Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

BIZARRO DEMAIS

SÃO PAULO (aí não) – Mattias Ekström ganhou a etapa de hoje do DTM em Norisring. A Audi não vencia lá desde 2002. Cinco horas e meia depois da corrida, a direção de prova desclassificou o sueco porque ele recebeu uma garrafinha d’água de um mecânico e colocou no bolso do macacão antes da pesagem. […]

SÃO PAULO (aí não) – Mattias Ekström ganhou a etapa de hoje do DTM em Norisring. A Audi não vencia lá desde 2002. Cinco horas e meia depois da corrida, a direção de prova desclassificou o sueco porque ele recebeu uma garrafinha d’água de um mecânico e colocou no bolso do macacão antes da pesagem.

Bizarro demais. Renan do Couto, que está lá, conta aqui. A Audi vai recorrer.

Esse circuito de Norisring fica num sítio histórico que merece ser visitado por quem puder ir à Alemanha. Nüremberg, como se sabe, foi sede dos primeiros julgamentos do pós-Guerra entre 20 de novembro de 1945 e 1° de outubro de 1946. Neles, 24 membros da cúpula nazista foram levados ao tribunal e 21 deles condenados na sala 600 do Palácio da Justiça da cidade, que tinha grande importância para o partido Nacional Socialista. O local é aberto ao público, foi transformado em museu, e é obrigatório.

Um pouco distante do Palácio da Justiça Hitler mandou erguer o Reichsparteitagsgelände, um conjunto de construções que seria utilizado para os grandes comícios e reuniões do partido. Parte foi concluída, outra não porque começou a guerra e o dinheiro teve de ser usado em outras coisas.

É um lugar impressionante e assustador. Vejam imagens no Google. Estive lá em 2011 com os meninos. É uma aula de História ver aquilo de perto. Há vídeos no Youtube nesse local, o Zeppelinfeld — um enorme descampado com arquibancadas ao redor e uma tribuna de onde Hitler fazia seus discursos a multidões de perder de vista. Não vou linkar aqui, por razões óbvias.