Blog do Flavio Gomes
F-1

MCLAREN MP4-28

SÃO PAULO (não diga) – Nos lançamentos de carros novos na Fórmula 1, além da frase “mudamos o assoalho, as asas e o perfil para otimizar a passagem do ar” (com as variáveis “o desenho dos defletores foi aprimorado para otimizar a passagem do ar”, “o bico é mais alto para otimizar a passagem do […]

6727SÃO PAULO (não diga) – Nos lançamentos de carros novos na Fórmula 1, além da frase “mudamos o assoalho, as asas e o perfil para otimizar a passagem do ar” (com as variáveis “o desenho dos defletores foi aprimorado para otimizar a passagem do ar”, “o bico é mais alto para otimizar a passagem do ar”, “o bico é mais baixo para otimizar a passagem do ar” e “os macacões agora são vermelhos para otimizar a passagem do ar”), fala-se sempre que “por fora ele se parece com o do ano passado, mas por baixo da carenagem é tudo novo”.

Foi isso que disseram hoje os homens da McLaren na apresentação do MP4-28 em Woking. Foi uma festança e tanto, porque o time está completando 50 anos de vida. E tinha piloto novo na parada, o metidinho Sergio Pérez. Fizeram até um desfile dentro do salão principal com alguns carros históricos, como o MP4-4 que ganhou 15 das 16 corridas de 1988, dando a Senna seu primeiro título mundial.

O novo modelo, como no ano passado, não tem degrau no bico, o que já o coloca como único representante da decência estética na categoria. Como o regulamento não mudou quase nada de 2012 para 2013, era natural que assim fosse. A McLaren terminou bem a última temporada e tudo indica que vai começar brigando na frente. De relevante, no aspecto técnico, houve uma mudança de conceito na suspensão dianteira, para otimizar a passagem do ar.

Algumas dúvidas para 2013. Button será o líder que a equipe precisa, sem Hamilton? E Pérez, como vai se comportar? Será um jovem humilde querendo aprender ou vai chegar atirando nachos na cabeça de quem não atender aos seus pedidos? Terminará o ano feliz por ter conseguido alguns pódios e uma ou outra vitória, ou vai tomar um porre de tequila se for engolido pelo gentil companheiro inglês?

Amanhã é a Ferrari que apresenta seu carro em Maranello. Estou sabendo que mudaram muita coisa em relação ao modelo do ano passado, especialmente nos componentes que permitem otimizar a passagem do ar.