Blog do Flavio Gomes
F-1

INTERNADAS (17)

SÃO PAULO (pra embrulhar peixe já não serve) – Acabou o primeiro treino do dia, último livre, desimpedido e sem censura do fim de semana. Com muita, mas muita mesmo, água na pista, Webber fez o melhor tempo, 1min27s891. Grojã, Kovalento, Sapattos, Heisenberg, Verme, Gutierros, Maldanado, Resta Um e Fútil fecharam os dez primeiros. Todo […]

nadas101SÃO PAULO (pra embrulhar peixe já não serve) – Acabou o primeiro treino do dia, último livre, desimpedido e sem censura do fim de semana. Com muita, mas muita mesmo, água na pista, Webber fez o melhor tempo, 1min27s891. Grojã, Kovalento, Sapattos, Heisenberg, Verme, Gutierros, Maldanado, Resta Um e Fútil fecharam os dez primeiros.

Todo mundo reclamou de aquaplanagem e das dificuldades para manter seus carros na pista. Fiquei com medo de que alguém estampasse no Café. Aquele trecho, no seco, não oferece risco algum a carros de F-1. Embora a curva jogue o carro para o lado de fora em direção ao muro, a aderência é enorme e só escapa ali quem tiver algum problema mecânico, tipo uma suspensão arrebentada, um pneu furado ou uma coceira na sola do pé.

Mas, na chuva, isso não vale tanto assim. Webber que o diga. Ele se lembra bem do acidente de 2003.

Felizmente ninguém estampou. Uma hora, achei que Vettel ia. Mas não foi. Quatro pilotos nem fecharam voltas: Rosberguinho, El Segundón, Massacrado e Bonitton. Preferiram ficar nos boxes, no seco.

Neste exato momento, não está chovendo e tem uns Fuscas com aerofólio dando umas voltas. Até as 14h, a pista não vai secar, mas pode ser que, se não cair mais nenhuma gota d’água, o Q2 e o Q3 já permitam arriscar um pneuzinho slick.

Vai ser divertido, em resumo, o treino que define o grid. Que não é treino, a gente usa mal esse termo, é classificação, mesmo. Sendo assim, a primeira frase lá no alto está errada, foi o último treino do fim de semana, não o primeiro do dia.

Usamos, há décadas, “treino oficial” para nomear a sessão que define as posições de largada, o que não é muito preciso, porque os outros treinos todos também são oficiais, não são clandestinos. E a classificação não é treino, é pra valer. Mas é um pouco culpa da F-1, que nos primórdios usava os termos “free practice” e “official practice” para distinguir os livres da classificação.

Enfim, isso não tem muita importância, foi só para encher linguiça.

Público: razoável no setor A, da reta dos boxes, pequeno no resto do circuito. Chuva demais, preços altos, F-1 nunca foi um negócio barato, e um certo desinteresse pela corrida, pelos carros e pela vida que acontece fora de um espertofone, de modo geral. Li hoje no jornal que a Globo perdeu 60% da audiência na F-1 nos últimos dez anos. Acho que isso está acontecendo, mesmo. Porque além de tudo, tem muito mais corrida de madrugada do que antes. Mas é isso, as pessoas não ligam muito mais para corridas, paciência.

No setor G, o mais popular e selvagem, eu diria que o primeiro gomo, perto da freada do Lago, tem uns 70% de lotação. Os outros três estão vazios. Eu disse “gomo”, não “gnomo”. Espero que compreendam “gomo” como sinônimo de “lance de arquibancada”. Ando me explicando muito ultimamente porque percebi que os mais jovens não entendem algumas expressões, o que me espanta porque quando eu era mais jovem entendia perfeitamente as expressões usadas pelos mais velhos.

Digo isso porque outro dia falei “bidu” para uma moça da comunidade que tinha adivinhado a resposta para uma pergunta despretensiosa e ela não entendeu.