TEXANAS (2)

SÃO PAULO (estou sem óculos) – Red Bull com gelo, dizem, fica gostoso. Assim, se quiserem colocar quatro pneus de F-1 logo depois de um treino em Austin dentro de uma banheira do energético, vai cair bem. Nunca vi lugar para ser tão difícil aquecer pneus quanto essa pista americana onde os fracos não têm vez. O cara volta para os boxes e a borracha está gelada de queimar.

O único, claro, que não teve tanto problema assim foi Vettel, o caubói loiro. Foi o mais rápido em todos os treinos, todas as parciais, todos os Qs, um massacre. E larga na pole pela sexta vez no ano e 36ª na carreira em seu 100° GP amanhã. Alguma dúvida de que vai ganhar?

Eu tenho. Afinal, estamos falando da América, terra das oportunidades, onde todos, ao acordar, têm o direito de sonhar com um Big Mac, um Double Whopper ou um Dave’s Hot ‘N Juicy. Eu prefiro dois Double Cheese Sliders.

Assim, resta a Alonso isso aí mesmo: sonhar com alguma chance surpreendente e inesperada, pois se até Romero Britto se deu bem na América, por que não ele?

Vettel fez 1min35s657 na volta da pole, a quarta ou quinta seguida com o mesmo jogo de pneus, não contei. Alonso larga em oitavo e estava esquentando a borracha até durante a sua volta mais rápida. Um drama térmico. Hamilton até que chegou perto de Sebby, 0s109 atrás, e o grid ficou assim, já considerando a perda de cinco posições de Grojã, que trocou o câmbio: 1) Sebby; 2) Hammy; 3) Webby; 4) Kimmy; 5) Schummy; 6) Philly; 7) Hulkky; 8) Fernie; 9) Rommy; 10) Maldy.

Philly larga na frente de Fernie pela segunda vez no ano — a outra foi na Itália. Deve deixar o colega passar antes de chegar no fim da ladeira, na largada. A tarefa do espanhol na corrida toda, se nada de anormal acontecer, será apenas tentar adiar a conquista de Sebby. Para isso, se o tedesco vencer, ele tem de terminar em quarto, pelo menos. O problema para ele seu companheiro é que ambos largam do lado par do grid. Pelo que andam dizendo os pilotos, talvez seja melhor largar em 21° do que em 2°, tamanha a falta de aderência do lado par da pista. É capaz que essa turma do lado par seja ultrapassada até pelo safety-car e pelo furgão da SWAT.

A temperatura em Austin até que não estava tão baixa quando começou a classificação. Pouco antes do terceiro treino livre, era de 10 graus, com sol e céu azul. Depois do almoço, 21 graus, 32 na pista. Falo em Celsius, não Farenheit. Como a Pirelli escolheu na prateleira pneus de pau para levar aos EUA — com medo de a borracha ficar espalhada pelo asfalto, voar algum pedacinho e acertar o olho de um gorducho qualquer, o que resultaria numa ação na Suprema Corte que poderia condenar o presidente da fábrica italiana a 300 anos em Guantánamo —, a questão do aquecimento acabou sendo central no sábado texano. Os cobertores elétricos não resolveram. É possível que nem tenham funcionado, porque nos EUA é tudo 110 v e na Europa, 220 v.

Mas o gramado é ruim para todos, como dizia João Avelino, e então não há muitas desculpas para desempenhos pífios de equipes como a Sauber (Sergie em 15°, Kobby em 16°), a Caterham (que ficou no Q1 com dois carros atrás dos marússios) e alguns pilotos avulsos, como Rosbby (17°), Brunie (11°) e Jensy (12°, mas o carro da McLaren teve algum problema mecânico no Q2).

Faz-se necessário destacar que a HRT, que estava com medo de não conseguir fazer tempo nos 107% (o limite foi 1min43s317), passou com folga. Kartty, o último no grid, virou em 1min42s740, sem maiores problemas.

O autódromo estava cheio, uma visão alentadora para quem, como eu, acha que o automobilismo será extinto antes da instalação da próxima UPP no Rio. No primeiro ano de Indianápolis também foi desse jeito, uma multidão animada e colorida. Que continue assim. A pista é linda, acolhedora, técnica e rápida. Não será uma prova de ultrapassagens tão fartas, mas elas vão acontecer. Pena que a estratégia de pneus deverá ser a mesma para todo mundo, uma parada, o que reduz a atividade de box e a chance de surpresas. Nesse asfalto liso e com temperaturas baixas, pneus muito duros gastam pouco. Ano que vem, a Pirelli que leve supermacios e ultramacios, para chutar o balde.

A corrida, amanhã, começa às 17h. Não vai passar ao vivo em TV aberta, porque tem futebol no mesmo horário. Acabou indo para a Sportv, que pertence à Globo. Todo mundo sabia disso há semanas. TODO MUNDO. Ninguém é bobo, ninguém é otário, as pessoas pensam, sabem das coisas. Mas, mesmo assim, teve gente que perdeu o emprego só porque avisou os amigos pelo Twitter que a prova seria transmitida pela Sportv. O que, repito, TODO MUNDO, QUALQUER IDIOTA, já sabia.

Não há limites para a canalhice.

Subscribe
Notify of
guest
152 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson
Nelson
9 anos atrás

Um absurdo o que a globo fez.Tira o melhor blog do sportv,deixa o bobo do Rafael,o ultrapassado do Reginaldo e tira um cara que sabia o que escrevia e dava informaçoes sobre varias categorias que a lixo da matriz nunca se interessou.Nunca pensam nos seus coitados dos expectadores,sim coitados,pois quem não tem tv a cabo está FUU… “E MUITO MAL PAGO”.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
9 anos atrás

Será qu ea saida do Rodrigo do Sport TV tem algo a ver com a noticia que ele deu no Twitter sobre a operação na garganta que o Galvão vai fazer ????

Antonio

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Flavvy, brilhante como sempre! Mas o q foi esse pseudo-carinho- cheesy-burger?! Hehehhehehe

Gerson
Gerson
9 anos atrás

Assistir treino da F1 com o Galvão Bueno e aquela loira palerma na reportagem é muito pra um saco só!!

Cara, como esse Galvão Bueno fala merda!!

O Schumacher tá atrapalhando e “ultrapassado” pra F1. Já o Barrichello “faz falta” á F1……jesuiiisssss!!!

…E a repórter global “cria” uma vaga para o RB ano que vem ou mesmo na última corrida deste ano, numa equipe pequena do grid. Supreenderam até o RB!!!

Não sei com o Reginaldo Leme aguenta!! O salário deve compensar…deve dar uma vontade de mandar ficar quietoo Galvão, a repórter, o Burti…uma vontade de mandar calar a boca sem tamanho!! Deve receber adicional por insalubridade!!

#Calaabocagalvão!!!

Chega a ser constrangedor. Dá ‘vergonha alheia’. Ele malha o Schumacher e o cara dá tanto azar que o alemão sai na frente do Massa, que pilota uma Ferrari. Pachecão e pé frio ainda por cima!! kkkkkkk

O Brasil só vai voltar a conquistar um campeonato de F1 quando Galvão estiver bem longe da F1!!!!!!!!!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Gerson
9 anos atrás

Corrigindo:O Brasil vai ser um pais quando este cancer chamado GLOBO se auto destruir!!!!!!!!!

Sérgio Luiz Donadel
Sérgio Luiz Donadel
Reply to  Gerson
9 anos atrás

Gerson, você disse tudo, que vergonha de acompanhar a F1, olha que acompanho desde 1974, tá difícil a cada ano aguentar essa turma. Um dia acaba.

Gerson
Gerson
9 anos atrás

H.A.M estampado no capacete de Lewis Hamilton hoje. Alguns pensam que H.A.M é abreviação de “Hamilton”…Mas não é…daí a graça na “brincadeira camuflada”.

“H.A.M” = Hard As a Motherfucker… ;)

E Hamilton é um p…ta piloto!! Verdadeiro ‘motherfucker’ das pistas!

E a McLaren que se contente com a coisa “morna” que é Button e a incógnita Pérez ano que vem…

Muitos bons pilotos nas últimas 3 temporadas. Mas Alonso, Hamilton e Vettel são acima dessa média atual, uma das melhores de todos os tempos da F1 “moderna”.

Francisco M
Francisco M
Reply to  Gerson
9 anos atrás

+1

Jr.
Jr.
9 anos atrás

Um comentário para quem critica o GB e suas críticas ao Schumacher:

Acho que vocês não assistiam F1 na globo na época do Schumacher na Ferrari. PelamordeDeus, o que ele babava o ovo do Schumacher na época não está escrito no gibi.
Basta lembrar que quem criou o codinome “Schummy” foi ele.

Precisam tomar “memorex”, hein?

ALEX
Reply to  Capiba
9 anos atrás

boa!

Fernando Sandrini
Fernando Sandrini
9 anos atrás

é… só será no sportv “normal” mesmo, nada de HD…. no globosat HD(teremos rodeios e seriados)…. e nem pensaram em abrir o sportv em hd….. LIXO !!!!!!!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
9 anos atrás

Aparentemente a Ferrari trocará o redutor do carro e o Massa perderá 5 posiçoes.
Tudo isso pro Fernandinho largar no lado impar.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Pedro Araújo
9 anos atrás

inversor do carro*
e eu traduzi isto do húngaro, logo…

Francisco M
Francisco M
Reply to  Pedro Araújo
9 anos atrás

Parece que trocaram o câmbio, se for verdade é uma bela jogada de xadrez…

Gerson
Gerson
Reply to  Pedro Araújo
9 anos atrás

Conheço as apelações Ferraristas, mas nessa aí não acredito muito. Não adianta tanto assim para o espanhol…

Silvio
Reply to  Pedro Araújo
9 anos atrás

Se isto for verdade, fica provado que nao ha limite para a canalhice na Ferrari.

Ja fizeram o Nelsinho “sofrer um acidente” no meio da corrida para viabilizar a vitoria do Roubonso.

So faltam pedir pro Massa bater no Vettel, porque infelizmente falta no Alonso pilotagem pra ganhar na pista.

Alguem duvida que o Hamilton ou o Vettel teriam classificado a Ferrari na primeira fila? O Roubonso ficou atras ate do Massinha…

Francisco M
Francisco M
Reply to  Silvio
9 anos atrás

Amigo, o Alonso fez o setup pra corrida. Nao me admire se ele usar o pneu duro somente no regulamento como o Vettel fez em Nurb alguns anos atrás… Jogadinha espeerrrrta da Ferrari, eu gostei, é briga de foice, vale tudo! Forza Ferrari! Go Alonso! O Hamilton arrebentou ontem, go go H.A.M!!!

Francisco M
Francisco M
Reply to  Silvio
9 anos atrás

A Ferrari fez o nelsinho rodar?? Pqp serio? kkkk!!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

O circuito é legal pacas… no ano que vem vai ser melhor… a pista já terá um pouco mais de borracha.

Segue o jogo… queria estar em Austin.

Imperador

Jr.
Jr.
9 anos atrás

Eu mandei tweets pra globo pra reclamar.
Eles estão c@g@ndo e andando pra gente, mas mesmo assim, nos tempos de Twitter é interessante o manifesto. Talvez se tivéssemos pensado nisso antes, conseguíssemos reverter isso. Torci para o Flu já ser campeão domingo passado justamente pra que eles passasem a corrida ao vivo, mas vão transmitir a agonia do Palmeiras e Flamengo. Deus me livre!!!

Edu
Edu
9 anos atrás

Assistam pela BBC http://atdhenet.tv/
Vettel recebeu da FIA um recado para não vociferar palavrões em alemão. Engraçado foi na pesagem no final da corrida em Abhu Dabi, ele e Raikkonen falando em Alemão para sacanear o desanimadón. Alemão adora fazer isso, eu vivo no meio deles e tive de aprender, pois minha sogra ficava me zoando todo tempo em alemão…………

Jr.
Jr.
Reply to  Edu
9 anos atrás

kkkkk…… eles fizeram isso???
Bem feito né, afinal a ferrada não gosta de falar em italiano no rádio???

jairo costa
jairo costa
9 anos atrás

sério q o auê do Rodrigo Mattar foi ele ter falado que a corrida ia passar no sportv???

ai sim, é revoltante msm

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
9 anos atrás

O GALVÃO se aposenta após a Copa do Mundo. Depois ele vai virar comentarista!!!

Giovanni
Giovanni
Reply to  MARCO ANTONIO
9 anos atrás

ahahahahahahahah Agora eu entendo pq ele ganha tanto. Ele tem dois cargos: narrador e comentarista.

ags5859
ags5859
9 anos atrás

Vai dar Hamilton…..e o Mingau Ze Alonso, vem a SP, fazer a cabeça do Vittelino que andou de sapato de salto.e se fu….
Ze alonso,ganha…o campeonato..ms o show man se chama..Hamilton..
PS.. o pilotiino di Maranello ganha um premio em SP..
Um tubo de ensaio, quem sabe ele mude de profissão até Maio de2013,dando a vaga pra um P.I.L.O.T.O..rsss

Zé Alonso Muchon (Sorocaba SP)
Zé Alonso Muchon (Sorocaba SP)
Reply to  ags5859
9 anos atrás

Olha meu nome sendo usado em vão. Esse ano já deu Sebastião “Fettel” e vai ser hoje.

Arnold Schwarzeneger
Arnold Schwarzeneger
9 anos atrás

Será que é tão dificil assim o povo que comenta aqui no blog entender de uma vez por todas que o gentilico de que nasce no EUA não é AMERICANO e sim ESTADUNIDENSE???
Americano somos todos nós: Brasileiros,Argentinos,Canadenses,Bolivianos,Paraguaios,Chilenos…Inclusive os Cubanos!

penataba
penataba
Reply to  Arnold Schwarzeneger
9 anos atrás

Em nome de todos os que dizem “americanos”, VAI CHUPAR UM PREGO!

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  Arnold Schwarzeneger
9 anos atrás

estadunidense do brasil ou do norte???

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Arnold Schwarzeneger
9 anos atrás

errado. estados unidos é uma condição politica. Ou vai me falar que eu sou Republicano Federativo

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  Carlos Ribeiro
9 anos atrás

norteamericano é mais simples…hehehe…

Angelo
Angelo
Reply to  Arnold Schwarzeneger
9 anos atrás

Vou comprar aquele país que está à venda há alguns anos, é uma pequena ilha artificial em que, após abandonada, um homem teve a ideia de fundar seu próprio país. O interessante de tudo é que ele foi reconhecido como nação por alguns outros países e possui até moeda própria. Resumindo, vou comprar aquele país, o chamarei de Europa onde as pessoas que nascerem lá ou se naturalizarem serão chamados de europeus, afinal a constituição eu mesmo criarei (na verdade uma cópia secreta da constituição mundial que o FG já tem prontinha para quando ele for presidente do mundo, roubada de um bunker escondido numa geleira na Sibéria mas fiz algumas alterações). Bom desse momento em diante basta comprar umas produtoras de cinema e durante uns 5 anos colocar personagens que são chamados de europeus e sem maiores explicações todos os outros personagens do filme saberão que são do novo país Europa, umas falas do tipo “malditos europeus, voltem para sua ilhota!” seriam bem apropriadas, criando a mentalidade nas massas de quem são os europeus.
Coloco isso aqui dessa forma para demonstrar que ou é muita soberba ou muita idiotice nomear um país que, por não ter um nome, uma identidade própria, acaba por roubar o nome de todos os outros e faz isso parecer a coisa mais normal do mundo, e as massas embarcam. Ora, se um plebiscito mudasse o nome do Brasil para “Terra” os outros deixariam de se chamar terráqueos? O pior é que realmente uma mentira contada várias e várias vezes, não raramente, se torna uma verdade absoluta.

Zé Alonso Muchon (Sorocaba SP)
Zé Alonso Muchon (Sorocaba SP)
Reply to  Arnold Schwarzeneger
9 anos atrás

Perfeito, Americanos somos todos, os do norte são estadunidenses, canadenses, mexicanos. Viva Nossa América.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Quer ver F1 na TV? LIVESTREAM é a resposta! Ou não funcionam no brasil ? De qq forma, é uma possibilidade! FG e cia, façam uma propaganda ai !

Emmo
9 anos atrás

Acho que o Maurico Mattar vai conseguir se encaixar em alguma novela da Record.

Bob Alex
Bob Alex
9 anos atrás

Assisti o último GP aqui ó: http://www.rojadirecta.me/

Christian
Christian
9 anos atrás

Do treino quero comentar pouca coisa. Apenas um fato: podem entregar a taça para Vettel, o mais novo tricampeão da história.

Agora vem o que quero comentar: a demissão de Rodrigo Mattar.

Depois dessa surpresa, e considero assim, passei a ler um link dentro da página do G1 na internet, chamado Princípios Editoriais das Organizações Globo. Isso mesmo, aquele link que quase ninguém se interessa em ler, eu li aquilo tudo. Para mim, Rodrigo não descumpriu à Seção I, chamada “Os atributos da informação de qualidade”, divididos em isenção, correção e agilidade, e também não vi nenhum descumprimento à Seção II, cujo título é “Como o jornalista deve proceder diante das fontes, do público, dos colegas e do veículo para o qual trabalha”. Então torno a perguntar: qual foi o erro inadmissível que Rodrigo teria cometido a ponto de ser demitido?

A demissão de um jornalista sem uma causa plausível é, sem dúvidas, uma atitude unilateral e autoritária, inadmissível para um grupo que tanto apregoa a liberdade de imprensa e que defende seus interesses (nem sempre legítimos) a todo custo. Parece que as Organizações Globo dá a seus editores, repórteres e jornalistas a liberdade de noticiar um fato, desde que ele não vá contra aquilo que ela quer que seja noticiado.

À propósito, o novo blog dele está aqui: http://rodrigomattardotcom.wordpress.com/

Um abraço a todos!

Felipe Marcos
Felipe Marcos
Reply to  Christian
9 anos atrás

Já li várias vezes esses princípios editoriais deles…
“Parece que as Organizações Globo dá a seus editores, repórteres e jornalistas a liberdade de noticiar um fato, desde que ele não vá contra aquilo que ela quer que seja noticiado.”

A Globo não é uma organização jornalística… é um gigante da comunicação e do entretenimento que tem, dentre inúmeras outras coisas, um departamento de jornalismo; que todos sabem na prática tem de dizer amém para o resto da corporação.

É triste para o jornalismo, mas infelizmente todos sabem que sempre foi assim e não vai mudar.

Christian
Christian
Reply to  Felipe Marcos
9 anos atrás

É verdade, Felipe. Apenas me restringi ao jornalismo da Globo, afinal de contas, o episódio com Rodrigo aconteceu neste departamento. Um abraço!

Muchacho
Muchacho
Reply to  Felipe Marcos
9 anos atrás

Felipe, vc está sendo minimalista, a globo é a ponta de lança do PIG (Partido da Imprensa Golpista), que quer derrubar todo e qualquer governo trabalhista e ou popular. A despeito do seu alto padrão de qualidade técnica e bons profissionais, a qualidade de conteúdo é um lixo, pois tem o propósito simples e único de fazer dinheiro fácil e alienar a população, salvando-se 2 ou 3 programas (os globos rurais da vida).
Já sabendo que muito que aqui visitam “odeiam política e todos os políticos” tal como a Rede Globo deseja, sugiro uma espiada no documentário inglês “Muito Além do Cidadão Kane”, feito com base no livro “A história secreta da Globo” de Daniel Heinz.
http://www.youtube.com/watch?v=049U7TjOjSA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beyond_Citizen_Kane
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Hist%C3%B3ria_Secreta_da_Rede_Globo

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Christian
9 anos atrás

Muito bem colocado Christian. As organizações Globo foi colocada aqui no Brasil com capital americano e para atender aos interesses destes. Essa organização que tanto apregoa a liberdade e a democracia, assim como os governo dos EUA, foi a que mais contribuiu para o regime militar, de opressão, que torturou e sumiu com muitas pessoas no nosso país. Esses são os princípios que regem essa casa.

Francisco M
Francisco M
Reply to  Christian
9 anos atrás

Se nao foi justa causa, mete uma ação trabalhista nesses idiotas!

Jr.
Jr.
Reply to  Francisco M
9 anos atrás

Concordo plenamente. Mas duvido achar juiz trabalhista com culhões pra condenar a Vênus Platinada… =D!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
Reply to  Christian
9 anos atrás

A liberdade de imprensa que existe na Globo termina até o momento em que sua suposta ética e a sua limitada e oculta restrição de informação é ultrapassada. Ontem, quem viu o fim do treino da F1, que ironicamente passou na Globo, viu Galvão Bueno não ultrapassar essa tênue linha da informação globística: ele disse: “nos falamos mais tarde…”. Ou seja, já sabia que não seria passada a corrida ao vivo, mas não teve a lisura de informar isso, pois sua empregadora determina se pode ser dito isso e em caso positivo, quando pode ser dito isso..se se pode dizer, em algum momento.

Nelson
Nelson
Reply to  Ronald Wolff
9 anos atrás

Resumindo:o maior cancer do Brasil!!!!!!

Denis
Denis
9 anos atrás

A corrida vai ser no mesmo horário da final da Nascar em Homestead-Miami… não vai passar na Globo e provavelmente nem nos EUA.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Denis
9 anos atrás

Mas nos EUA nunca passa.

Silvio
Reply to  Denis
9 anos atrás

Errado, vai passar ao vivo aqui nos USA onde sempre passa, no canal “Speed”

Denis
Denis
Reply to  Silvio
9 anos atrás

Sim amigo, sei que passa no Speed americano… só tirei uma onda, já que corrida nos EUA é NASCAR.

Nilton
Nilton
9 anos atrás

Ouvir o Galvão queimando a lingua é Mastercard.
Descendo a lenha no pobre Schummy, que ele andava se arrastando e implorando vaga no Padock e ele vai lá e clava o Quinto tempo com o Rosberge em 17 lugar não tem preço.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Nilton
9 anos atrás

E endeusando o ex segundo piloto da equipe rossa que nunca ganhou nada em categoria top é simplesmente R I D I C U L O . Quem sabe seja porque quando estão diante das cameras falando ou dando entrevistas ,falem muitas besteiras e ganhem muito para isto; esta é a grande afinidade de ambos.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Nilton
9 anos atrás

Sabe pq ele faz isso com o Schumi? DOR DE CORNO por causa do Rubinho. Mesma coisa agora com o Perez. Depois que o cara foi cotado pra vaga do FUMassa, ele não perde uma chance pra descer a lenha no cara. O Glock sofre até hoje, e tem alienado que acredita no BRAZIU ZIU ZIU hahahaha

Broka
Broka
9 anos atrás

como assim qualquer idiota ja sabia, eu nao sabia!

aldo gomes
aldo gomes
Reply to  Broka
9 anos atrás

Então, você não é um idiota qualquer.

Nelson
Nelson
Reply to  aldo gomes
9 anos atrás

Na jugular Aldo.rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Broka
Broka
9 anos atrás

alonso e o setimo, massa nao conta……

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Amanhã vai ter vt do GP completo, depois do Fantástico (pelo menos).
A Globo sempre foi assim, misteriosa desde a sua fundação, uma emissora que prima por amar a si própria, adorando falar de si mesma o tempo todo, também nunca foi muito boa na escalação de profissionais do jornalismo.
Aliás, sua linha editorial sempre foi “polêmica”, para dizer o mínimo!