Blog do Flavio Gomes
F-1

CULPA DELES

SÃO PAULO (hoje tá corrido) – Vocês devem ter acompanhado tudo que aconteceu hoje em Paris no caso dos pneus. Resumindo bem, a Pirelli não admite problemas de construção de seus produtos, nem de desgaste excessivo, e joga nas costas das equipes e da pista a responsabilidade pelo que aconteceu em Silverstone, sob a genérica […]

SÃO PAULO (hoje tá corrido) – Vocês devem ter acompanhado tudo que aconteceu hoje em Paris no caso dos pneus. Resumindo bem, a Pirelli não admite problemas de construção de seus produtos, nem de desgaste excessivo, e joga nas costas das equipes e da pista a responsabilidade pelo que aconteceu em Silverstone, sob a genérica rubrica de “mau uso”. O que inclui pressão não recomendada, pneu do lado direito montado do lado esquerdo, cambagem extrema e inadequada, zebras cortantes etc.

Mesmo assim, Silverstone será palco de três dias de testes antes do GP da Hungria e as equipes poderão usar um segundo carro, além daquele que será destinado aos novatos, exclusivamente para testar novos pneus que serão adotados a partir de Budapeste. Para Nürburgring, haverá mudanças na estrutura interna, com uso de kevlar no lugar das cintas de aço. E estão proibidas traquinagens como inverter o lado dos pneus.

Vale ler o que disse a Pirelli hoje:

Uma série de causas diferentes levou às falhas de pneus em Silverstone: pneus traseiros montados no sentido errado, baixa pressão dos pneus, cambagem extrema e zebra alta.

Os pneus de 2013 não comprometem a segurança se usados da maneira correta.

Para desenvolver e gerenciar pneus sofisticados, como os usados em 2013, é essencial ter acesso às informações operacionais em tempo real. Uma mudança nas regras foi solicitada.

Acordado com a FIA a realização de testes de inverno e durante a temporada para o desenvolvimento dos pneus.

A cintura de kevlar para os pneus traseiros testada nos treinos livres do Canadá será utilizada na Alemanha.

A partir da Hungria haverá uma nova gama de pneus, que combina a estrutura de 2012 com os compostos de 2013. Serão testados em Silverstone, utilizando os pilotos e os carros de 2013, durante o teste para jovens pilotos.

“O que aconteceu em Silverstone nos deixou tristes. Com estes pneus sofisticados é vital para nós ter acesso a dados como temperatura, pressões e cambagem. Enquanto esperamos por uma revisão das regras, iremos fornecer pneus que são mais fáceis de gerenciar”, diz Paul Hembery.

É isso. Os pneus atuais são difíceis de gerenciar e as equipes precisam colaborar, em resumo. Isso significa: passar informações ao fabricante sobre pressão, temperatura, cambagem, montagem etc. Em tempo real. O problema é que no automobilismo, todos sabem, engenheiros e pilotos tiram pentelhésimos de detalhes. Que muitas vezes podem contrariar as especificações dos fabricantes de vários componentes. Aparentemente, é o que está acontecendo com os pneus.