Blog do Flavio Gomes
F-1

FANTASMA

SÃO PAULO (eterno, pelo jeito…) – Vira e mexe alguém fala sobre o acidente que matou Senna em 1994. No ano que vem serão muitos, 20 anos de Imola, aquela coisa toda. Mas nem sempre Adrian Newey, projetista daquele carro da Williams, toca no assunto. Como tocou, nesta entrevista à BBC, é sempre bom ouvir […]

SÃO PAULO (eterno, pelo jeito…) – Vira e mexe alguém fala sobre o acidente que matou Senna em 1994. No ano que vem serão muitos, 20 anos de Imola, aquela coisa toda. Mas nem sempre Adrian Newey, projetista daquele carro da Williams, toca no assunto. Como tocou, nesta entrevista à BBC, é sempre bom ouvir o que ele tem a dizer.

Há quem acredite que a Williams é a única que sabe exatamente o que aconteceu. Algumas pessoas lá dentro, apenas, e Newey seria uma delas. Pode ser. Pode ser que seja um segredo que jamais será revelado. Mas pode ser, também, que a causa da batida tenha sido mesmo a quebra da coluna de direção, como apontam quase todos os estudos.

Newey, no entanto, não tem tanta certeza assim. E acha que pode ter sido uma escapada de traseira do carro com tentativa de correção pelo piloto, dinâmica muito comum de acidentes em ovais — Adrian conhece bem ovais e comportamento de carros da Indy de antigamente, já trabalhou lá.

Acreditando que ele não sabe o que aconteceu, e que portanto não está escondendo nada, é opinião que deve ser levada em conta.