Blog do Flavio Gomes
#69

P15 E OLHE LÁ

SÃO PAULO (foi ruim, mas foi bom) – Acabou sábado a temporada 2012 do automobilismo paulista e soube hoje que fui vice-campeão na minha categoria da Classic Cup, a Turismo Light. Uau. Como assim, vice? Achei que tinha sido campeão antecipado cinco rodadas atrás! Vou pedir a recontagem dos pontos. Deve ter algo errado aí. […]

nafrentedotranjanSÃO PAULO (foi ruim, mas foi bom) – Acabou sábado a temporada 2012 do automobilismo paulista e soube hoje que fui vice-campeão na minha categoria da Classic Cup, a Turismo Light. Uau. Como assim, vice? Achei que tinha sido campeão antecipado cinco rodadas atrás! Vou pedir a recontagem dos pontos. Deve ter algo errado aí.

Andou bem, até, o valente Meianov. Especialmente no treino de classificação. Fiz o 16° tempo entre os 30 que treinaram, e como o azulado Rogério Tranjan (que está atrás de mim na foto, como sempre) quebrou, larguei em 15°. O tempo: 2min14s769. Ótimo. Não foi o melhor da vida meianóvica, já virei 2min14s quase cravado, mas considerando que estou com os mesmos pneus da Pirelli faz dois anos (esqueceram de mim, meus patrocinadores borrachudos; vou procurar outro!), não dá para reclamar.

Larguei espetacularmente, passando em nono na primeira curva e em décimo na primeira volta, mas aí houve uma panca coletiva lá atrás, que eu nem vi, e meteram uma bandeira vermelha na segunda volta. Tivemos de largar de novo, e das posições originais.

Como minha primeira largada foi muito boa, a ponto de humilhar todos os participantes da nossa e das demais corridas do dia, decidi dar chance aos colegas na segunda e fiquei na minha, sem grandes peripécias. A corrida foi legal. Pouco antes da entrada do safety-car, tive uma briga interessante com o Erick Grosso e seu Fiat de entrega de queijos. Depois, na segunda metade toda da prova, a batalha foi com o Fusca #13 do Marcelo Pereira. Acabei chegando na frente dele, só 0s451, por um motivo bem claro: incrivelmente, o Meianov era bem melhor de reta, ele que não costuma ser melhor de reta do que ninguém. Sabia que era só entrar na Junção mais ou menos perto, que antes da linha de chegada conseguiria passar. Fiz isso umas três ou quatro vezes antes só para ter certeza, já que no miolo o soviético estava, para variar, saindo irritantemente de frente, e o Fusquinha quase sempre me passava.

A disputa com o #13 foi bem divertida, enfim. Quem viu de fora garante que foi um duelo épico, mais ou menos como Villeneuve x Arnoux em Dijon, 1979. Fiz uns vídeos, vou editar e depois coloco aqui. Como disse um dos caras no filminho das corridas de clássicos aí embaixo, no outro post, nessas provas a gente corre contra quem está imediatamente à frente e contra quem está imediatamente atrás, mesmo sem saber direito se seus adversários pertencem à sua categoria. O negócio é, mesmo, competir e disputar com alguém.

Mas tem, claro, quem lute por taça, e foi o caso de sábado, com dois confrontos diretos: Adriano Xupisco x Carlos Braz na Turismo Super (Braz ficou com o título) e Paulo Sousa x Mauro Kern na GTS, ambos da minha equipe. Mauro, de Karmann-Ghia, derrotou o Puma do Paulo, que estava todo torto porque ele bateu no treino quando foi me passar no Bico de Pato. Eu nem vi o que aconteceu e confesso que fiquei com um certo remorso. Mas o Paulo mesmo disse que deu uma bobeada, estilo Senna x Nakajima em 1990. Sempre disse a ele para não imitar os pilotos errados.

Pois no fim das contas larguei em 15° e terminei em 15°, quarto na minha categoria. De novo, necas de troféu. E justo num dia em que meu irmão mais velho, meu pai e meus filhos foram ver a bagaça de perto. Na geral, ganhou o Antonio Chambel, de Passat. Acelera, o homem.

A foto lá no alto é do treino, de autoria de nosso lambe-lambe Rodrigo Ruiz, o RR. Os resultados completos estão aqui. É só clicar nos links vermelhinhos. Legal também a Clássicos de Competição, no domingo (com tempos de volta limitados a 2min20s), que teve 30 carros. No total, foram 61 antigos correndo no fim de semana em Interlagos, o que mostra que estamos, bem ou mal, acertando os ponteiros de ambas as categorias.

O campeonato de 2013 começa em fevereiro. Pensei em mudar a pintura do Meianov, mas estou com preguiça, sem dinheiro e sem grandes ideias. Vamos pensar no assunto.