RICARDÃO

Daniel-Ricciardo-ImageSÃO PAULO (carta marcada) – A Red Bull confirmou agora há pouco Ricciardo como substituto de Webber para o ano que vem. Esperado, depois que esfriaram as conversas meio sem sentido com Raikkonen. E justifica a existência da Toro Rosso, de certa forma.

A questão é: ele ou Vergne?

Aos números. Em 2012, Vergne fez 16 pontos, contra 10 de Ricciardo. Neste ano, o francês tem 13 pontos, contra 12 do australiano. Isso não seria o suficiente para Vergne ser o escolhido?

Talvez a explicação venha do desempenho de ambos em classificações, cada vez mais importantes para a turma da ponta, onde Ricciardo vai correr agora.

Em 2012, a posição média de largada de Daniel foi 14,7° no grid, contra 16,9° de Jean-Éric. No placar, 15 x 5 para Ricciardo, que teve um 6° como melhor posição de largada, contra um 11° do colega.

Neste ano, o placar aponta 7 x 4 para Ricciardo, posição média 10,8°, diante de 13,6° de Vergne. A melhor do escolhido: 5°. A melhor do preterido: 7°. No geral, em pouco mais de uma temporada e meia, está 22 x 9 para Ricardão.

Explicado?

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Ricciardo já chegou na RedBull dizendo ser um bundão. Brincadeiras à parte, boa sorte ao garoto. Depois do Vettel, ele foi o piloto que mais foi lapidado pela RedBull, alguns testes, HRT, Toro Rosso e agora a rbr. Não é bobo o garoto, melhor que o Webber, que larga pior que minha vó! Mas nunca fez nada de extraordinário, assim como Buemi, Alguersuari e Vergne não fizeram. Deve ter contado bastante a nacionalidade australiana…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Deve ter contado bastante a incapacidade de superar Vettel…

Jr.
Jr.
10 anos atrás

Será sombra de Vettel….

Agora quanto a matéria. Sou chato. Mas, que confusão para identificar o que escreveu. Primeiro identifica os pilotos pelo sobrenome, depois sem mencionar quem é quem, identifica pela nacionalidade e por último, sem saber identificar novamente, cita pelo nome. Ou é 8 ou 80!

Bjdogordo

Márcio Vilarinho Amaral
Márcio Vilarinho Amaral
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Normalmente, quem entra num blog de um tema específico entende daquele tema.

Jr.
Jr.
Reply to  Márcio Vilarinho Amaral
10 anos atrás

Essa resposta já era esperada, quase um auto-reply, rsrs

Entendo de F1 e de automobilismo, mas nem por isso tenho todos os nomes e nacionalidades na ponta da língua. Para as equipes de ponta é mole, para aquelas um pouco menos populares, não são todos que sabem de nacionalidade e primeiro nome.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Convenhamos que a alternância é necessária pra evitar “daniel, vergne… daniel e vergne… foi aí que daniel e vergne…”

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
10 anos atrás

Flávio;

Mas esta matemática ela não está estranha?

Não importa quem larga na frente, MAS SIM QUEM CHEGA NA FRENTE? Correto?

A menos que haja certa confusão na matemática, ainda acho que 2 + 2 são 4.

Se adotaram esta matemática então acredito que a probabilidade de levarem uma “naba” nesta escolha é grande!!!

Bem medrosos eles não!!!!

Mello
Mello
10 anos atrás

Ou seja, é simplesmente quem aparece mais na foto. Lembro do início da história do Webber na Jaguar quando ele colocava aquele carro sofrível nas primeiras filas. Por isso, ele ficou tanto tempo na Red Bull. Sabia colocar o carro na foto… até a chegada de Vettel.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

No fim, o que fica é que o V8tt8l tem voz ativa na Red Bull.

Já o Alonso não apita nada na Ferrari. E nem apitou na Mercedes. Volta pra Renault, Briatonso!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

lol! Deve ser lunático, tem Alonso no post? Mercedes??

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Gostou da piada do bundão hein!

Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Olhe o lado bom, Allez: sobrou uma vaga na Toro para o teu ídolo…

Christian Gomes
Christian Gomes
10 anos atrás

Agora a vaga na STR será disputada entre Antonio Felix da Costa e Felipe Nasr. Segundo alguns, o português teria a preferência, mas importantes jornais europeus, que costumam acertar suas “previsões”, confirmam que o brasileiro tem muitas chances devido à sua impressionante constância em sua temporada na GP2 e a força dos patrocínios que o acompanham, apesar de ainda não ter vencido nenhuma corrida, fato que certamente aumentaria seu favoritismo ao campeonato e também na disputa pela segunda vaga aberta na STR.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

Pela lógica sobe o Félix.

Mas nesse caso a lógica está fadada ao fracasso. O portuga é rápido mas ainda tem que amadurecer. Mas dos pilotos amparados pela RedBull nas categorias de base é o menos pior.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Explicou mas não convenceu 100%, para complementar:
Ricciardo tem mais dinheiro que Vergne.

Dyego
Dyego
10 anos atrás

E Nasr na Toro ano que vem…
Regado a muitos milhões de Reais do BB!

Rafael Vieira
10 anos atrás

Não esqueça também da nacionalidade do piloto, pois os interesses Australianos nos acordos comerciais entre equipe e piloto é mais facilmente transferido, da mesma forma que foi Mika e Kimi na McLaren.

Ricardo Braga
Ricardo Braga
10 anos atrás

Se o Nasr for campeão da Gp2, acho que essa vaga da STR cai no colo dele, uma vez que o Felix da Costa é muito inconstante e não faz uma boa temporada na World Series. Mas o cara é piloto da academia Red Bull e pode contar isso a seu favor. Já o Nasr tem patrocinios do Banco do Brasil e da Sky, uma vez que a OGX já era por o Eike Batista está ficando pobre. Sei não, mas acho que o Nasr ficará com essa vaga por está mais maduro e ter um empresário competentíssimo que é o Steve Robertson e que só trabalha com ele (Nasr) e Kimi Raikkonen atualmente. Esperar para ver, pois o Helmut Marko já procurou o Nasr no passado e foi rejeitado por este!

Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Flávio, simples: Ricciardo sempre foi dominante nas categoria de base. Isso já pesou a seu favor. Para somar, o desempenho em corrida sempre foi muito sólido, ainda que sem resultados acima da média. Para mim, se for pelo racha com Vergne, era barbada.

Se ele vai ser vencedor, é outro papo. Mas que ele parece mais preparado e digno da vaga, isso pra mim e claro.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Concordo. O Vergne parece ter lampejos em que apresenta mais velocidade bruta que o companheiro, mas se resume a isso. em geral é apagado.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

EM RESUMO , O GRID VAI FICAR IGUAL A 2013, A NOVIDADE SERA O SEGUNDO
DA TORO ROSSO, NADA MAIS.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Esse também não iria dar certo:

http://grandepremio.com.br/f1/noticias/buemi-admite-que-nao-foi-facil-ser-preterido-pela-red-bull-na-hora-da-escolha-do-substituto-de-webber

Sebastian & Sebastian.

Aí só faltava chamar o Luan Santana para chefe de equipe.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Pra ser sincero também não vejo porque o Buémi não foi se quer cogitado. A única explicação plausível é o fato financeiro, porque pra mim ele dá surra de pau na atual dupla da STR.

charles
charles
10 anos atrás

Gostaria de ver a reação do espanhol ‘el chorón’, ao saber que um garoto, nem tão excepcional assim irá assumir o melhor cockpit da F1.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Acho que quem sai da Ferrari é Alonso.
Como filhinho mimado, sai de casa, descobre que o mundo não gira em torno dele, não aguenta o tranco e volta pra casa da mamãe: a Lotus/Renault. Já fez isso uma vez, quando saiu da McLaren.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
10 anos atrás

A vida definitivamente não é justa. Normal.
Imagine o Messi barrando a contratação de Neymar no Barcelona e a equipe concordando que realmente é melhor jogar com ele e mais um bando de cabeças-de-bagre. Imagine um time dizendo que tem um zagueiro bom e que embora existam verdadeiros craques no mercado não vai contratar porque “um terreiro não comporta dois galos”. E em seguida contrata um zagueiro meia-boca da base para justificar a própria existência desta. Imaginem o Messi condicionando à sua renovação com o Barcelona à manutenção do Pepe Guardiola no time (aliás o Guardiola já foi há tempos e está mandando bem no Bayern München) e o Messi fez mais três gols ontem.
Realmente, nada disso acontece no futebol? Exatamente assim não, mas o Mano Menezes, aquele poste sem luz continua no Flamengo, tomando goleada do Corintians porque joga sem um meio-campo, e preterindo o Adryan cuja especialidade é jogar no meio de campo.
Kimi se arrastando numa Lotus, Alonso rastejando numa Ferrari, Hamilton fazendo milagres numa Mercedes e, no Barcelona, quero dizer, na Red Bull Vettel e Ricciardo. Realmente vida não é justa. Normal.
Boa sorte, Ricciardo. Uma força superior decidiu que é assim, então assim será.
Tomara que você ganhe pelo menos dinheiro, porque você é o esportista que não lutará por vitórias embora tenha em mãos todos os elementos para fazê-lo. Não se importe.Troféus não pagam as contas ao final do mês. Todos nós trabalhamos por dinheiro, porque você também não pode fazê-lo, não é verdade? Só não conte com a minha torcida (isso faz uma diferença… vc não imagina).
Vou continuar vivendo dos milagres que Alonso e Kimi, às vezes Hamilton e Rosberg, fazem em alguns finais de semana. Esses sim, contam com minha admiração e torcida. E isso faz uma diferença… vc não imagina…
Abs.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

Perfeito!!
Sem mais.
Zé Maria

charles
charles
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

Depressão detectada!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  charles
10 anos atrás

Total.

Alemão
Alemão
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

Concordo plenamente…Alonso, Kimi , Hamilton e as vezes o Rosberg dão o show…o Vettel não faz mais que a obrigação, pois tem um “canhão” nas mãos e o Webber, já está em final de carreira, sem “pegada”!! Massa está ridículo…como diz o Riccardo, no final do dia os chefes querem resultados e não explicações e nisso o Massa é o melhor…em dar explicações! O adversário do Massa é o Grojean!

Vinicius
Vinicius
Reply to  Alemão
10 anos atrás

A obrigação de um piloto de ponta é VENCER.

sempre.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

repetindo o mesmo comentário,Anselmo?

tsc,tsc…

Chora,Anselmo,o sucesso de Vettel é algo que lhe corroí a alma e o fígado.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Vettel & Vergne, ia dar uma confusão de nomes da zorra.

Parece nome de dupla sertaneja alemã.

Em todo caso: Chupa Allonzo!!!

Rafael Rego
Rafael Rego
10 anos atrás

Sei lá o que acho da contratação. Vamos ver o que ele faz com um carro bom nas mãos.
Boa sorte pra ele.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Rafael Rego
10 anos atrás

Eu acho um salto muito grande no momento. Vai precisar se dedicar nos testes pré-temporada pra se entrosar com o time e pegar a manha do Tourão. A diferença de equipamento é sensível.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

faltou uma explicação

é Australiano como Webber, aposto que o aposentado ajudou nisso!

Fernando Melo
Fernando Melo
10 anos atrás

“Ricciardo? Uau!” [BUTTON, 2013]

Ricardo
Ricardo
Reply to  Fernando Melo
10 anos atrás

Eu ia dizer isto! O real motivo foi este UAU do Button.

Paulo Pinto
10 anos atrás

Chorem Alonsitas! O sonho do espanhol acabou… e ainda pode encarar o pesadelo do Iceman.

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

O cara tá tremendo mesmo!!! rsrsrsrs

Dominicalli, seu fim está próximo!!!!!! hahahahahahahaha

Ricardo Cérbero
Ricardo Cérbero
10 anos atrás

Vamos ver agora se o Ricciardo vai ser inteligente e esperto o suficiente para se aproveitar desta situação, mesmo que ele esteja lá somente para ser coadjuvante. Se dentro das limitações que lhe serão impostas, ele atender as expectativas e fazer um pouco mais, garante o futuro na categoria nos próximos 10 anos e ganha status em outras equipes de ponta, ou até na própria RBR. Agora, se for para lá para ser 2º piloto “profissional”, para ficar engordando, ficar “putinho” diante da mídia quando for obrigado a cumprir ordens e garantir o seu futuro financeiro, será mais uma chicane ambulante na categoria nos próximos anos, e que vai ficar cornetando a categoria quando sair dela.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Ricardo Cérbero
10 anos atrás

se for esperto,Ricciardo se garante por muito tempo na Red Bull,é só não chiar e fazer beicinho com a condição de 2o piloto da Red Bull e nem tornar sua insatisfação publica,a fim de jogar sua equipe conta a opinião publica,coisa que Webber adora fazer.

Victor
Victor
10 anos atrás

Uma pena que as duplas de F1 sejam montadas dessa forma (um para correr, outro para não atrapalhar). Saudades de quando as equipes alinhavam a melhor dupla possível. Esse garoto Colgate vai ser um belo de um flop.

Tiago
Tiago
10 anos atrás

Acho que a vaga já era dele desde o teste com os novos pneus em Abu Dhabi, no final de 2010, quando andou de Red Bull e fez tempo mais de 1,2s melhor que o pole, Vettel. Tudo bem, eram pneus diferentes, mas andou bem mais rápido! Mas em 2011, com “os mesmos” pneus, ainda assim Vettel ficou há 0,379s do tempo do Ricciardo no final de 2010. Rápido em uma volta o cabra realmente é, só que os pontos mesmo só vêm no domingo, não na classificação…

Vinicius
Vinicius
10 anos atrás

Não, é uma boa explicação no meu ponto de vista, afinal o Kimi e o Alonso fazem milagres na sua regularidade de pista, não na classificação.
Claro que se Alonso e Kimi fizessem melhores classificações estariam mais próximos no campeonato, mas acho regularidade mais importante que classificação, além do mais o Ricciardo, tem meio ano a mais de F1 que o Vergne, o que pode ser uma desculpa para o Vergne não se dar tão bem na classificação.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Vinicius
10 anos atrás

Cara, tenho certeza que os dois já estão tirando 101% dos carros que tem.

Gilson Leite
Gilson Leite
10 anos atrás

Flávio, quem te passou todos esses dados foi o Luciano Burti?

Rodrigo Deliberali Timbó
Rodrigo Deliberali Timbó
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Hahahahaha!
Desculpa não resisti!

Nelson
Nelson
Reply to  Rodrigo Deliberali Timbó
10 anos atrás

O leite azedou !!!

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
Reply to  Nelson
10 anos atrás

vixe….

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Gilson Leite
10 anos atrás

Não…Tá mais com cara de ter sido o Barrichello ou aquele passarinho verde amigo do Galvão.

André Camara
André Camara
Reply to  Gilson Leite
10 anos atrás

não pude deixar de rir…kkkkkkkkkkk

Wagner Campos
Wagner Campos
10 anos atrás

E agora, vai rolar Nasr na Toro Rosso?

Coisinha
Coisinha
Reply to  Wagner Campos
10 anos atrás

Não, Antonio Felix, que é da escolinha da Red Bull….

A não ser que a Globo pare de chamar a Red Bull de RBR :-)

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Coisinha
10 anos atrás

Já até imagino o Didi, em um escritório na suíça, enfiando a foto do Nasr em um triturador de papel enquanto exclama “É REDBULL PORRA!” huahuahahua

Fabio de Deus
Fabio de Deus
10 anos atrás

Ainda acho que o Alguersuari era melhor do que estes dois aí…

Head Boo
Head Boo
Reply to  Fabio de Deus
10 anos atrás

Também tenho essa impressão…

O Alguersuari era bem novinho (acho que o mais jovem da história) quando estreou, se bobear deve ter a mesma idade dos atuais. E era mais agressivo. Mas nada muito diferente; tirando o Vettel, o resto que passou pela Toro Rosso não arrancou suspiros de ninguém.

O Ricciardo causou boa impressão no primeiro teste com a Red Bull, depois da última corrida de 2010, salvo engano, em Abu Dhabi. Ele teria andado no mesmo ritmo do Vettel dias antes, mas eram testes de pneus, provavelmente compostos diferentes, nunca se sabe com quanta gasolina, etc etc etc… Esse teste o levou a ser funcionário dos energéticos, embora tenha sido emprestado para a HRT pra ganhar rodagem.

Talvez ele seja mais interessante para o Vettel do que o Vergne justamente porque consegue melhores posições de largada, mas tende a cair ao longo dos GP’s. Faria bom papel de escudeiro para o alemão, segurando o resto do pelotão. Vergne é o contrário, e poderia incomodar um pouco mais nas corridas, largando mais atrás, mas avançando.

Ricaçoaço1
Ricaçoaço1
Reply to  Fabio de Deus
10 anos atrás

Falou e disse tudo meu caro!

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Mais um leão de treino australiano.

Carlos
Carlos
10 anos atrás

natural, lógico e esperado…mas sinceramente nada de mais. Após todos esses anos como satélite da Red Bull o único piloto que realmente justificou a existência da Toro Rosso foi o próprio Vettel. No mais, nenhuma grande exibição dos pilotos que por lá passaram. Aliás, a própria equipe não é lá essas coisas. Prometeu muito mas hoje se arrasta pelo grid. Assim, até para justifica sua existência a Red Bull vai de Ricciardo. E como diria o bardo, muito barulho por nada, acredito que o ano que vem começará como esse ano terminará, pelo menos no que se refere aos pilotos. Tudo como dantes….

Matteoni
Matteoni
Reply to  Carlos
10 anos atrás

E mesmo que fosse só o V8tt8l já não teria sido suficiente?

Gustavo Leite
Gustavo Leite
10 anos atrás

Ricardão é um cara muito sortudo, ele tem talento, mas não fez nada de diferente de Alguersuari ou Buemi, e olha que esses tiveram resultados um pouco melhores, e o cara agora vai pra red bull, ficar com o melhor carro. Pelo menos, abre uma possível vaga pra Nasr na Toro Rosso, apesar de achar que essa vaga será de Antônio Félix da Costa.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Gustavo Leite
10 anos atrás

Quem?

Douglas
Douglas
10 anos atrás

Nunca emocionou ninguém na Toro Rosso, mas como precisavam de alguém com o número 2 estampado na testa, ele se encaixou melhor pro cargo. Não acho que ele seja melhor que o Webber.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Douglas
10 anos atrás

E precisava?

Nelson
Nelson
Reply to  Douglas
10 anos atrás

Mas não é mesmo, pode ser que com uns 2 anos a mais …

Eltontoptec
Eltontoptec
10 anos atrás

Má vá…. …agora, depois de anunciado, parece até injusto afirmar isso, mas os caras da Red Bull será que pensaram de fato em causar perturbação à sua maior estrela, ou melhor, à maior estrela da F1 em atividade? Raikkonen, e principalmente Alonso na Red Bull? Faria sentido? A resposta veio do Helmut galo cego, e eu, particularmente, não acreditava em outra possibilidade, que não esta que foi comunicada. Desejo sorte pro Ricardão, ele vai precisar.

Robson Leandro
Robson Leandro
10 anos atrás

Ou seja: Ricciardo é o segundo piloto “cuspido e escarrado”. Precisa ser alguém que some pontos e não que seja agressivo, ultrapasse e vai pra cima (caso do Vergne). E que não venham ano que vem com aquela bobagem de que na Red Bull (que é uma das equipes mais legais da F1, depois da Lotus), não rola jogo de equipe e que a disputa é aberta.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Robson Leandro
10 anos atrás

se bem que não acho o Vergne uma ameaça pro Vettel,mas Ricciardo provavelmente aceitaria sem chiar e fazer beicinho a condição de 2o piloto.

Vinicius
Vinicius
10 anos atrás

Tem outra: Ricciardo em tese seria menos ofensivo e ameaçador a Vettel do que Vergne.

willian
willian
10 anos atrás

ou seja, tudo indica que ricciardo vai pra red bull ser escudeiro de vettel.

Alemão
Alemão
10 anos atrás

Parabéns ao Riccardo, se bem que eu preferia o Kimi! Tomara que o Kimi corra com o Alonso na Ferrari!! Seria a melhor dupla dos últimos tempos! Se o Massa continuar, não vou entender mais nada…seria por pura politicagem e interesses comerciais, pois seu desempenho está um fiasco!! Flávio…mudando de assunto, este prêmio que o Massa recebeu foi com 5 anos de atraso? Por sua carreira até 2008??… porque depois disso o cara só comeu poeira, além de comemorar um quarto lugar e um terceiro!!