O único, claro, que não teve tanto problema assim foi Vettel, o caubói loiro. Foi o mais rápido em todos os treinos, todas as parciais, todos os Qs, um massacre. E larga na pole pela sexta vez no ano e 36ª na carreira em seu 100° GP amanhã. Alguma dúvida de que vai ganhar?
Eu tenho. Afinal, estamos falando da América, terra das oportunidades, onde todos, ao acordar, têm o direito de sonhar com um Big Mac, um Double Whopper ou um Dave’s Hot ‘N Juicy. Eu prefiro dois Double Cheese Sliders.
Assim, resta a Alonso isso aí mesmo: sonhar com alguma chance surpreendente e inesperada, pois se até Romero Britto se deu bem na América, por que não ele?
Vettel fez 1min35s657 na volta da pole, a quarta ou quinta seguida com o mesmo jogo de pneus, não contei. Alonso larga em oitavo e estava esquentando a borracha até durante a sua volta mais rápida. Um drama térmico. Hamilton até que chegou perto de Sebby, 0s109 atrás, e o grid ficou assim, já considerando a perda de cinco posições de Grojã, que trocou o câmbio: 1) Sebby; 2) Hammy; 3) Webby; 4) Kimmy; 5) Schummy; 6) Philly; 7) Hulkky; 8) Fernie; 9) Rommy; 10) Maldy.
Philly larga na frente de Fernie pela segunda vez no ano — a outra foi na Itália. Deve deixar o colega passar antes de chegar no fim da ladeira, na largada. A tarefa do espanhol na corrida toda, se nada de anormal acontecer, será apenas tentar adiar a conquista de Sebby. Para isso, se o tedesco vencer, ele tem de terminar em quarto, pelo menos. O problema para ele seu companheiro é que ambos largam do lado par do grid. Pelo que andam dizendo os pilotos, talvez seja melhor largar em 21° do que em 2°, tamanha a falta de aderência do lado par da pista. É capaz que essa turma do lado par seja ultrapassada até pelo safety-car e pelo furgão da SWAT.
A temperatura em Austin até que não estava tão baixa quando começou a classificação. Pouco antes do terceiro treino livre, era de 10 graus, com sol e céu azul. Depois do almoço, 21 graus, 32 na pista. Falo em Celsius, não Farenheit. Como a Pirelli escolheu na prateleira pneus de pau para levar aos EUA — com medo de a borracha ficar espalhada pelo asfalto, voar algum pedacinho e acertar o olho de um gorducho qualquer, o que resultaria numa ação na Suprema Corte que poderia condenar o presidente da fábrica italiana a 300 anos em Guantánamo —, a questão do aquecimento acabou sendo central no sábado texano. Os cobertores elétricos não resolveram. É possível que nem tenham funcionado, porque nos EUA é tudo 110 v e na Europa, 220 v.
Mas o gramado é ruim para todos, como dizia João Avelino, e então não há muitas desculpas para desempenhos pífios de equipes como a Sauber (Sergie em 15°, Kobby em 16°), a Caterham (que ficou no Q1 com dois carros atrás dos marússios) e alguns pilotos avulsos, como Rosbby (17°), Brunie (11°) e Jensy (12°, mas o carro da McLaren teve algum problema mecânico no Q2).
Faz-se necessário destacar que a HRT, que estava com medo de não conseguir fazer tempo nos 107% (o limite foi 1min43s317), passou com folga. Kartty, o último no grid, virou em 1min42s740, sem maiores problemas.
O autódromo estava cheio, uma visão alentadora para quem, como eu, acha que o automobilismo será extinto antes da instalação da próxima UPP no Rio. No primeiro ano de Indianápolis também foi desse jeito, uma multidão animada e colorida. Que continue assim. A pista é linda, acolhedora, técnica e rápida. Não será uma prova de ultrapassagens tão fartas, mas elas vão acontecer. Pena que a estratégia de pneus deverá ser a mesma para todo mundo, uma parada, o que reduz a atividade de box e a chance de surpresas. Nesse asfalto liso e com temperaturas baixas, pneus muito duros gastam pouco. Ano que vem, a Pirelli que leve supermacios e ultramacios, para chutar o balde.
A corrida, amanhã, começa às 17h. Não vai passar ao vivo em TV aberta, porque tem futebol no mesmo horário. Acabou indo para a Sportv, que pertence à Globo. Todo mundo sabia disso há semanas. TODO MUNDO. Ninguém é bobo, ninguém é otário, as pessoas pensam, sabem das coisas. Mas, mesmo assim, teve gente que perdeu o emprego só porque avisou os amigos pelo Twitter que a prova seria transmitida pela Sportv. O que, repito, TODO MUNDO, QUALQUER IDIOTA, já sabia.
Não há limites para a canalhice.