Blog do Flavio Gomes
F-1

RICARDÃO

SÃO PAULO (carta marcada) – A Red Bull confirmou agora há pouco Ricciardo como substituto de Webber para o ano que vem. Esperado, depois que esfriaram as conversas meio sem sentido com Raikkonen. E justifica a existência da Toro Rosso, de certa forma. A questão é: ele ou Vergne? Aos números. Em 2012, Vergne fez […]

Daniel-Ricciardo-ImageSÃO PAULO (carta marcada) – A Red Bull confirmou agora há pouco Ricciardo como substituto de Webber para o ano que vem. Esperado, depois que esfriaram as conversas meio sem sentido com Raikkonen. E justifica a existência da Toro Rosso, de certa forma.

A questão é: ele ou Vergne?

Aos números. Em 2012, Vergne fez 16 pontos, contra 10 de Ricciardo. Neste ano, o francês tem 13 pontos, contra 12 do australiano. Isso não seria o suficiente para Vergne ser o escolhido?

Talvez a explicação venha do desempenho de ambos em classificações, cada vez mais importantes para a turma da ponta, onde Ricciardo vai correr agora.

Em 2012, a posição média de largada de Daniel foi 14,7° no grid, contra 16,9° de Jean-Éric. No placar, 15 x 5 para Ricciardo, que teve um 6° como melhor posição de largada, contra um 11° do colega.

Neste ano, o placar aponta 7 x 4 para Ricciardo, posição média 10,8°, diante de 13,6° de Vergne. A melhor do escolhido: 5°. A melhor do preterido: 7°. No geral, em pouco mais de uma temporada e meia, está 22 x 9 para Ricardão.

Explicado?