Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

TRABI, 50

SÃO PAULO (isolar é a solução) – O “Frankfurter Allgemeine” lembra que o modelo 601 do Trabant completa 50 anos agora. A carroceria de Duroplast quadradinha foi usada de 1964 até o fim da produção, em 1991, quando as Alemanhas foram unificadas. Os modelos anteriores do Trabi, com carroceria diferente, foram produzidos a partir de […]

SÃO PAULO (isolar é a solução)O “Frankfurter Allgemeine” lembra que o modelo 601 do Trabant completa 50 anos agora. A carroceria de Duroplast quadradinha foi usada de 1964 até o fim da produção, em 1991, quando as Alemanhas foram unificadas. Os modelos anteriores do Trabi, com carroceria diferente, foram produzidos a partir de 1957 (P50 sedã e peruinha, lindos).

O fato de esse carrinho ter nascido no mesmo ano que eu deve ter algum significado. Ao menos para mim, num mundo tão sem sentido quanto este em que vivemos. Ando buscando significados em seres inanimados que a cada dia que passa se mostram infinitamente melhores que os animados.

(Nos últimos dias: cinegrafista da Band assassinado, o rapaz que soltou o rojão dizendo que manifestantes são pagos por alguém para tumultuar os protestos e partir para a violência, racismo no jogo do Cruzeiro no Peru, garoto de 15 anos acorrentado nu a um poste no Rio, outro executado numa favela com um tiro na cabeça, ação devidamente registrada por uma câmera de celular, caos no metrô de São Paulo e governador chamando a multidão enlatada de “vândalos”, MST e polícia trocando porradas em Brasília, âncora loirinha de jornal na TV defendendo justiceiros, presos degolados no Maranhão, ônibus queimando de norte a sul, torcedores corintianos invadindo CT e esganando jogador, veteranos do curso de jornalismo da Cásper obrigando uma caloura a fazer sexo oral numa banana na avenida Paulista, homossexuais espancados nas ruas da metrópole, professora universitária indignada com os trajes simples de um passageiro no aeroporto, esqueci algo, perdi alguma coisa?)

Gosto mais dos carros do que das pessoas. E por isso tenho relutado muito em escrever sobre assuntos, ultimamente, que não tenham algo a ver com objetos que tenham rodas e que andem.

É com eles que converso mais, é por eles que mais me interesso. As pessoas não me interessam mais. Minimamente.

Voltando ao Trabi, alguns números e dados que copiei da matéria do “Allgemeine”:

Especificações: sedã de duas portas, motor de dois cilindros, dois tempos, 595 cc de cilindrada, 26 HP de potência, tanque de 24 litros, proporção da mistura de um litro de óleo para 50 de gasolina, câmbio manual de quatro marchas na coluna de direção, 620 kg de peso sem carga, 17 km/l de consumo (esse dado é do meu).

Produção: 2.242.013 sedãs, 556.324 peruinhas Universal, 10.972 Tramp (militares para vigilância do Muro de Berlim e das fronteiras da DDR), total de 2.809.309 unidades produzidas entre 1964 e 1990.

Exportação: 784.224 unidades para países do Leste Europeu, 18.068 para o Ocidente.

Hoje na Alemanha: restam registrados, talvez rodando, 19.886 Trabant 601 Limousine (o sedã) e 5.709 peruinhas, sendo 92% deles nos novos Estados criados após a reunificação da Alemanha. A Saxônia tem 8.600 desses veículos (dados de janeiro de 2013).

Um deles é Gerd, meu melhor amigo.