CULPA DELES

SÃO PAULO (hoje tá corrido) – Vocês devem ter acompanhado tudo que aconteceu hoje em Paris no caso dos pneus. Resumindo bem, a Pirelli não admite problemas de construção de seus produtos, nem de desgaste excessivo, e joga nas costas das equipes e da pista a responsabilidade pelo que aconteceu em Silverstone, sob a genérica rubrica de “mau uso”. O que inclui pressão não recomendada, pneu do lado direito montado do lado esquerdo, cambagem extrema e inadequada, zebras cortantes etc.

Mesmo assim, Silverstone será palco de três dias de testes antes do GP da Hungria e as equipes poderão usar um segundo carro, além daquele que será destinado aos novatos, exclusivamente para testar novos pneus que serão adotados a partir de Budapeste. Para Nürburgring, haverá mudanças na estrutura interna, com uso de kevlar no lugar das cintas de aço. E estão proibidas traquinagens como inverter o lado dos pneus.

Vale ler o que disse a Pirelli hoje:

Uma série de causas diferentes levou às falhas de pneus em Silverstone: pneus traseiros montados no sentido errado, baixa pressão dos pneus, cambagem extrema e zebra alta.

Os pneus de 2013 não comprometem a segurança se usados da maneira correta.

Para desenvolver e gerenciar pneus sofisticados, como os usados em 2013, é essencial ter acesso às informações operacionais em tempo real. Uma mudança nas regras foi solicitada.

Acordado com a FIA a realização de testes de inverno e durante a temporada para o desenvolvimento dos pneus.

A cintura de kevlar para os pneus traseiros testada nos treinos livres do Canadá será utilizada na Alemanha.

A partir da Hungria haverá uma nova gama de pneus, que combina a estrutura de 2012 com os compostos de 2013. Serão testados em Silverstone, utilizando os pilotos e os carros de 2013, durante o teste para jovens pilotos.

“O que aconteceu em Silverstone nos deixou tristes. Com estes pneus sofisticados é vital para nós ter acesso a dados como temperatura, pressões e cambagem. Enquanto esperamos por uma revisão das regras, iremos fornecer pneus que são mais fáceis de gerenciar”, diz Paul Hembery.

É isso. Os pneus atuais são difíceis de gerenciar e as equipes precisam colaborar, em resumo. Isso significa: passar informações ao fabricante sobre pressão, temperatura, cambagem, montagem etc. Em tempo real. O problema é que no automobilismo, todos sabem, engenheiros e pilotos tiram pentelhésimos de detalhes. Que muitas vezes podem contrariar as especificações dos fabricantes de vários componentes. Aparentemente, é o que está acontecendo com os pneus.

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Chris Vale
Chris Vale
8 anos atrás

Descupem a ignorancia mas me expliquem por favor: Qual a vantagem de se inverter os pneus da maneira como é feita?

Seinfeld
Seinfeld
8 anos atrás

Bla bla bla…

Isso é fácil de tirar a prova. basta ir na Michellin e trazer alguns pneus do último lote fabricado para a F1 e testar em Silvrstone.

O pneu é uma PORCARIA SIM! A Pirelli ERROU porque foi ouvir o Ecclestone ao invés de ouvir os pilotos.

Merece levar o fumo sim!

Só faltou um piloto ‘com aquilo roxo’ e desbocado como o velho Piquet para solenemente dizer na primeira pergunta/resposta da coletiva: “Esse pneu é uma merda!”

roxxonvaldez
roxxonvaldez
Reply to  Seinfeld
8 anos atrás

tirou as minhas palavras.

Hallan
Hallan
8 anos atrás

Excelente notícia! eheheheha
Silverstone já foi a melhor prova do ano. Espero que os pneus se comportem da mesma forma no resto do ano inteiro! =D

Tevez
Tevez
8 anos atrás

Explicado…mas claro so colocando kiboa….Perfeito Post!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
8 anos atrás

Quatro pneus estouram e a culpa é das equipes. Sei. Me lembrou aquele recall imenso da Firestone nos EUA. No começo, eles culparam a Ford. Até que a Ford mostrou que os carros com Goodyear não tinham o mesmo problema. A primeira reação é sempre culpar o outro.

Falando em pneus com os lados trocados, houve alguma investigação sobre o acidente do Gustavo Sondermann? Lembro que os pneus do carro dele aparentemente estavam invertidos.

Jader
Jader
8 anos atrás

Sei não, parece as desculpas das oficinas das concessionárias de carros brasileiras que dizem que a culpa dos problemas dos carros é a gasolina adulterada. Nunca é o carro mal feito. A desculpa é dada até serem obrigadas a fazer recall.

Christian Gomes
Christian Gomes
8 anos atrás

Isso não cola. Essa declaração da Pirelli não tem sentido. Trata-se de uma tentativa de colocar a culpa em quem não tem nada a ver com isso.

Por falar em culpa, Bernie Ecclestone não tem nada a dizer? Esqueceram que a idéia estúpida de utilizar pneus farofa é dele? Bem que é verdade mesmo: todos os chefes de equipes morrem de medo dele. Enquanto isso, pilotos foram prejudicados e correram o risco de se envolver em acidentes mais sérios em Silverstone.

Assim como muitos, eu amo Fórmula 1, não deixo de assistir uma corrida, mas reconheço que outras categorias (como a Le Mans, por exemplo) são muito mais competitivas e emocionante. O segredo disso é que não existe viadagem de asa móvel e pneus com alto grau de desgaste. Lá, o que manda é o que também deveria mandar na Fórmula 1: tecnologia. De lá saem maravilhas que no futuro acabam equipando carros de passeio.

A Fórmula 1 era assim também, criava coisas maravilhosas e úteis, tinha disputas autenticas, sem artificialidades, mas agora sucumbiu à porra dos pneus e asa móvel.

eraldo.a
eraldo.a
8 anos atrás

A F1 não tem circuito oval, então faz sentido ter pneu direito e esquerdo? Se sim, será que mecânicos experientes, sabendo da diferença, se enganariam?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  eraldo.a
8 anos atrás

Até pneu de kart tem o sentido certo de rodagem. E gastam mais do lado de dentro por causa do peso do kart e do piloto. Em se tratando de kart, para os pneus traseiros não existem soluções pois trabalham ambos em eixo único. Para os dianteiros soluciona-se com a cambagem correta.

Se a cambagem for errada, em qualquer automóvel de corrida ou não (do kart à F1), dependendo se para o lado positivo ou negativo, o desgaste vai para o outro lado, ou vai piorar o desgaste do mesmo lado, ou se for excessivo o erro fatalmente o pneu vai estourar de um ou de outro lado.

Os clientes que dão as cartas para a Pirelli são a FIA e aFOM, não fazendo sentido dizer que ela deveria ter ouvido os pilotos.

Aquela quina de zebra postada aqui no blog compromete pneus de qualquer veículo leve e mais ainda os de carros de corrida.

Os pilotos e equipes realmente tiram pentelhésimos para ganhar. Faz parte do esporte. Mas se se considerar quatro treinos e a corrida no domingo teremos o uso de no mínimo uns 600 pneus, dos quais 4 estouraram passando em quina de zebra, com cambagem errada, pressão errada e invertidos. Isso dá 0,066% o que também são pentelhésimos, convenhamos.

É óbvio que houveram erros, mas quem não considera todas as nuances que circundaram a bagaceira e simplesmente pegam a Pirelli como bode expiatório está fazendo o mesmo jogo do Bernie e definitivamente não merece ser levado a sério.

Abs.

Fernando Passos
8 anos atrás

Não sou gênio algum, porém na hora do 2° estouro de pneu, do Massa, virei pro meu pai e disse: “Tem que ver se a culpa é do pneu mesmo… Os caras usam pressão abaixo do mínimo e devem abusar na cambagem…” ai meu pai, que não é nenhum Einstein, disse: “Tem algo errado com a pista… Massa e Hamilton atacam demais as zebras e justo os deles estouraram no mesmo traseiro esquerdo!”, logo depois aconteceu a mesma coisa com Peres que também ataca demais as zebras…

Upc
Upc
Reply to  Fernando Passos
8 anos atrás

A família trabalha na Pirelli ?

Fernando Passos
Reply to  Upc
8 anos atrás

Não… pneus só temos na barriga e no meu carro… Só somos atentos à F1 e o automobilismo há anos…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Fernando Passos
8 anos atrás

Perfeito, Fernando.

roxxonvaldez
roxxonvaldez
Reply to  Fernando Passos
8 anos atrás

pois é, vamos fazer uma pista sem zebras. só assim a pirelli vai manter a sua sinecura na F-1.

Luis
Luis
8 anos atrás

Impressionante que a Pirelli já terá pneus feitos em kevlar já para este final de semana.

Tevez
Tevez
Reply to  Luis
8 anos atrás

vdde

Sanzio
Sanzio
8 anos atrás

A Pirelli está apenas entregando o que lhe foi encomendado.
O problema é que é difícil fazer um pneu tão desgastante mas que ao mesmo tempo seja imune a furos. E sem os dados das equipes, a situação só piora.

hendrix
hendrix
8 anos atrás

Postado Hoje, 01:41 AM

depois de perguntar o q vc está comendo….
vê se eu entendi certo?

Durante o GP da Grã-Bretanha de 2013, Bernie Ecclestone brinca com o Rubens Barrichello sobre os protestos no Brasil:

“You shouldn’t be here, but instead of protesting” – Bernie Ecclestone brinca o todo poderoso.

rubens e sua eterna cara de ………., desconversa

“But we aren’t protesting today e bla, bla, bla…” – Rubens

“You should be in the protest” – Bernie Ecclestone

TAPA NA CARA NO PÉ DE CHINA. tio bernie é foda. I ♥ u

borradinho com medo de falar algo q o patrão o repreenda depois… desconversa

“Haha, ele é sempre brincalhão e tals…” – Rubens, cara de …., Barrichello.

só q…. titio bernie, rubinho é arregado, uns dos principais atos do protesto é contra o patão dele e sua sócia no brazil

peidou e só falou a pergunta depois q a cabine autorizou.

e ficaram os 2 na pista com cara de bunda. 2 bundões.
pior foi o ajudante de pista dele falar q tio bernie iria vir pro brazil no final do ano, de onde ele tirou isso?

há, do grande premio no brasil, cara sagáz.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qRyhbbhdykQ

Barrichello em “O que você tá comendo aí”.
http://www.youtube.c…h?v=Gqe06kWsiZY

Claudio Luccisano
Claudio Luccisano
8 anos atrás

Quando vc vai a uma loja escolher um pneu para seu carro, deseja que ele seja durável e confiável.
Pois bem, ai vc assiste a uma corrida de F1 e vê pneus de uma determinada marca se desmancharem como gelatina e estourarem com a fragilidade de bexigas de festa infantil.
Será que este tipo de “publicidade” para a marca não pode ser um tremendo tiro no pé ?? Afinal, existe uma leva de consumidores de pneus que está se formando assistindo a um verdadeiro festival de falta de qualidade e confiabilidade de seu produto.
Não sou marketeiro e talvez por isso não entenda muito bem essas coisas…enfim.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Claudio Luccisano
8 anos atrás

Também acho que tem gente que possa misturar as duas situações, mas eu acho uma tremenda falta de bom senso. Uma coisa são os pneus feitos para o comércio (que devem apresentar durabilidade e confiança) e outra são os pneus feitos para competição, em especial para os F-1, onde a exigência dos pneus é outra (principalmente quanto a durabilidade). Claro que devem ser sempre confiáveis, independente de para que serão usados, mas temos de nos lembrar que os pneus foram feitos assim (para durarem pouco) porque assim foi solicitado a Pirelli.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Giovani Jardim
8 anos atrás

Uma empresa que põe em risco vida de terceiros a mando de um louco senil não merece a minima confiança e credibilidade.
Não passa de uma empresa sem Ética e Dignidade.Mesmo que supostamente você seja um bom funcionário desta empresa , de maneira nenhuma mudara minha opinião,

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  luiz alberto
8 anos atrás

O problema é julgarem antecipadamente e ser ter conhecimento de causa. Então já esta definitivamente comprovado que o problema foi na construção dos pneus? Se esta, confesso que eu não li.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Giovani Jardim
8 anos atrás

Perfeito.
Em sentido contrário vi gente comprando S10 0km por R$50 mil porque a S10 ganhou o Rali dos Sertões. Só não avaliavam que cada um dos 8 amortecedores da S10 do Rali custa R$9 mil, totalizando R$72 mil. Só aqui paga-se a S10 de rua e sobram R$22 mil. Os pneus da S10 do Rali sequer cabem na caixa de roda da S10 de rua. O motor da S10 do Rali é canadense, de 6 cil, e faz 250km/h na areia. A de rua mal chega aos 140km/h… E por aí vai.
O erro é crasssssssssso!!!!
Abs.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

Que?

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
8 anos atrás

A F-1 está chata e artificial. Aperta-se botões para ultrapassar. Os pneus são muito díspares em termos de desempenho quando novos e após poucas voltas. Uma palhaçada. E no ano quem o novo regulamento estará mais ridículo, patético e babaca ainda. Pontos na carteira… que viadagem…

Rony
Rony
8 anos atrás

O que esses manés (pilotos) tem que correr com o carro, ainda mais num autódromo??? Tem que andar devagar, assim o pneu dura a corrida inteira e não há risco de estourar, sequer furar… Sou a favor de mudança: Introdução de cruzamentos, semáforos e até lombadas para reduzir a velocidade desses loucos…
Ah esses fazedores de borrachas pretas, redondas com um furo no meio devem estar de sacanagem!!! Usar pneu errado em uma competição onde o que mais se quer é velocidade e aderência???
Por muito menos a Michelin não deixou os carros que usavam seus compostos correr em Indianapolis! Coincidência ou não, na Estoque alguns pneus estouram de vez em quando…
Acho que já passou da hora de trocar de fornecedor e não vou passar de 50km/h com meu carro até trocar os pneus…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

OK… também podemos pensar que se a Pirelli fizesse pneus mais “normais” as equipes não precisariam exagerar em “cambagens excessivas”… ou “calibragem agressiva”… vale a pena lembrar que durante a prova o radio da Red Bull alertou o Vettel que a pressão dos pneus havia sido alterada.

Não mudo de opinião… acho que a Pirelli “errou a mão” nos pneus… pediram tantas coisas para Ela que Ela acabou fazendo merda… para mim tudo é muito mais simples do que todos os lamentos, justificativas e bla, bla, blas que lemos por aí.

Imperador

Wolfpack
Wolfpack
8 anos atrás

Excelente resposta dos compostos tostines, porém a farelada continua nas pistas, sujando tudo com material pouco degradável.

Macario
Macario
8 anos atrás

Gostei da resposta da Pirelli, faz todo o sentido. As equipes fazem experiências por conta própria e mantêm tudo no tradicional sigilo da categoria, o que deixa a Pirelli vendida. O que me causa estranheza é as pessoas continuarem fazendo comparações indevidas com outras épocas e fabricantes. Será que ainda não está claro que os pneus não são resistentes por causa da Fia? Quem realmente acompanha corridas sabe que a Pirelli tem expertise mais do que suficiente para produzir pneus duráveis. Basta a FIA pedir.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Macario
8 anos atrás

Mais um funcionário se manifestando talvez com medo de perde emprego.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  luiz alberto
8 anos atrás

Mais dois funcionários manifestando. Eu.

Leandro
Leandro
8 anos atrás

Vou reproduzir o texto na integra em italiano:
mimimimimimimimi pneus mimimimimimimim. mimimimimi mimimimi. mimimimimi mimi mim zebras mimimmimi catso mimi mimimimi mimimimi mimimim pneus.

Peixe
Peixe
8 anos atrás

E você (assim como eu), durante a corrida de Mônaco, tirando sarro do Rubinho, quando ele falava:

“Salvar pneus.”

Coitados dos pneus agora…

Quem poderá salva-los?

João Carrieri
João Carrieri
Reply to  Peixe
8 anos atrás

Hahaha! Boa essa!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Peixe
8 anos atrás

O Chapolin Colorado ???….

sergio sjcampos
sergio sjcampos
8 anos atrás

será que o rubinho tbem usava o pneu invertido?….

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  sergio sjcampos
8 anos atrás

Não:ele usava o câmbio invertido.

Nelson
Nelson
Reply to  luiz alberto
8 anos atrás

Boa Luiz

Professor tiozão da Formula 1
Professor tiozão da Formula 1
8 anos atrás

Estou achando que o problema do Felipe Massa com os pneus era justamente isso! Minhas buscas na net resultaram nas seguinte Informações:

1: O rodízio de pneu pode ser benéfico de várias maneiras.
2: Quando feito nos momentos recomendados, pode preservar a digiribilidade de forma equilibrada, tração e até mesmo o desgaste do pneu.
3: Sugestão, que o rodízio dos pneus sejam feitos no máximo a cada 350 Km, ou a cada grande prêmio!

Legenda dos pneus:

FD-Frente lado Direito
FE-Frente lado Esquerdo
TD-Traseiro lado Direito
TE-Traseiro lado Esquerdo
ST-Estepe(ficam vários no boxes)

O resto é com o Felipe Massa, se vira meu filho…

Murilo C
Murilo C
Reply to  Professor tiozão da Formula 1
8 anos atrás

“dirigibilidade”

É o filho do Tite por aqui…

roxxonvaldez
roxxonvaldez
Reply to  Professor tiozão da Formula 1
8 anos atrás

rodizio de pneus a la carte.

Thierry Boutsen
Thierry Boutsen
8 anos atrás

Esse tipo de incidente só queima o filme da Pirelli; o que a Michelin tinha de durável e a Goodyear e a Bridgestone tinham de competitivos, a Pirelli tem de degradável. Dessa forma qualquer motorista pensa duas vezes antes de comprar essa marca de pneus.

luciano
luciano
Reply to  Thierry Boutsen
8 anos atrás

Pior q tinha um corte num dos pneus do Vettel e os caras da fábrica da Red Bull falou q era da zebra e tb pra aumentar a pressão.

http://www.google.com/imgres?um=1&sa=N&hl=en&biw=1097&bih=545&tbm=isch&tbnid=TKyN9hV5lLFBkM:&imgrefurlcomment image&w=960&h=540&ei=QVPTUaLSCYzD4AOTs4GgBA&zoom=1&ved=1t:3588,r:79,s:0,i:398&iact=rc&page=7&tbnh=168&tbnw=281&start=68&ndsp=14&tx=178&ty=106

Victor
Victor
Reply to  Thierry Boutsen
8 anos atrás

Não faz sentido nenhum essa afirmação. Na F-1 a Pirelli faz pneus que se desgastam ativamente por uma corrida mais interessante, isso é óbvio. E, pelo o que parece, as equipes decidiram fazer merda por si próprias e depois foram chorar para a mamãe FIA quando a merda, previsivelmente, deu merda.

O objetivo do fabricante único de pneus na F-1 não é fazer pneus que durem para sempre, pela óbvia chatice que isso seria, mas colocar mais uma variável no jogo. Acredito que a Pirelli esteja fazendo justamente isso.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Victor
8 anos atrás

Concordo 100%, é muita insensatez alguém comparar os pneus destinados ao comércio aos destinados a competição.

Jonas
Jonas
Reply to  Giovani Jardim
8 anos atrás

E pq o contrário não é insensato? Comprar carros e etc. dessas empresas pq são fodões na F1? Como se os produtos fabricados por elas para os mercado fossem fodões tb?

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Jonas
8 anos atrás

Não é por isso não. Não da para comparar o desgaste de um pneu feito para competição com um feito para comércio, como para carros de passeio por exemplo. A finalidade de cada um é completamente diferente.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Giovani Jardim
8 anos atrás

Funcionários querendo promoção. Formiga e puxa saco em todo lugar se acha!

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  luiz alberto
8 anos atrás

Não, não trabalho para a Pirelli. Meu carro inclusive usa, atualmente, pneus Michelin.

Alberto Arantes
Alberto Arantes
Reply to  Victor
8 anos atrás

Nenhum fabricante de pneu vai fazer um pneu com o objetivo de se desgastar. É ruim para a marca. A Pirelli produz um pneu competitivo mas não consegue fazer um durável.