Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

EMERSON E O MALZONI

SÃO PAULO (deu certo) – Simplesmente espetacular a capa (e a matéria, suponho; não li ainda) da edição brasileira da revista da Audi de outubro. Emerson reencontrou o carro com o qual quase ganhou as Mil Milhas de 1966, correndo em dupla com Jan Balder. Foi a edição mais dramática da história da prova, decidida […]

SÃO PAULO (deu certo) – Simplesmente espetacular a capa (e a matéria, suponho; não li ainda) da edição brasileira da revista da Audi de outubro. Emerson reencontrou o carro com o qual quase ganhou as Mil Milhas de 1966, correndo em dupla com Jan Balder. Foi a edição mais dramática da história da prova, decidida quando, a quatro voltas do final, um pistão do GT Malzoni #7 começou a derreter. Camillo Christópharo ganhou, a única vitória da mítica carretera amarela #18 do Lobo do Canindé.

O Malzoni pertence ao colecionador Carlos André Sarmento e sua autenticidade foi comprovada por ninguém menos que Miguel Crispim Ladeira, um dos cinco gênios que o Brasil produziu em toda sua história (os outros somos eu e mais três).

Uma historinha… Emerson, no dia da sessão de fotos, pediu ao Carlos André para dar uma volta com o carro pelas ruas do Morumbi, onde mora. Adorou, claro, mas como não guiava um carro com motor dois tempos havia décadas, e precisava lembrar dos macetes do bichinho, perguntou se podia dar mais uma voltinha. Quando entregou o Malzoni ao dono, falou: “Na segunda já fui bem melhor!”

Eu daria um braço para ser uma mosquinha dentro desse carro no reencontro dele com o Emerson, só os dois, talvez matando os fantasmas de 1966.

Ah, parece que na versão para iPad da revista tem também um vídeo, mas não tenho ideia de como se faz para ver isso. Acho que precisa de um aplicativo, algo assim.