INTERNADAS (17)

nadas101SÃO PAULO (pra embrulhar peixe já não serve) – Acabou o primeiro treino do dia, último livre, desimpedido e sem censura do fim de semana. Com muita, mas muita mesmo, água na pista, Webber fez o melhor tempo, 1min27s891. Grojã, Kovalento, Sapattos, Heisenberg, Verme, Gutierros, Maldanado, Resta Um e Fútil fecharam os dez primeiros.

Todo mundo reclamou de aquaplanagem e das dificuldades para manter seus carros na pista. Fiquei com medo de que alguém estampasse no Café. Aquele trecho, no seco, não oferece risco algum a carros de F-1. Embora a curva jogue o carro para o lado de fora em direção ao muro, a aderência é enorme e só escapa ali quem tiver algum problema mecânico, tipo uma suspensão arrebentada, um pneu furado ou uma coceira na sola do pé.

Mas, na chuva, isso não vale tanto assim. Webber que o diga. Ele se lembra bem do acidente de 2003.

Felizmente ninguém estampou. Uma hora, achei que Vettel ia. Mas não foi. Quatro pilotos nem fecharam voltas: Rosberguinho, El Segundón, Massacrado e Bonitton. Preferiram ficar nos boxes, no seco.

Neste exato momento, não está chovendo e tem uns Fuscas com aerofólio dando umas voltas. Até as 14h, a pista não vai secar, mas pode ser que, se não cair mais nenhuma gota d’água, o Q2 e o Q3 já permitam arriscar um pneuzinho slick.

Vai ser divertido, em resumo, o treino que define o grid. Que não é treino, a gente usa mal esse termo, é classificação, mesmo. Sendo assim, a primeira frase lá no alto está errada, foi o último treino do fim de semana, não o primeiro do dia.

Usamos, há décadas, “treino oficial” para nomear a sessão que define as posições de largada, o que não é muito preciso, porque os outros treinos todos também são oficiais, não são clandestinos. E a classificação não é treino, é pra valer. Mas é um pouco culpa da F-1, que nos primórdios usava os termos “free practice” e “official practice” para distinguir os livres da classificação.

Enfim, isso não tem muita importância, foi só para encher linguiça.

Público: razoável no setor A, da reta dos boxes, pequeno no resto do circuito. Chuva demais, preços altos, F-1 nunca foi um negócio barato, e um certo desinteresse pela corrida, pelos carros e pela vida que acontece fora de um espertofone, de modo geral. Li hoje no jornal que a Globo perdeu 60% da audiência na F-1 nos últimos dez anos. Acho que isso está acontecendo, mesmo. Porque além de tudo, tem muito mais corrida de madrugada do que antes. Mas é isso, as pessoas não ligam muito mais para corridas, paciência.

No setor G, o mais popular e selvagem, eu diria que o primeiro gomo, perto da freada do Lago, tem uns 70% de lotação. Os outros três estão vazios. Eu disse “gomo”, não “gnomo”. Espero que compreendam “gomo” como sinônimo de “lance de arquibancada”. Ando me explicando muito ultimamente porque percebi que os mais jovens não entendem algumas expressões, o que me espanta porque quando eu era mais jovem entendia perfeitamente as expressões usadas pelos mais velhos.

Digo isso porque outro dia falei “bidu” para uma moça da comunidade que tinha adivinhado a resposta para uma pergunta despretensiosa e ela não entendeu.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
10 anos atrás

Se falar então: PINEL E BEDEL ferrou tudo.

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

Que cartaz é esse!!!!!

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Pra limpar a bunda, de jeito nenhum.

alan
alan
10 anos atrás

Flavio Gomos!

Pra acompanhar a corrida bom mesmo e ficar em casa frente a uma telona de 51′, internet no livetiming e observando as fofocas do Flavio Gomos, porque no autodromo so se escuita o barulho e as contra-indicacoes sao muitas(fica dificil acompanhar o qye ta aconteceno na pista), a nao ser que voce tenha acesso ao boxes, mas ai e outro hestoria, interlagos e’ meio soda! e o galvao se borrou todo hojem, quer dizer, como sempre, o galvao tem uns dentes horriveis, dentes de cavalo, porque sera que ele nao se trata????? de osr reposrteres da globo tao cada veis mais parecidos com baratas tontas!!!! e aquela frescura do massa no braco do mecanico bigodudo……. ???? e o massa tirando foto como se fosse um visitante….. coisa de moleque……

Diego
Diego
10 anos atrás

Esse mercedão que andando por ai, já fez tempo pra pole?

NaRibriro
NaRibriro
10 anos atrás

Existe gomo de laranja, gomo da bunda, bala de gome e até Flavio Gomes!!!

Marcio Rezende
Marcio Rezende
10 anos atrás

Flavio, acho que as despedidas do Webber e do Massa estão afetando teu emocional…

guilherme
guilherme
10 anos atrás

Imaginei que a moça tivesse pensado quee você estava falando do cachorro do Franjinha, mas acho que isso também já não é tão vivo na memória dos jovens.

Bacaneli
Bacaneli
10 anos atrás

Pois é camarada Gomov,não precisa explicar nada,seus
são supimpas,do tempo do guaraná Caçulinha,da Crush,Tubaina,Ki-suco,Grapete,da paçoquinha de rolha,do doce
abóbora em forma de coração,do Manda-Chuva,Jambo e Ruivão,Bat-Fino,Hong Kong Fu,Cocotas e Motocas,Brasinhas do Espaço,Jonny Quest,etc… Tempos que não voltam mais…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Posso estar errado, mas os tempos dos treinos livres p1, p2 e p3 não servem como recorde de pista, somente o tempo do qly é tido como oficial e recorde de pista. Não sei o motivo, já que teoricamente os carros estão em conformidade em todos os treinos do final de semana. Foi legal o treino, bacana ver o trabalhão dos pilotos e a traseira dos carros pra todos os lados. Bottas, Bianchi e Hulk tem uma tocada muito bonita na chuva. E os pneus Pirelli podem ser uma droga no seco, mas na chuva são muito melhores que os Bridgestone. A capacidade de escoamento é incrível, visível o aumento de spray ao passar nos riozinhos na freiada da junção e no café e os caras metendo o pé…
Primeira e segunda fila com Rbr’s e Mercs, fácil..

Golins
Golins
10 anos atrás

Eu sei que o assunto não está diretamente relacionado ao post, mas, uma coisa que vem me chamando a atenção neste final de temporada, e principalmente depois que o Felipe acertou com a Williams, é sua cara de tranquilidade + felicidade = alívio. Parece outro. Hoje mesmo, vi uma foto aqui no Grande Prêmio (ou lá no Grande Prêmio; não sei ao certo), em que ele e o Alonso estão abraçados como se fossem (ou são de verdade; também não sei) grandes amigos; cada um estampando no rosto um sorriso sincero em relação a outro.

Não sei, mas vejo muita gente falando mal do Felipe. E nesse sentido, cada um enxerga sua própria razão de torcedor (ainda que muitos torcedores sejam subjetivos em suas opiniões). Porem, ninguém pode negar que o Massa é sim uma pessoa capaz de liderar um time por seu grande espírito de equipe e força. Lembrando que nas várias situações adversas as quais passou ao longo de sua trajetória pela categoria, o piloto sempre soube buscar como ninguém uma força muito grande dentro de si para superar tais momentos.

Resumindo, não tenho dúvidas de que ele seja uma grande pessoa. E é por isso, que eu lhe desejo muita sorte e o dobro de força para o próximo desafio de sua carreira.

Estarei torcendo a favor.

Ferdinandes
Ferdinandes
10 anos atrás

FG hj no UOL: “São como atletas de qualquer outro esporte que exige alta performance”, diz o jornalista Flávio Gomes, veterano na cobertura da Fórmula 1. “Não comem gordura e não tomam álcool.”
Kimi????
Mais um trecho de altíssimo interesse público: Malu (nome fictício) trabalha o ano todo em uma profissão “normal” no Rio Grande do Sul, e vem para São Paulo só para a semana da Fórmula 1. Fala alemão e inglês. Enquanto em uma semana normal de trabalho ganha de 8 a 9 mil reais, na semana do Grande Prêmio fatura de 16 a 20 mil reais”.
É, FG, esse estagiário que vc citou é um comédia…