Blog do Flavio Gomes
F-1

MALDONADO NA LOTUS

SÃO PAULO (cqd de novo) – A Lotus acaba de anunciar Maldonado como companheiro de Grosjean para 2014. Como já informara o Américo Teixeira Jr. Isso no dia 31 de outubro, lembram? Um mês atrás, informação solenemente ignorada pela ex-mídia. Mas não pelo Grande Prêmio, que tem no Américo um colaborador mas, muito mais que […]

SÃO PAULO (cqd de novo) – A Lotus acaba de anunciar Maldonado como companheiro de Grosjean para 2014. Como já informara o Américo Teixeira Jr. Isso no dia 31 de outubro, lembram? Um mês atrás, informação solenemente ignorada pela ex-mídia. Mas não pelo Grande Prêmio, que tem no Américo um colaborador mas, muito mais que isso, um parceiro em quem confia porque sabe como trabalha. Simples assim.

(O Américo, se tivéssemos uma mídia esportiva atualizada e atenta ao que acontece neste universo aqui, o da internet, muito mais ágil e que não repousa sobre louros do passado, deveria ganhar algum prêmio por todos seus furos neste ano e no ano passado. Impressionante. Não errou uma.)

Mas deixemos a questão mídia de lado e vamos aos fatos e projeções. A começar pelo bom-humor da Lotus, que fez o anúncio desse jeito aí do lado em sua conta no Twitter. Sensacional.

O encontro dos dois aconteceu numa prova da GP2 em 2010, quando Maldonado ficou com o título e Grosjean amargava seu passo atrás depois de substituir (mal) Nelsinho na Renault. Em 2011, Romain também conquistaria a taça na GP2, o que fará desta a segunda dupla de campeões da categoria de acesso a defender a mesma equipe na F-1 — Hamilton (2006) e Rosberguinho (2005) formam o duo da Mercedes hoje em dia.

Maldonado queria sair da Williams, o relacionamento foi se deteriorando ao longo do ano e isso acabou resultando na contratação de Massa pelo time de Grove. Faltava resolver as pendências com seu patrocinador, a PDVSA, que tinha mais dois anos de contrato com a Williams. Deve ter rolado o pagamento de uma boa multa. Pastor segue com a PDVSA na Lotus, e calcula-se que está levando uns 20 milhões de obamas por ano. A duração do contrato de Maldonado não foi informada pela Lotus.

E Hülkenberg? E a Quantum? Pelo jeito, a Lotus desistiu de esperar pelos incas venusianos e seu dinheiro difícil de trocar no planeta Terra. Nem todas as casas de câmbio aceitam venúsios, a moeda local de onde vêm os investidores liderados por Mansoor Ijaz, perfilado pelo Victor Martins na Revista WARM UP com detalhes escabrosos de sua vida.

Nos próximos dias, talvez horas, Hulk será anunciado na Force India. Provavelmente com Pérez ao seu lado. Mas existe a chance, também, de o mexicano voltar à Sauber. Remota, eu diria. Maldonado, na Lotus, terá de remar um pouco para chegar ao status que Grosjean construiu com uma ótima temporada neste ano. Foram seis pódios, sendo um segundo e cinco terceiros lugares. Sua melhor corrida, a da Índia — onde largou em 17° e foi buscar um terceirão.

Romain justificou, nos últimos dois anos, o investimento feito nele pela Total, pela Lotus e pela própria Renault, que gosta da ideia de um francês levando sua marca. Maldonado traz no currículo, além do título na GP2, a vitória espetacular de Barcelona no ano passado, façanha muito grande, equivalente à de Vettel vencer em Monza com a Toro Rosso. Só que Pastor empacou ali. Saberemos melhor quem ele é agora, num time bom.

Bom, mas que precisa de dinheiro. A verba venezuelana não será capaz de resolver todos seus problemas. A Lotus perdeu gente importante, como James Allison, que em maio deixou Enstone para trabalhar em Maranello. Precisa reforçar seu estafe (argh) técnico. Raikkonen saiu, entre outras coisas, porque viu que o futuro não era lá muito luminoso.

Eric  Boullier, o chefão da Lotus, trabalhou com Maldonado na DAMS em 2005, na World Series. Conhece a fera. É um piloto meio esquentado e ensimesmado, mas que pode dar certo se estiver com tudo no lugar: carro acertadinho, equipe funcionando, temperatura agradável, comidinha servida na hora certa no motorhome.

Faltam algumas vagas para 2014. Certeza é que vai ter gente que correu neste ano a pé. Di Resta, Sutil e Gutiérrez estão bem preocupados. Sutil caminha para a Sauber. Com Gutiérrez ou Nasr. Di Resta deve seguir para a Indy, ou para o DTM. Veremos quem fica sem cadeira nessa dança.

Abaixo, a formação dos times para 2014:

Red Bull – Vettel e Ricciardo
Mercedes – Hamilton e Rosberg
Ferrari – Alonso e Raikkonen
Lotus – Grosjean e Maldonado
McLaren – Button e Magnussen
Sauber – Sutil e Gutiérrez (ou Nasr, ou Syrotkin, tudo a confirmar)
Force India – Hülkenberg e Pérez (a confirmar)
Toro Rosso – Vergne e Kvyat
Williams – Massa e Bottas
Caterham – Pic e Van der Garde (a confirmar ambos)
Marussia – Bianchi e Chilton (este a confirmar)