Blog do Flavio Gomes
F-1

TEXANAS (4)

SÃO PAULO (não deixa de ser engraçado) – “A Ferrari aceita a perda de cinco posições no grid para Massa”, disse agora o assessor de imprensa da equipe, Luca Colajanni, coitado, o porta-voz de todas as mutretas da equipe. “Mutreta” é juízo de valor meu. Apaguem. A Ferrari faz o que bem entender, que resolva […]

SÃO PAULO (não deixa de ser engraçado) – “A Ferrari aceita a perda de cinco posições no grid para Massa”, disse agora o assessor de imprensa da equipe, Luca Colajanni, coitado, o porta-voz de todas as mutretas da equipe.

“Mutreta” é juízo de valor meu. Apaguem. A Ferrari faz o que bem entender, que resolva com sua consciência. O que é preciso deixar claro é que a opção não fere o regulamento.

Fere a honra.

De novo, juízo de valor.

Mas querem saber? Não vou julgar, não. Eu não faria isso. Ponto. E estou achando bem engraçado. O mundo vai malhar a Ferrari, discussões éticas serão travadas nos fóruns, blogs e mesas de bar, a F-1 bem que gosta de um bafafá.

Fico com pena, mesmo, de Massa. Vai ter de explicar o que ele não decidiu. Fiquei aqui pensando no que eu responderia. Não cheguei a conclusão nenhuma. E é preciso, também, que se diga: o que a Ferrari está fazendo muda a história da corrida de um monte de gente atrás, que também vai ter de deixar o lado limpo para largar do lado sujo.

Quer saber? Vou julgar, sim.

Está errado.

ATUALIZANDO…

A Ferrari, ao menos, assume que optou pelo pênalti a Massa para “otimizar a posição de largada de Alonso”. Vejam abaixo:

Austin, 18th November – We’ve decided to accept the penalty normally associated with the gearbox change on Felipe’s car which means that he’ll get a 5 place grid penalty. The reason for this was for strategy considerations, with the objective of maximizing Alonso’s start potential given that he’s still in with a chance to win the Drivers’ championship. We saw yesterday that starting from the dirty side of the track would have been penalizing: there was a significant risk of finding ourselves too far behind the leaders at the end of the first lap. It was a decision agreed by both drivers. We’ve always maintained that the interests of the team come before that of the individual drivers and this has always been our very transparent policy. Felipe has fully comprehended the reasons behind this decision and so he’s once again proven his total dedication to the team – something for which we would publicly like to express our gratitude.