Blog do Flavio Gomes
#69

HAPPY DAY

SÃO PAULO (Meianov vai a Guerra) – Ganhei. Ganhei uma corrida. É incrível. Tem dia em que tudo começa errado, e foi assim ontem. Primeiro, porque não consegui dormir mais do que duas horas, entre o treino de classificação em Melbourne e a hora de acordar para ir a Interlagos. E quase perdi a hora. […]

SÃO PAULO (Meianov vai a Guerra) – Ganhei. Ganhei uma corrida.

É incrível. Tem dia em que tudo começa errado, e foi assim ontem. Primeiro, porque não consegui dormir mais do que duas horas, entre o treino de classificação em Melbourne e a hora de acordar para ir a Interlagos. E quase perdi a hora.

Fui para o autódromo feito um zumbi. Menos de sono, mais de cansaço. Mas na hora em que entrei no carro, acabou tudo. Liga a ignição, a bomba de gasolina, o barulho do motor, muita gente para classificar, vamos em frente.

Meianov não estava bem das pernas. Motor falhando muito, me deixando irritado. Parei no box, Nenê deu uma olhada, viu que estava gotejando álcool num dos carburadores, algo que só daria para resolver depois do treino. “Vai lá, faz uma voltinha só para ter tempo e depois a gente vê.” Fui lá, virei uma voltinha vagabunda em 2min17s e alguma coisa, voltei para os boxes e quando estava entrando na garagem o motor apagou. Magrão e Marcônio, nossa dupla de mecânicos, se aproximaram, farejaram algo errado e vaticinaram: “É diferencial”.

Farejaram mesmo. O cheiro de óleo de câmbio era fortíssimo. Levantaram o carro, o diferencial tinha realmente quebrado. Pode levar embora.

Acabou.

Nessas horas a gente fica desorientado. Não sabia se ia embora, se tacava fogo no Meianov, se ficava para ver a corrida, até que fui à sala de briefing e o Carlão Estites perguntou se eu queria largar com o Puma preto dele. Carlão corre de Passat, anda lá na frente, e o Puma preto, já um personagem histórico da nossa categoria, estava reservado para um amigo que por alguma razão desistiu de participar da prova. “É só colocar álcool e pronto, não precisa pagar nada, vai se divertir”, falou.

Fiquei meio assim… Afinal, já tinha disputado a primeira etapa do ano com um carro emprestado, o Bianco do Peixoto. Mais uma? Desci ao box do Guerra, que já estava sabendo do convite. “Senta aí, vê se gosta”, disse. Sentei, vi que com umas almofadinhas a posição de dirigir não seria tão ruim, assuntei aqui e ali e no fim topei.

Faltava uma hora e meia para a largada e foi uma certa correria: mandar fazer os números, o nome, descer para colocar álcool, acertar o cinto, receber algumas instruções. Levei o carro até o abastecimento e voltei aos boxes. Foi toda minha experiência com o carro, que tem um baita de um motor e o resto, sinceramente, eu não tinha ideia do que encontraria.

Fui para o grid e aproveitei as duas voltas antes de alinhar para pelo menos experimentar freio, câmbio, visibilidade, posição no banco. O carro é rápido, tem um canhão de dois litros lá atrás, mas eu mal conseguia enxergar entre o arco superior do volante e o painel, a perna esquerda, para acionar a embreagem, tinha de esticar pacas, e a terceira marcha não entrava direito.

Como classifiquei com um carro e tive de mudar a inscrição para largar com outro em outra categoria, a GTS, fui para a última posição do grid. Na minha contagem pela manhã, eram 37 carros para a largada. OK. Vamos ver o que vai dar. No mínimo, seria divertido.

Larguei tranquilo, passei no motor uma meia-dúzia antes da primeira curva, outros quatro ou cinco antes do Lago e me acomodei tentando não fazer nenhuma cagada. Passeei várias vezes pelas áreas de escape por conta da terceira que não entrava e das rodas traseiras que travavam nas freadas mais fortes. Mas não rodei, e como não tinha grandes ambições, exceto terminar a prova, segui na minha toadinha para tentar aprender o máximo desse Puma que o Carlão fez a gentileza de me emprestar.

Aí, comecei a ver que os carros da GTS estavam tendo problemas. Primeiro, notei o Paulo Sousa lento. Depois, passei o Gulla, que se arrastava. Dois Pumas. Logo mais, vi o Porsche do Mauro Kern, que havia feito a pole na geral, encostando no S do Senna com o motor fumando. Eu não sabia quantos carros havia na GTS. Mas com três quebrados, era capaz de conseguir um pódio.

Fui levando sem maiores preocupações, sem nem saber os tempos de volta, já que não tinha hot-lap, apenas pensando em levar o bichinho para casa são e salvo. Com sorte, ainda levaria um troféu. E não é que quando faltam três voltas para o fim da corrida dou uma olhada na mureta dos boxes e vejo o Magrão com uma placa?

Nunca tinha recebido uma placa na vida, o #96 e o Meianov só andam atrás, outros pilotos da equipe brigam na frente, demandam maiores atenções, é algo totalmente compreensível.

Mas, ontem, o dia para a LF não foi dos melhores. Paulo quebrou, Gulla também, mais o Mauro, mais o Meianov, mais o Passat do Bottura, no fim das contas o único piloto do time na pista era… eu! E com o Puma do Carlão, preparado pela HT Guerra.

Situação inusitada, sem dúvida. Mas bem mais inusitada ainda era a placa: 69 P1.

P1? Como assim? Estou ganhando esse negócio? Ri alto no capacete. Fiz as contas mentalmente e concluí que todos os mais rápidos deviam ter quebrado, mesmo. E eu ali na pista, no meio de um monte de carros de outras categorias, prestes a ganhar uma prova. Ueba, pensei. Se é assim, vou ganhar, então.

Cuidei de fazer aquelas últimas três voltas sem grandes sustos. Já havia passado por vários naquele sábado, tanto com o Meianov quando com o Puma Mad Max. Se é P1 a três voltas do fim, será P1 no fim. E assim foi. Como também P1 foi o Carlão, na geral, com seu Passatão bala. Vitória dupla da equipe. O Guerra deve ter ficado contente.

Não vou ser demagogo a ponto de dizer que quando recebi a bandeira quadriculada fiquei com os olhos marejados e que um filme inteiro passou pela minha cabeça, desde aquele primeiro DKW de corrida que fiz em 1989 com o Salomão, chegando ao #96, aos farnéis, passando pela criação do campeonato, pelas aventura com o Lada e tudo mais. Mentira. Não pensei em porra nenhuma, apenas abri um sorriso invisível, diminuí a velocidade, passei bem pertinho do muro e vi o Guerra sorrindo, também. Acenei, e um pouco mais à frente, na mureta da LF, vi os meninos felizes e sorri de volta para eles, esses sorrisos de dentro do capacete são sempre com os olhos, e foi assim que voltei para o Parque Fechado e recebi meu troféu no pódio: sorrindo.

Ganhar é algo que te deixa feliz, e o sábado inteiro foi isso, um dia feliz.