DE NÚMEROS E PILOTOS
SÃO PAULO (gosto) – Boa notícia, essa de que a F-1 estuda a possibilidade de permitir que os pilotos escolham seus números no Mundial, e a numeração deixe de seguir a classificação do ano anterior. Essa coisa começou em 1996, creio, e desde então o piloto campeão leva o #1 para sua equipe (mesmo que mude de time) e a sequência reflete o resultado do campeonato anterior entre os Construtores.
Assim, acabaram as tradicionais duplas 3/4 (Tyrrell), 11/12 (Lotus, creio), 27/28 (Ferrari) etc. Na verdade, até onde me lembro, na F-1 moderna as equipes é que tinham seus números preferidos, e não os pilotos — diferentemente do que acontece na MotoGP, em que cada motoqueiro escolhe o seu, e é por isso que Valentino é #46 desde sempre, e os outros não vou lembrar de cabeça; Indy e Nascar também têm o hábito.
Vocês se recordam de números que marcaram pilotos e/ou equipes? Na F-1 ou fora dela? No automobilismo brasileiro eu vou lembrar alguns: o #10 do Marinho, o #7 dos Fittipaldi (e #77 também), o #2 do Moco, o #44 do Cyro Caires, o #18 do Camillo Christopharo, o #96 do Flavio, o #69 do Gomes…
Vamos lá, desfilem seu conhecimento e façam suas listas de números que, só de olhar, fazem vocês lembrarem de algum carro ou de algum ás do volante. E se essa bagaça passar, quem você acha que, na F-1, vai usar qual número no ano que vem, se puder escolher?
Escolhi uma foto a esmo, só para ilustrar o post.
17 do Ingo
26 e 353 do Clay (não o Regazzoni…)
Descobri (finalmente) porque Schumacher é o número 1 nos campeonatos, com 7 títulos, tendo corrido, a cada título, com o carro número 1.
É cabalístico: 1 7 1.
O 66 do Luc Monteiro, claro, como não?
0 – Damon Hill
O opala 21 do melhor piloto mineiro: Toninho da Mata
Inesquecível: 18 Camilo!
Gilles Villeneuve – 12 e 27
Valentino Rossi – 46 – Acho que esse sim é o numero mais emblematico, mais conectado a um determinado piloto. Mais até do que na NASCAR>
Bird Clemente – 22
Ciro – 44
Mark Donohue – 6 e 66. E as vezes o 16
Ninguém lembrou ainda do 42 do Leonel Friedrich?
Falaram muito aqui do Red Five (inclusive eu), mas me lembro muito bem, que quando Piquet foi para a Williams, que ostentava os nos. 5 e 6, Nélson (considerando-se o primeiro piloto), disse “com esse número, já comecei com sorte!” – referindo-se ao “5” com o qual ele foi campeão as duas vezes até então (1981 e 1983). Quando os carros foram apresentados quem tinha era o 5 era Mansell…
Havia também o famoso “Red Five” da Williams (Nigel Mansell). Eu acho que seria mais interessante adotar a numeração por antiguidade das equipes. Assim a Ferrari ficaria com 3 e 4, a McLaren com 5 e 6, a Williams com 7 e 8, etc. O 1 e o 2 ficariam como sempre.
99 – GREG MOORE !! Ele usava desde o Kart e categorias de base.
Que alias, após sua morte, a CART indisponibilizou este número em homenagem ao Greg. Será que na atual Indycar isso permanece?
Não, porque existe a equipe do ex-piloto Sam Schmidt que usa eventualmente o 99. Era o número que ele usava quando se acidentou no circuito oval de Disneyworld em 2000 e ficou paraplégico, encerrando carreira. Depois disso fundou a sua equipe na IRL que usa o número 99 eventualmente.
valeu pela info.
Alguns numeros que me lembram muito alguem são da NASCAR, mas fica a referencia aki:
42 – Montoya (Agora vai pra Indy ne)
48 – Jimmie Johnson
24 – Jeff Gordon
18 – Kyle Busch
20 – Tony Stweart (Agora quem usa eh o Joey Logano, mas Tony eternizou)
3 – Dale Earnhardt (pai, esse é lenda por la)
– Na NASCAR o #18 é mais associado ao Bobby Labonte que foi campeão com o #18 do que ao Kyle Busch.
– Kyle Busch correu um bom tempo com o #5 (sim, um dia ele já foi da Hendrick)
– O #3 hj venerado pelo “Intimidator” está com a familia Dillon (Austin usou na NNS e na Truck Series, e Ty usou na Truck Series) e há qm diga q volta a ser usando na Cup na temporada 2014
– Kevin Harvick usou o #29 por toda sua carreira na Cup.
– Junior Johnson ostentou por muito tempo o #48 q hj é do Hexacampeão
– Dale Earnhardt Jr. tem o #8 e dps o #88 como maiores associações.
– #14 hj de Tony Stewart é uma homenagem ao maior idolo do Smoke (e tb portador deste número) A.J. Foyt.
– Richard Petty, the King, para os americanos correu toda sua carreira do #43.
– Dale Earnhard não correu somente com o #3 como dizem. Por muito tempo ele emplacou o #2 tanto na Winston Cup quanto na Busch Series.
– Na Indy, Franchitti correu majoritariamente com o #10 que era de Montoya
– Tb na Indy, Ryan Briscoe sempre correu com o #6
Pensei nisso esses dias, minhas configurações numéricas:
1-2 vago
3-4: Mercedes seguindo a “arvore genealógica” da Tyrrel
5-6: Williams
7-8: McLaren
9-10: Sauber
12-12:Lotus
13-14: Vago
15-16: Red Bull
17-18: Toro Rosso
19-20: Force India
21-22: Marussia
25-26: Cateham
27-28: Ferrari
O #7 do Captain Falcon, o #76 da Rena Hayami
o Medley #9 do Losacco é inesquecível
se passar para o ano que vem o 24 vai ser de um certo piloto da Mercedes….
47-Luiz Pereira Bueno no Bino
11-Luiz Pereira Bueno após o acidente com o Cacaio, homenagem a ele que usava este N.
13- Flodoaldo Arouca.
22-Luiz Valente
35-Jan Balder
23-Piero Gancia
45-Marivaldo Fernandes
2-Moco
11-Roberto Galucci
2-Chico Landi
26-Jaime Silva
62- Tôco
48-Angi Munhoz
15-Eduardo Celidônio
88-Walter Hahn
66-Waldemyr Costa
84- Pedro Victor de Lamare
73- José Pedro Chateaubriand
46-Fabio Crespi
100-Ricardo Ashcar
22-Clóvis de Moraes
81-Ugo Galina
69-Olavo Pires
96-Norman Casari
#17 do Ingo Hoffman
puxando pela memória… de todos os pilotos conhecidos e desconhecidos do universo, o que me vem a memória é um tal de 69 de um tal de flavio gomes
Djalma Fogaça #72….inesquecivel !!!
No Brasil, os mais marcantes em minha opinião;
0 Caca
2 Amadeu Rodrigues/Paulo Quinan
5 Adalberto Jardim
17 Ingo
22 Paulão
26 Laercio Justino
42 Ayrton Senna (Kart. Era conhecido por 42 e nao pelo nome)
Na Stock sempre repetem os números, mas esses acima sempre usaram os mesmos, em todas as categorias que participam ou participaram.
Ah, sobre os pilotos atuais, acho que Hamilton deveria usar o #12, pois é associado ao Senna, como ele. O #27, usado pelo Senna em 1990 e símbolo de arrojo, também lhe cairia bem.
Button, como é fã do Prost, poderia ser o #2 ou o #11;
Vettel, se algum dia parar de ser campeão e tiver que correr com outro número que não seja o #1, que use o #10, de craque.
Felipe Massa deveria adotar o #6, pois foi o número do Piquet na Williams, além de que foi no ano ’06 e com o #6 que ele ganhou suas primeiras corridas, inclusive sua maior vitória, Interlagos ’06. Ah, e também a sua primeira vitória, na Turquia ’06, foi conquistada no seu GP de número…66.
Alonso poderia adotar o #5, ano do seu primeiro título com a Renault, pra ver se tira a uruca.
E Kimi, deveria usar o #11 do James Hunt, ou o #0. Ou, se a Pirassununga achar viável, o #51. Uma boa idéia!
No dicionário Gomístico, “foto a esmo” significa foto muito bem escolhida após árduo trabalho de pesquisa e seleção…
O desmiolado Red Five!
64 – Átila Sippos
22 – Paulo Gomes
12- Fábio Sotto
5 – Adalberto Jardim
E aproveitando o ensejo, já que não tenho com quem falar a respeito… Que logo horrível esse novo da Stock CAR, concordam??
Lembro de vários, mas o mais emblemático é o Red Five do Mansell.
Minha primeira lembrança da F1, é de 1982. Eu tinha 4 anos, e sentei ao lado do meu pai, que estava vendo um GP, não tenho idéia de qual era. Sentei e perguntei pra quem ele tava torcendo. Ele respondeu:
– Para o Nelson Piquet.
Eu, ainda sob o efeito da Copa e do ZIco, camisa 10, e ao ver os números dos carros, retruquei:
– Que número ele é?
Meu pai esperou aparecer a Brabham e mostrou:
– Número 1.
Na hora, eu não gostei. Achei que ele deveria ser o 10, como o Zico, e perguntei a razão do número 1. Meu pai disse, que era porque ele tinha sido campeão, e era o melhor.
Nunca mais parei de assistir.
O 48 do Jimmy Johnson e o 12 do eterno vice Will Power!!!
A audiência da F1 continuará caindo enquanto as equipes permanecerem dando ordens aos pilotos, determinando quem ganha a corrida. Não será um número que trará os espectadores de volta. A maior atração de algumas corridas nesse ano foi ver quem fazia o pit stop mais rápido. Daqui a pouco vão dar pontos para isso também.
Só falta mandar por um radar no fim das retas, ops, será que a FIA lê o blog?!
O Alonso foi quem mais usou e usará o nº 02. Kkkkkkk
93 – Marc Marques
Eu tbm acho que a numeração devia ser fixa,so muda com o campeão,sempre usando o 1. Eu nunca reparei muito mas so me lembro do 5 vermelho do Mansell e a brabham 8 do Piquet.
Obviamente vão limitar a “numerologia aí”, né? (Porque, se com dois algarismos já nem é possível ver,…….imagina com três ou mais algarismos……..aí zoa de vez!).
Conhecendo um pouco a F1,….vai ter patrocinador reclamando e, “fazendo o contrato valer” na hora de estampar o logo nos carros (Dá briga até na hora de colar o adesivo, se não esticar direito!).
– o 13 volta?
– e o 24, será que brasileiro usa? (Vai tomar esculacho com certeza! Povão não vai perdoar!).
O #11 do Tony Kanaan e o #3 do Cas Tro Ne Ves, na Indy, já viraram marcas registradas.
Me lembro muito do Michael Andretti com o Newman Haas #6, o Jimmy Vasser com o Target Chip Ganassi #10 e o Zanardi com o #4, e o Al Unser Jr. com o Penske #31.
7 ou 8 da Joest Racing.63 e 64 Corvette Racing. 16 e 17 Pescarolo.
Tem o #44 do Ayrton no Kart
O #11 do Barrichello
O #5 do Mansell e o #5 #6 da Williams.
O Rubinho devia ter usado o #70.
Cê tenta cê tenta cê tenta e ganhar que é bom nada…
Pro Rosberguinho o #60 por motivos óbvios.
72 djalma fogaça
9 xandy negrão
0 caca bueno
22 paulão gomes
12 fabinho sotto mayor
17 ingo
acho que oq mais lembro é 27 da ferrari e 12 do Senna
A Nascar faz isso desde sempre. Aliás, é uma categoria muito mais interessante que a F1 no momento atual: lá não precisa de asa móvel, kers, jogo de equipe e chuva artificial para ficar interessante a corrida.
De lá, marcaram época o #43 do Richard Petty, #3 do Dale Earnhardt, #6 do Mark Martin, #2 do Rusty Wallace (atualmente com Brad Keselowsky) e muitos outros.
Atualmente, chamam a atenção #48 do Jimmy Johnson, #24 do Jeff Gordon, #88 do Dale Earnhardt Jr., #14 do Tony Stewart, #43 da equipe de Richard Petty, #18 do Kyle Busch. Como a longevidade é enorme na categoria, fica uma relação mais duradoura com os fãs.
Essa idéia vai valer a pena se as equipes destacarem os números aumentando-os de tamanho, caso contrário, não vai pegar!
Eu, se fosse piloto escolheria o #5, por causa do Mach 5 (se existisse de verdade, seria o carro mais lindo do mundo) e das Brabham´s BT49-C (1981) e BT52-B (1983) do Piquet.
Seria bem legal ver a Lotus preta e dourada usando os tradicionais 11 e 12, a Mclaren 7 e 8, a Ferrari 27 e 28, Williams 5 e 6.
No caso da Caterham e Marussia os númerais serião: -1, -2 e -3, -4!
O GENIAL INGO COM O #17…
#12 do Senna na Lotus e Mc Laren MP4/4
Red 5 do Mansell
F1 seria mais fácil…então vai alguns, já excluindo os citados no Post:
22- Paulo Gomes
26- Affonso Giaffone
64-Átila Sipos
25- Pater
17- Ingo Hoffman
16 -Marcos Troncon
24-Maurício Chulan
11- Barrichello (Kart)
27 – Roberto Martinez rsrsrs
27 – André Santos
25 – Acosta
5 – Junior, Réver
10 – Zico, Roberto Dinamite, Rivelino, Pelé
12 – Marcos (São Marcos), Cássio
01- Rogério Ceni
16 – Jardel
15 – Zé Elias
13 – Zagalo
18 – Walter
20 – Deco, Marcos Assunção
Acredito que a relação piloto/número mais marcante do automobilismo foi a de Dale Earnhardt com o #3 na Nascar.
Definitivamente o número que mais marcou foi o Red Five. A Lotus 12, por razões óbvias, também. Mas o Mansell andou com esses dois carros.
De todos os nº citados, o que eu mais gosto, é o do Mestre Ingo #17 !
Mas falando em automobilismo nacional, não tem como não lembrar do 99 sem associar a Paulo Hoerlle, nem o 10 do Walter Soldam, muito menos o 17 do Ingo, o 46 do João Ganso Santana e assim vai ….
O 22 de Paulo Gomes, na velha Stock
Lembro-me sempre do #17 com o Ingo Hoffmann; #5 (red five) do Nigel Mansell,
Não gosto disso, pilotos hoje em dia são sem noção !!!