MENU

segunda-feira, 2 de setembro de 2013 - 17:35F-1

RICARDÃO

Daniel-Ricciardo-ImageSÃO PAULO (carta marcada) – A Red Bull confirmou agora há pouco Ricciardo como substituto de Webber para o ano que vem. Esperado, depois que esfriaram as conversas meio sem sentido com Raikkonen. E justifica a existência da Toro Rosso, de certa forma.

A questão é: ele ou Vergne?

Aos números. Em 2012, Vergne fez 16 pontos, contra 10 de Ricciardo. Neste ano, o francês tem 13 pontos, contra 12 do australiano. Isso não seria o suficiente para Vergne ser o escolhido?

Talvez a explicação venha do desempenho de ambos em classificações, cada vez mais importantes para a turma da ponta, onde Ricciardo vai correr agora.

Em 2012, a posição média de largada de Daniel foi 14,7° no grid, contra 16,9° de Jean-Éric. No placar, 15 x 5 para Ricciardo, que teve um 6° como melhor posição de largada, contra um 11° do colega.

Neste ano, o placar aponta 7 x 4 para Ricciardo, posição média 10,8°, diante de 13,6° de Vergne. A melhor do escolhido: 5°. A melhor do preterido: 7°. No geral, em pouco mais de uma temporada e meia, está 22 x 9 para Ricardão.

Explicado?

73 comentários

  1. Allez Alonso! disse:

    Ricciardo já chegou na RedBull dizendo ser um bundão. Brincadeiras à parte, boa sorte ao garoto. Depois do Vettel, ele foi o piloto que mais foi lapidado pela RedBull, alguns testes, HRT, Toro Rosso e agora a rbr. Não é bobo o garoto, melhor que o Webber, que larga pior que minha vó! Mas nunca fez nada de extraordinário, assim como Buemi, Alguersuari e Vergne não fizeram. Deve ter contado bastante a nacionalidade australiana…

  2. Jr. disse:

    Será sombra de Vettel….

    Agora quanto a matéria. Sou chato. Mas, que confusão para identificar o que escreveu. Primeiro identifica os pilotos pelo sobrenome, depois sem mencionar quem é quem, identifica pela nacionalidade e por último, sem saber identificar novamente, cita pelo nome. Ou é 8 ou 80!

    Bjdogordo

  3. PHILIPE SPEED disse:

    Flávio;

    Mas esta matemática ela não está estranha?

    Não importa quem larga na frente, MAS SIM QUEM CHEGA NA FRENTE? Correto?

    A menos que haja certa confusão na matemática, ainda acho que 2 + 2 são 4.

    Se adotaram esta matemática então acredito que a probabilidade de levarem uma “naba” nesta escolha é grande!!!

    Bem medrosos eles não!!!!

  4. Mello disse:

    Ou seja, é simplesmente quem aparece mais na foto. Lembro do início da história do Webber na Jaguar quando ele colocava aquele carro sofrível nas primeiras filas. Por isso, ele ficou tanto tempo na Red Bull. Sabia colocar o carro na foto… até a chegada de Vettel.

  5. Matteoni disse:

    No fim, o que fica é que o V8tt8l tem voz ativa na Red Bull.

    Já o Alonso não apita nada na Ferrari. E nem apitou na Mercedes. Volta pra Renault, Briatonso!

  6. Christian Gomes disse:

    Agora a vaga na STR será disputada entre Antonio Felix da Costa e Felipe Nasr. Segundo alguns, o português teria a preferência, mas importantes jornais europeus, que costumam acertar suas “previsões”, confirmam que o brasileiro tem muitas chances devido à sua impressionante constância em sua temporada na GP2 e a força dos patrocínios que o acompanham, apesar de ainda não ter vencido nenhuma corrida, fato que certamente aumentaria seu favoritismo ao campeonato e também na disputa pela segunda vaga aberta na STR.

    • Luiz Ronaldo disse:

      Pela lógica sobe o Félix.

      Mas nesse caso a lógica está fadada ao fracasso. O portuga é rápido mas ainda tem que amadurecer. Mas dos pilotos amparados pela RedBull nas categorias de base é o menos pior.

  7. Rodrigo disse:

    Explicou mas não convenceu 100%, para complementar:
    Ricciardo tem mais dinheiro que Vergne.

  8. Dyego disse:

    E Nasr na Toro ano que vem…
    Regado a muitos milhões de Reais do BB!

  9. Rafael Vieira disse:

    Não esqueça também da nacionalidade do piloto, pois os interesses Australianos nos acordos comerciais entre equipe e piloto é mais facilmente transferido, da mesma forma que foi Mika e Kimi na McLaren.

  10. Ricardo Braga disse:

    Se o Nasr for campeão da Gp2, acho que essa vaga da STR cai no colo dele, uma vez que o Felix da Costa é muito inconstante e não faz uma boa temporada na World Series. Mas o cara é piloto da academia Red Bull e pode contar isso a seu favor. Já o Nasr tem patrocinios do Banco do Brasil e da Sky, uma vez que a OGX já era por o Eike Batista está ficando pobre. Sei não, mas acho que o Nasr ficará com essa vaga por está mais maduro e ter um empresário competentíssimo que é o Steve Robertson e que só trabalha com ele (Nasr) e Kimi Raikkonen atualmente. Esperar para ver, pois o Helmut Marko já procurou o Nasr no passado e foi rejeitado por este!

  11. Flávio, simples: Ricciardo sempre foi dominante nas categoria de base. Isso já pesou a seu favor. Para somar, o desempenho em corrida sempre foi muito sólido, ainda que sem resultados acima da média. Para mim, se for pelo racha com Vergne, era barbada.

    Se ele vai ser vencedor, é outro papo. Mas que ele parece mais preparado e digno da vaga, isso pra mim e claro.

  12. Celio Ferreira disse:

    EM RESUMO , O GRID VAI FICAR IGUAL A 2013, A NOVIDADE SERA O SEGUNDO
    DA TORO ROSSO, NADA MAIS.

  13. Matteoni disse:

    Esse também não iria dar certo:

    http://grandepremio.com.br/f1/noticias/buemi-admite-que-nao-foi-facil-ser-preterido-pela-red-bull-na-hora-da-escolha-do-substituto-de-webber

    Sebastian & Sebastian.

    Aí só faltava chamar o Luan Santana para chefe de equipe.

  14. charles disse:

    Gostaria de ver a reação do espanhol ‘el chorón’, ao saber que um garoto, nem tão excepcional assim irá assumir o melhor cockpit da F1.

  15. Mauricio disse:

    Acho que quem sai da Ferrari é Alonso.
    Como filhinho mimado, sai de casa, descobre que o mundo não gira em torno dele, não aguenta o tranco e volta pra casa da mamãe: a Lotus/Renault. Já fez isso uma vez, quando saiu da McLaren.

  16. Anselmo Coyote disse:

    A vida definitivamente não é justa. Normal.
    Imagine o Messi barrando a contratação de Neymar no Barcelona e a equipe concordando que realmente é melhor jogar com ele e mais um bando de cabeças-de-bagre. Imagine um time dizendo que tem um zagueiro bom e que embora existam verdadeiros craques no mercado não vai contratar porque “um terreiro não comporta dois galos”. E em seguida contrata um zagueiro meia-boca da base para justificar a própria existência desta. Imaginem o Messi condicionando à sua renovação com o Barcelona à manutenção do Pepe Guardiola no time (aliás o Guardiola já foi há tempos e está mandando bem no Bayern München) e o Messi fez mais três gols ontem.
    Realmente, nada disso acontece no futebol? Exatamente assim não, mas o Mano Menezes, aquele poste sem luz continua no Flamengo, tomando goleada do Corintians porque joga sem um meio-campo, e preterindo o Adryan cuja especialidade é jogar no meio de campo.
    Kimi se arrastando numa Lotus, Alonso rastejando numa Ferrari, Hamilton fazendo milagres numa Mercedes e, no Barcelona, quero dizer, na Red Bull Vettel e Ricciardo. Realmente vida não é justa. Normal.
    Boa sorte, Ricciardo. Uma força superior decidiu que é assim, então assim será.
    Tomara que você ganhe pelo menos dinheiro, porque você é o esportista que não lutará por vitórias embora tenha em mãos todos os elementos para fazê-lo. Não se importe.Troféus não pagam as contas ao final do mês. Todos nós trabalhamos por dinheiro, porque você também não pode fazê-lo, não é verdade? Só não conte com a minha torcida (isso faz uma diferença… vc não imagina).
    Vou continuar vivendo dos milagres que Alonso e Kimi, às vezes Hamilton e Rosberg, fazem em alguns finais de semana. Esses sim, contam com minha admiração e torcida. E isso faz uma diferença… vc não imagina…
    Abs.

  17. Matteoni disse:

    Vettel & Vergne, ia dar uma confusão de nomes da zorra.

    Parece nome de dupla sertaneja alemã.

    Em todo caso: Chupa Allonzo!!!

  18. Rafael Rego disse:

    Sei lá o que acho da contratação. Vamos ver o que ele faz com um carro bom nas mãos.
    Boa sorte pra ele.

  19. Rafael Chinini disse:

    faltou uma explicação

    é Australiano como Webber, aposto que o aposentado ajudou nisso!

  20. Fernando Melo disse:

    “Ricciardo? Uau!” [BUTTON, 2013]

  21. Paulo Pinto disse:

    Chorem Alonsitas! O sonho do espanhol acabou… e ainda pode encarar o pesadelo do Iceman.

  22. Ricardo Cérbero disse:

    Vamos ver agora se o Ricciardo vai ser inteligente e esperto o suficiente para se aproveitar desta situação, mesmo que ele esteja lá somente para ser coadjuvante. Se dentro das limitações que lhe serão impostas, ele atender as expectativas e fazer um pouco mais, garante o futuro na categoria nos próximos 10 anos e ganha status em outras equipes de ponta, ou até na própria RBR. Agora, se for para lá para ser 2º piloto “profissional”, para ficar engordando, ficar “putinho” diante da mídia quando for obrigado a cumprir ordens e garantir o seu futuro financeiro, será mais uma chicane ambulante na categoria nos próximos anos, e que vai ficar cornetando a categoria quando sair dela.

    • Vinicius disse:

      se for esperto,Ricciardo se garante por muito tempo na Red Bull,é só não chiar e fazer beicinho com a condição de 2o piloto da Red Bull e nem tornar sua insatisfação publica,a fim de jogar sua equipe conta a opinião publica,coisa que Webber adora fazer.

  23. Victor disse:

    Uma pena que as duplas de F1 sejam montadas dessa forma (um para correr, outro para não atrapalhar). Saudades de quando as equipes alinhavam a melhor dupla possível. Esse garoto Colgate vai ser um belo de um flop.

  24. Tiago disse:

    Acho que a vaga já era dele desde o teste com os novos pneus em Abu Dhabi, no final de 2010, quando andou de Red Bull e fez tempo mais de 1,2s melhor que o pole, Vettel. Tudo bem, eram pneus diferentes, mas andou bem mais rápido! Mas em 2011, com “os mesmos” pneus, ainda assim Vettel ficou há 0,379s do tempo do Ricciardo no final de 2010. Rápido em uma volta o cabra realmente é, só que os pontos mesmo só vêm no domingo, não na classificação…

  25. Vinicius disse:

    Não, é uma boa explicação no meu ponto de vista, afinal o Kimi e o Alonso fazem milagres na sua regularidade de pista, não na classificação.
    Claro que se Alonso e Kimi fizessem melhores classificações estariam mais próximos no campeonato, mas acho regularidade mais importante que classificação, além do mais o Ricciardo, tem meio ano a mais de F1 que o Vergne, o que pode ser uma desculpa para o Vergne não se dar tão bem na classificação.

  26. Gilson Leite disse:

    Flávio, quem te passou todos esses dados foi o Luciano Burti?

  27. Wagner Campos disse:

    E agora, vai rolar Nasr na Toro Rosso?

  28. Fabio de Deus disse:

    Ainda acho que o Alguersuari era melhor do que estes dois aí…

    • Head Boo disse:

      Também tenho essa impressão…

      O Alguersuari era bem novinho (acho que o mais jovem da história) quando estreou, se bobear deve ter a mesma idade dos atuais. E era mais agressivo. Mas nada muito diferente; tirando o Vettel, o resto que passou pela Toro Rosso não arrancou suspiros de ninguém.

      O Ricciardo causou boa impressão no primeiro teste com a Red Bull, depois da última corrida de 2010, salvo engano, em Abu Dhabi. Ele teria andado no mesmo ritmo do Vettel dias antes, mas eram testes de pneus, provavelmente compostos diferentes, nunca se sabe com quanta gasolina, etc etc etc… Esse teste o levou a ser funcionário dos energéticos, embora tenha sido emprestado para a HRT pra ganhar rodagem.

      Talvez ele seja mais interessante para o Vettel do que o Vergne justamente porque consegue melhores posições de largada, mas tende a cair ao longo dos GP’s. Faria bom papel de escudeiro para o alemão, segurando o resto do pelotão. Vergne é o contrário, e poderia incomodar um pouco mais nas corridas, largando mais atrás, mas avançando.

    • Ricaçoaço1 disse:

      Falou e disse tudo meu caro!

  29. Oi? disse:

    Mais um leão de treino australiano.

  30. Carlos disse:

    natural, lógico e esperado…mas sinceramente nada de mais. Após todos esses anos como satélite da Red Bull o único piloto que realmente justificou a existência da Toro Rosso foi o próprio Vettel. No mais, nenhuma grande exibição dos pilotos que por lá passaram. Aliás, a própria equipe não é lá essas coisas. Prometeu muito mas hoje se arrasta pelo grid. Assim, até para justifica sua existência a Red Bull vai de Ricciardo. E como diria o bardo, muito barulho por nada, acredito que o ano que vem começará como esse ano terminará, pelo menos no que se refere aos pilotos. Tudo como dantes….

  31. Gustavo Leite disse:

    Ricardão é um cara muito sortudo, ele tem talento, mas não fez nada de diferente de Alguersuari ou Buemi, e olha que esses tiveram resultados um pouco melhores, e o cara agora vai pra red bull, ficar com o melhor carro. Pelo menos, abre uma possível vaga pra Nasr na Toro Rosso, apesar de achar que essa vaga será de Antônio Félix da Costa.

  32. Douglas disse:

    Nunca emocionou ninguém na Toro Rosso, mas como precisavam de alguém com o número 2 estampado na testa, ele se encaixou melhor pro cargo. Não acho que ele seja melhor que o Webber.

  33. Eltontoptec disse:

    Má vá…. …agora, depois de anunciado, parece até injusto afirmar isso, mas os caras da Red Bull será que pensaram de fato em causar perturbação à sua maior estrela, ou melhor, à maior estrela da F1 em atividade? Raikkonen, e principalmente Alonso na Red Bull? Faria sentido? A resposta veio do Helmut galo cego, e eu, particularmente, não acreditava em outra possibilidade, que não esta que foi comunicada. Desejo sorte pro Ricardão, ele vai precisar.

  34. Robson Leandro disse:

    Ou seja: Ricciardo é o segundo piloto “cuspido e escarrado”. Precisa ser alguém que some pontos e não que seja agressivo, ultrapasse e vai pra cima (caso do Vergne). E que não venham ano que vem com aquela bobagem de que na Red Bull (que é uma das equipes mais legais da F1, depois da Lotus), não rola jogo de equipe e que a disputa é aberta.

  35. Vinicius disse:

    Tem outra: Ricciardo em tese seria menos ofensivo e ameaçador a Vettel do que Vergne.

  36. willian disse:

    ou seja, tudo indica que ricciardo vai pra red bull ser escudeiro de vettel.

  37. Alemão disse:

    Parabéns ao Riccardo, se bem que eu preferia o Kimi! Tomara que o Kimi corra com o Alonso na Ferrari!! Seria a melhor dupla dos últimos tempos! Se o Massa continuar, não vou entender mais nada…seria por pura politicagem e interesses comerciais, pois seu desempenho está um fiasco!! Flávio…mudando de assunto, este prêmio que o Massa recebeu foi com 5 anos de atraso? Por sua carreira até 2008??… porque depois disso o cara só comeu poeira, além de comemorar um quarto lugar e um terceiro!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *