Blog do Flavio Gomes
#69

DE NÚMEROS E PILOTOS

SÃO PAULO (gosto) – Boa notícia, essa de que a F-1 estuda a possibilidade de permitir que os pilotos escolham seus números no Mundial, e a numeração deixe de seguir a classificação do ano anterior. Essa coisa começou em 1996, creio, e desde então o piloto campeão leva o #1 para sua equipe (mesmo que […]

SÃO PAULO (gosto) – Boa notícia, essa de que a F-1 estuda a possibilidade de permitir que os pilotos escolham seus números no Mundial, e a numeração deixe de seguir a classificação do ano anterior. Essa coisa começou em 1996, creio, e desde então o piloto campeão leva o #1 para sua equipe (mesmo que mude de time) e a sequência reflete o resultado do campeonato anterior entre os Construtores.

Assim, acabaram as tradicionais duplas 3/4 (Tyrrell), 11/12 (Lotus, creio), 27/28 (Ferrari) etc. Na verdade, até onde me lembro, na F-1 moderna as equipes é que tinham seus números preferidos, e não os pilotos — diferentemente do que acontece na MotoGP, em que cada motoqueiro escolhe o seu, e é por isso que Valentino é #46 desde sempre, e os outros não vou lembrar de cabeça; Indy e Nascar também têm o hábito.

Vocês se recordam de números que marcaram pilotos e/ou equipes? Na F-1 ou fora dela? No automobilismo brasileiro eu vou lembrar alguns: o #10 do Marinho, o #7 dos Fittipaldi (e #77 também), o #2 do Moco, o #44 do Cyro Caires, o #18 do Camillo Christopharo, o #96 do Flavio, o #69 do Gomes…

Vamos lá, desfilem seu conhecimento e façam suas listas de números que, só de olhar, fazem vocês lembrarem de algum carro ou de algum ás do volante. E se essa bagaça passar, quem você acha que, na F-1, vai usar qual número no ano que vem, se puder escolher?

Escolhi uma foto a esmo, só para ilustrar o post.