Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

DICA DO DIA

SÃO PAULO (um sonho) – A leitura indicada para hoje é este artigo do Bob Sharp sobre o projeto de motor dois tempos da Ford que ele foi conhecer na Inglaterra em 1992. Se isso tivesse ido adiante, estaria equipando meu DKW de corrida até hoje e eu jamais deixaria o #96… Fico me perguntando […]

SÃO PAULO (um sonho) – A leitura indicada para hoje é este artigo do Bob Sharp sobre o projeto de motor dois tempos da Ford que ele foi conhecer na Inglaterra em 1992. Se isso tivesse ido adiante, estaria equipando meu DKW de corrida até hoje e eu jamais deixaria o #96…

Fico me perguntando quantas unidades desse motor foram fabricadas. E se sobrou alguma coisa. Lembro que na época o Bob deu um seminário sobre o assunto numa reunião informal numa casa na Praça Pan-americana, que já não lembro de quem era. Sei que o dono era doido por DKW e tinha um motor cromado sobre uma bandeja de prata no seu escritório. Os cardeais da Vemag estavam todos lá e eu e o Salomão nos infiltramos na reunião. Eu tinha apenas um Belcar verde, que tenho até hoje, e um branquinho de corrida que nunca deu certo.

Nessa palestra, o Bob contou que uma frota de Fiesta dois tempos foi cedida à polícia australiana para testes, mas não sei que fim levaram os carros. Alguém aqui poderia pesquisar o assunto, que tal? O Google está aí para isso mesmo. “Ford Fiesta 2 stroke engine Australia police”. Vou ver no que dá.

Achei uma referência num fórum. Parece que tem um desses carros no Haynes International Motor Museum, na Inglaterra. Tem foto aqui. Mas dos carros australianos de polícia, não achei nada.