito depois q sair.
Também achei o traçado muito estranho! Além do oval ter área de escape (!), onde ficarão os boxes? Se vocês prestarem atenção só existe a pista de rolagem dos boxes mas a área de escape do miolo do circuito não deixa espaço pra construir nada. A pintura das áreas de escape imitando Paul Ricard mostram que algumas curvas do traçado precisam ser repensadas. Sem guard-rails? Muito travado porque fica bonito na tv todos os carros correndo embolados, mas preferia ver ultrapassagens.
As pessoas irão investir uma grana para construir um autódromo, a melhor das intenções e os “engenheiros” de plantão já estão ai dando pitaco, reclamam que é muito plano, que não tem isso, não tem aquilo…
%!@$&@# vamos enaltecer a idéia, solicitem ao Gomes que informe o e-mail, endereço dos idealizadores, e ai cada um encaminha a eles suas sugestões, dúvidas lamúrias…
O traçado é meia boca. Poderia ser melhor. O projeto – bem interessante. Porém, concordo com quem disse abaixo que com essa grana toda daria pra melhorar os outros autódromos.
Uma excelente notícia!
Faço votos de que essa idéia de fato vingue, e possibilite trazer para o Brasil outras categorias top do automobilismo/motociclismo.
Lembro-me do projeto “AutOpolis” no Japão longos anos atrás, que ledo engano, não prosperou conforme havia sido projetado.
Boa sorte aos empreendedores!
Realmente, se ficar plano assim fiaca ruim.
É realmente travado então não precisa daquelas aberrações chamadas “chicanes”.
Até…
me parece um sonho. Parem de reclamar !!!
Enquanto isso, aqui no Rio…
Tomara que dê certo, mas que o traçado é bem sem graça, isso é mesmo!
Podiam fazer menos variantes e um traçado mais elaborado.
Mais estranho ainda é não ter arquibancada pros pobres!!! Só tem aquela ali no retão, que como nós sabemos só será frequentada pelas socialites e Galisteus.
Desse jeito o Gomes vai ter que sortear uma porrada de ingressos pra cada corrida!!!
A maquete eletrônica é mostra um terreno enfadonhamente plano… Espero que esteja mesmo errado.
Quanto ao traçado vou fazer coro os que escreveram antes… me pareceu simples e travado mesmo, muito curto, e a única parte que parece boa é a “parabólica”…
Dúvida: existem outras arquibancadas projetadas além daquela na reta? Torre?
Só para esclarecer, o traçado do kartódromo é apenas ilustrativo, para mostrar onde ele vai ficar. Não há traçado definido para ele. E há relevo, sim, embora ele não fique claro pelos desenhos dos computadores.
SÓ ACREDITO VENDO! RARAI!
Só não espero que acabem usando o nome do Edgard, e o cara acabe como gaiato na historia.
oval com área de escape???
oq vcs acham?
Sinceramente, não vi nada especial no traçado.
Monótono e comum demais.
Há apenas uma curva de 180 graus realmente desafiadora, e mais nada que realmente choque ou impressione.
Muito plano, talvez.
Achei tambem que 4.200 metros é curto demais, parece um kartodromo grande…
Quanto ao kartodromo em si, espero que joguem o desenho fora, é baba demais para o porte do empreendimento.
Vejam os traçados do kartodromo de Guaratinguetá, da Granja Viana e Aldeia da Serra.
Qualquer um dos tres, só para citar os de São Paulo, dá de 10 nesse desenho fraquinho, fraquinho…
Esperava muito mais dos dois circuitos – parece que deram enfase a toda a infra-estrutura, e deixaram o design em segundo plano…
É bom chamar urgente um monte de pilotos pra um workshop de fim de semana. Eles sabem de fato o que fazer.
Legal a idéia, tomara que dê certo. Tomara que o autódromo não seja construído em alguma área de importância ambiental. Não é o IBAMA que é chato, tudo depende das intenções dos empresários. Por exemplo, aqui no Paraná sobrou menos de 1 % de floresta ombrófila mista. Se alguém quiser construir algo sobre um dos remanescentes deste tipo de vegetação, terá que ser rechaçado para não acabar com o que sobrou. Não sei se é o caso da área em questão. Só sei que, como no PR, não sobrou muita coisa no estado de SP.
Apenas não gostei do traçado. Achei a pista meio travada e não parece ter pontos de ultrapassagem. Se a área é tão grande, talvez seja possível fazer um traçado maior.
a proposta é interessante e os envolvidos dão credibilidade ao projeto.
mas (tem sempre um mas) a pergunta que surgiu na minha cabeça foi… o que vai correr lá?
1 etapa da Stock e 1 da F-Truck uma vez por ano?
ou um monte de categoria “barata” que permita formar novos valores?
espero que seja a segunda opção.
cada vez que converso com algum dos nossos Matusaléns fico mais desanimado com o futuro do automobilismo em nosso país…
categorias cada vez mais caras e um investimento cada vez mais concentrado…
espero que o Cabreuvaring seja o começo de uma mudança.
A formação de categorias que levem a algum lugar, que sirvam como escola ou degrais para algo mais.
Dapara Rodar F! quantos metros tem
A julgar pela seriedade das pessoas envolvidas vc pode contar como certo esse autódromo e ir preparando o carro pq vai acabar correndo lá…e pelo andar da carruagem estaremos vivenciando os ultimos GPs de F1 em Interlagos..
Cara, vçs foram bem rapidinho, acabei de ler e ver as belas fotos do “futuro” autodromo, desejo que o caro blogueiro Mc.André se delicie e analise melhor suas colocações a respeito da iniciativa privada e de politicos, não vamos generalizar né, pois sociedades existem entre capital privado e Governo, e podem dar certo, mais uma vez, os paulistas saindo na frente, bela iniciativa e torço de verdade que não fique só no papel … agora, cadê os boxes? não o identifiquei, e a famosa torre? Tamo na torcida e espera e, RIO SIGA O EXEMPLO
Sou contra…..com o investimento gasto, daria para melhorar muito os circuitos que temos.E não precisaria injetar dinheiro na mão de ibamas e outros amas por ai……investimentos em Interlagos Já….
Atualmente estou igual a Sao Tomé… só acredito vendo!!! Mas parece realmente um bom projeto… e concorco quando o nosso colega coloca que falta uns subidas.. mas que é show, é… meu voto vai para Chico Land!
Belo traçado, me lembra muito o autódromo de minha terra distante, Goiânia. O anel externo e o miolo são muito parecidos. Aliás ninguém de Goiânia vai fazer nada pra ressucitar nossa pista dos mortos?
Oops!!!
Esqueci!
Vamos pedir que batizem o autódromo com o nome de um dos idolos “da antiga”. Sugiro, para começar, 3 nomes:
Chico Landi, Christian “Bino” Heins ou Celso Lara Barberis.
Cavalheiros, façam seus votos.
Legal, vamos torcer para que tudo corra “nos conforme”.
Mas…, cade as subidas e descidas, é muito plana. Como oval tá legal, mas Interlagos (o outro) era melhor.
Até…