DE NÚMEROS E PILOTOS

SÃO PAULO (gosto) – Boa notícia, essa de que a F-1 estuda a possibilidade de permitir que os pilotos escolham seus números no Mundial, e a numeração deixe de seguir a classificação do ano anterior. Essa coisa começou em 1996, creio, e desde então o piloto campeão leva o #1 para sua equipe (mesmo que mude de time) e a sequência reflete o resultado do campeonato anterior entre os Construtores.

Assim, acabaram as tradicionais duplas 3/4 (Tyrrell), 11/12 (Lotus, creio), 27/28 (Ferrari) etc. Na verdade, até onde me lembro, na F-1 moderna as equipes é que tinham seus números preferidos, e não os pilotos — diferentemente do que acontece na MotoGP, em que cada motoqueiro escolhe o seu, e é por isso que Valentino é #46 desde sempre, e os outros não vou lembrar de cabeça; Indy e Nascar também têm o hábito.

Vocês se recordam de números que marcaram pilotos e/ou equipes? Na F-1 ou fora dela? No automobilismo brasileiro eu vou lembrar alguns: o #10 do Marinho, o #7 dos Fittipaldi (e #77 também), o #2 do Moco, o #44 do Cyro Caires, o #18 do Camillo Christopharo, o #96 do Flavio, o #69 do Gomes…

Vamos lá, desfilem seu conhecimento e façam suas listas de números que, só de olhar, fazem vocês lembrarem de algum carro ou de algum ás do volante. E se essa bagaça passar, quem você acha que, na F-1, vai usar qual número no ano que vem, se puder escolher?

Escolhi uma foto a esmo, só para ilustrar o post.

camiseta7

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clay
Clay
10 anos atrás

17 do Ingo
26 e 353 do Clay (não o Regazzoni…)

Paulo Pinto
10 anos atrás

Descobri (finalmente) porque Schumacher é o número 1 nos campeonatos, com 7 títulos, tendo corrido, a cada título, com o carro número 1.

É cabalístico: 1 7 1.

Luc Monteiro
10 anos atrás

O 66 do Luc Monteiro, claro, como não?

sandro
sandro
10 anos atrás

0 – Damon Hill

Nelson
Nelson
10 anos atrás

O opala 21 do melhor piloto mineiro: Toninho da Mata

Eduardo Aranha
Eduardo Aranha
10 anos atrás

Inesquecível: 18 Camilo!

antonio seabra
antonio seabra
10 anos atrás

Gilles Villeneuve – 12 e 27

Valentino Rossi – 46 – Acho que esse sim é o numero mais emblematico, mais conectado a um determinado piloto. Mais até do que na NASCAR>

Bird Clemente – 22
Ciro – 44

Mark Donohue – 6 e 66. E as vezes o 16

Claudio La7
Claudio La7
10 anos atrás

Ninguém lembrou ainda do 42 do Leonel Friedrich?

Jose Brabham
Jose Brabham
10 anos atrás

Falaram muito aqui do Red Five (inclusive eu), mas me lembro muito bem, que quando Piquet foi para a Williams, que ostentava os nos. 5 e 6, Nélson (considerando-se o primeiro piloto), disse “com esse número, já comecei com sorte!” – referindo-se ao “5” com o qual ele foi campeão as duas vezes até então (1981 e 1983). Quando os carros foram apresentados quem tinha era o 5 era Mansell…

Mello
Mello
10 anos atrás

Havia também o famoso “Red Five” da Williams (Nigel Mansell). Eu acho que seria mais interessante adotar a numeração por antiguidade das equipes. Assim a Ferrari ficaria com 3 e 4, a McLaren com 5 e 6, a Williams com 7 e 8, etc. O 1 e o 2 ficariam como sempre.

wpc
wpc
10 anos atrás

99 – GREG MOORE !! Ele usava desde o Kart e categorias de base.

Que alias, após sua morte, a CART indisponibilizou este número em homenagem ao Greg. Será que na atual Indycar isso permanece?

Antonio
Antonio
Reply to  wpc
10 anos atrás

Não, porque existe a equipe do ex-piloto Sam Schmidt que usa eventualmente o 99. Era o número que ele usava quando se acidentou no circuito oval de Disneyworld em 2000 e ficou paraplégico, encerrando carreira. Depois disso fundou a sua equipe na IRL que usa o número 99 eventualmente.

wpc
wpc
Reply to  Antonio
10 anos atrás

valeu pela info.

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Alguns numeros que me lembram muito alguem são da NASCAR, mas fica a referencia aki:

42 – Montoya (Agora vai pra Indy ne)
48 – Jimmie Johnson
24 – Jeff Gordon
18 – Kyle Busch
20 – Tony Stweart (Agora quem usa eh o Joey Logano, mas Tony eternizou)
3 – Dale Earnhardt (pai, esse é lenda por la)

Ricardo
Ricardo
Reply to  Thiago
10 anos atrás

– Na NASCAR o #18 é mais associado ao Bobby Labonte que foi campeão com o #18 do que ao Kyle Busch.

– Kyle Busch correu um bom tempo com o #5 (sim, um dia ele já foi da Hendrick)

– O #3 hj venerado pelo “Intimidator” está com a familia Dillon (Austin usou na NNS e na Truck Series, e Ty usou na Truck Series) e há qm diga q volta a ser usando na Cup na temporada 2014

– Kevin Harvick usou o #29 por toda sua carreira na Cup.

– Junior Johnson ostentou por muito tempo o #48 q hj é do Hexacampeão

– Dale Earnhardt Jr. tem o #8 e dps o #88 como maiores associações.

– #14 hj de Tony Stewart é uma homenagem ao maior idolo do Smoke (e tb portador deste número) A.J. Foyt.

– Richard Petty, the King, para os americanos correu toda sua carreira do #43.

– Dale Earnhard não correu somente com o #3 como dizem. Por muito tempo ele emplacou o #2 tanto na Winston Cup quanto na Busch Series.

– Na Indy, Franchitti correu majoritariamente com o #10 que era de Montoya

– Tb na Indy, Ryan Briscoe sempre correu com o #6

leof1
leof1
10 anos atrás

Pensei nisso esses dias, minhas configurações numéricas:
1-2 vago
3-4: Mercedes seguindo a “arvore genealógica” da Tyrrel
5-6: Williams
7-8: McLaren
9-10: Sauber
12-12:Lotus
13-14: Vago
15-16: Red Bull
17-18: Toro Rosso
19-20: Force India
21-22: Marussia
25-26: Cateham
27-28: Ferrari

Ainnem Agon
Ainnem Agon
10 anos atrás

O #7 do Captain Falcon, o #76 da Rena Hayami

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

o Medley #9 do Losacco é inesquecível

Leonardo
Leonardo
10 anos atrás

se passar para o ano que vem o 24 vai ser de um certo piloto da Mercedes….

Fabio Farias
Fabio Farias
10 anos atrás

47-Luiz Pereira Bueno no Bino
11-Luiz Pereira Bueno após o acidente com o Cacaio, homenagem a ele que usava este N.
13- Flodoaldo Arouca.
22-Luiz Valente
35-Jan Balder
23-Piero Gancia
45-Marivaldo Fernandes
2-Moco
11-Roberto Galucci
2-Chico Landi
26-Jaime Silva
62- Tôco
48-Angi Munhoz
15-Eduardo Celidônio
88-Walter Hahn
66-Waldemyr Costa
84- Pedro Victor de Lamare
73- José Pedro Chateaubriand
46-Fabio Crespi
100-Ricardo Ashcar
22-Clóvis de Moraes
81-Ugo Galina
69-Olavo Pires
96-Norman Casari

Diego
Diego
10 anos atrás

#17 do Ingo Hoffman

valmir lopes
valmir lopes
10 anos atrás

puxando pela memória… de todos os pilotos conhecidos e desconhecidos do universo, o que me vem a memória é um tal de 69 de um tal de flavio gomes

marco Marinho "Nego"
marco Marinho "Nego"
10 anos atrás

Djalma Fogaça #72….inesquecivel !!!

Rogerio
Rogerio
10 anos atrás

No Brasil, os mais marcantes em minha opinião;

0 Caca
2 Amadeu Rodrigues/Paulo Quinan
5 Adalberto Jardim
17 Ingo
22 Paulão
26 Laercio Justino
42 Ayrton Senna (Kart. Era conhecido por 42 e nao pelo nome)

Na Stock sempre repetem os números, mas esses acima sempre usaram os mesmos, em todas as categorias que participam ou participaram.

Carlos Tavares
10 anos atrás

Ah, sobre os pilotos atuais, acho que Hamilton deveria usar o #12, pois é associado ao Senna, como ele. O #27, usado pelo Senna em 1990 e símbolo de arrojo, também lhe cairia bem.

Button, como é fã do Prost, poderia ser o #2 ou o #11;

Vettel, se algum dia parar de ser campeão e tiver que correr com outro número que não seja o #1, que use o #10, de craque.

Felipe Massa deveria adotar o #6, pois foi o número do Piquet na Williams, além de que foi no ano ’06 e com o #6 que ele ganhou suas primeiras corridas, inclusive sua maior vitória, Interlagos ’06. Ah, e também a sua primeira vitória, na Turquia ’06, foi conquistada no seu GP de número…66.

Alonso poderia adotar o #5, ano do seu primeiro título com a Renault, pra ver se tira a uruca.

E Kimi, deveria usar o #11 do James Hunt, ou o #0. Ou, se a Pirassununga achar viável, o #51. Uma boa idéia!

Jorge Diehl
Jorge Diehl
10 anos atrás

No dicionário Gomístico, “foto a esmo” significa foto muito bem escolhida após árduo trabalho de pesquisa e seleção…

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

O desmiolado Red Five!

Ricardo Passos
Ricardo Passos
10 anos atrás

64 – Átila Sippos
22 – Paulo Gomes
12- Fábio Sotto
5 – Adalberto Jardim

E aproveitando o ensejo, já que não tenho com quem falar a respeito… Que logo horrível esse novo da Stock CAR, concordam??

Carlos Tavares
10 anos atrás

Lembro de vários, mas o mais emblemático é o Red Five do Mansell.

Minha primeira lembrança da F1, é de 1982. Eu tinha 4 anos, e sentei ao lado do meu pai, que estava vendo um GP, não tenho idéia de qual era. Sentei e perguntei pra quem ele tava torcendo. Ele respondeu:

– Para o Nelson Piquet.

Eu, ainda sob o efeito da Copa e do ZIco, camisa 10, e ao ver os números dos carros, retruquei:

– Que número ele é?

Meu pai esperou aparecer a Brabham e mostrou:

– Número 1.

Na hora, eu não gostei. Achei que ele deveria ser o 10, como o Zico, e perguntei a razão do número 1. Meu pai disse, que era porque ele tinha sido campeão, e era o melhor.

Nunca mais parei de assistir.

Jefferson
Jefferson
10 anos atrás

O 48 do Jimmy Johnson e o 12 do eterno vice Will Power!!!

Martinho
Martinho
10 anos atrás

A audiência da F1 continuará caindo enquanto as equipes permanecerem dando ordens aos pilotos, determinando quem ganha a corrida. Não será um número que trará os espectadores de volta. A maior atração de algumas corridas nesse ano foi ver quem fazia o pit stop mais rápido. Daqui a pouco vão dar pontos para isso também.
Só falta mandar por um radar no fim das retas, ops, será que a FIA lê o blog?!

charles
charles
10 anos atrás

O Alonso foi quem mais usou e usará o nº 02. Kkkkkkk

charles
charles
10 anos atrás

93 – Marc Marques

Billy the Kid
Billy the Kid
10 anos atrás

Eu tbm acho que a numeração devia ser fixa,so muda com o campeão,sempre usando o 1. Eu nunca reparei muito mas so me lembro do 5 vermelho do Mansell e a brabham 8 do Piquet.

Antonius
Antonius
10 anos atrás

Obviamente vão limitar a “numerologia aí”, né? (Porque, se com dois algarismos já nem é possível ver,…….imagina com três ou mais algarismos……..aí zoa de vez!).
Conhecendo um pouco a F1,….vai ter patrocinador reclamando e, “fazendo o contrato valer” na hora de estampar o logo nos carros (Dá briga até na hora de colar o adesivo, se não esticar direito!).

– o 13 volta?
– e o 24, será que brasileiro usa? (Vai tomar esculacho com certeza! Povão não vai perdoar!).

Yuri Nehy
Yuri Nehy
10 anos atrás

O #11 do Tony Kanaan e o #3 do Cas Tro Ne Ves, na Indy, já viraram marcas registradas.

Me lembro muito do Michael Andretti com o Newman Haas #6, o Jimmy Vasser com o Target Chip Ganassi #10 e o Zanardi com o #4, e o Al Unser Jr. com o Penske #31.

Eder
Eder
10 anos atrás

7 ou 8 da Joest Racing.63 e 64 Corvette Racing. 16 e 17 Pescarolo.

Jairo S. Morais
Jairo S. Morais
10 anos atrás

Tem o #44 do Ayrton no Kart
O #11 do Barrichello
O #5 do Mansell e o #5 #6 da Williams.

Banana Joe
Banana Joe
10 anos atrás

O Rubinho devia ter usado o #70.
Cê tenta cê tenta cê tenta e ganhar que é bom nada…

Pro Rosberguinho o #60 por motivos óbvios.

marcos andre rj
marcos andre rj
10 anos atrás

72 djalma fogaça

9 xandy negrão

0 caca bueno

22 paulão gomes

12 fabinho sotto mayor

17 ingo

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

acho que oq mais lembro é 27 da ferrari e 12 do Senna

Norson Botrel
10 anos atrás

A Nascar faz isso desde sempre. Aliás, é uma categoria muito mais interessante que a F1 no momento atual: lá não precisa de asa móvel, kers, jogo de equipe e chuva artificial para ficar interessante a corrida.
De lá, marcaram época o #43 do Richard Petty, #3 do Dale Earnhardt, #6 do Mark Martin, #2 do Rusty Wallace (atualmente com Brad Keselowsky) e muitos outros.
Atualmente, chamam a atenção #48 do Jimmy Johnson, #24 do Jeff Gordon, #88 do Dale Earnhardt Jr., #14 do Tony Stewart, #43 da equipe de Richard Petty, #18 do Kyle Busch. Como a longevidade é enorme na categoria, fica uma relação mais duradoura com os fãs.

Nilton Marcelino
Nilton Marcelino
10 anos atrás

Essa idéia vai valer a pena se as equipes destacarem os números aumentando-os de tamanho, caso contrário, não vai pegar!
Eu, se fosse piloto escolheria o #5, por causa do Mach 5 (se existisse de verdade, seria o carro mais lindo do mundo) e das Brabham´s BT49-C (1981) e BT52-B (1983) do Piquet.
Seria bem legal ver a Lotus preta e dourada usando os tradicionais 11 e 12, a Mclaren 7 e 8, a Ferrari 27 e 28, Williams 5 e 6.
No caso da Caterham e Marussia os númerais serião: -1, -2 e -3, -4!

OZZMAIR
OZZMAIR
10 anos atrás

O GENIAL INGO COM O #17…

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

#12 do Senna na Lotus e Mc Laren MP4/4
Red 5 do Mansell

Roberto Martinez
Roberto Martinez
10 anos atrás

F1 seria mais fácil…então vai alguns, já excluindo os citados no Post:
22- Paulo Gomes
26- Affonso Giaffone
64-Átila Sipos
25- Pater
17- Ingo Hoffman
16 -Marcos Troncon
24-Maurício Chulan
11- Barrichello (Kart)
27 – Roberto Martinez rsrsrs

Antonio
Antonio
Reply to  Roberto Martinez
10 anos atrás

27 – André Santos
25 – Acosta
5 – Junior, Réver
10 – Zico, Roberto Dinamite, Rivelino, Pelé
12 – Marcos (São Marcos), Cássio
01- Rogério Ceni
16 – Jardel
15 – Zé Elias
13 – Zagalo
18 – Walter
20 – Deco, Marcos Assunção

Jonas Martins
Jonas Martins
10 anos atrás

Acredito que a relação piloto/número mais marcante do automobilismo foi a de Dale Earnhardt com o #3 na Nascar.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
10 anos atrás

Definitivamente o número que mais marcou foi o Red Five. A Lotus 12, por razões óbvias, também. Mas o Mansell andou com esses dois carros.

Maurício Filho
10 anos atrás

De todos os nº citados, o que eu mais gosto, é o do Mestre Ingo #17 !

Fabiano
Fabiano
10 anos atrás

Mas falando em automobilismo nacional, não tem como não lembrar do 99 sem associar a Paulo Hoerlle, nem o 10 do Walter Soldam, muito menos o 17 do Ingo, o 46 do João Ganso Santana e assim vai ….

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

O 22 de Paulo Gomes, na velha Stock

Mario Alves
Mario Alves
10 anos atrás

Lembro-me sempre do #17 com o Ingo Hoffmann; #5 (red five) do Nigel Mansell,

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Não gosto disso, pilotos hoje em dia são sem noção !!!