Blog do Flavio Gomes
F-1

TIROLESAS (3)

RIO (no intervalo) – Massa na pole! Uau! Bottas em segundo? Duplo uau! Algo de novo nesta temporada, ótimo. E a primeira pole brasileira desde… 2008? 2009? Preciso checar. Do Felipe, a primeira desde o GP do Brasil de 2008, certeza. Foi a 16ª da carreira dele. De pilotos brasileiros, acho que teve alguma do […]

TRIO (no intervalo) – Massa na pole! Uau! Bottas em segundo? Duplo uau! Algo de novo nesta temporada, ótimo. E a primeira pole brasileira desde… 2008? 2009? Preciso checar. Do Felipe, a primeira desde o GP do Brasil de 2008, certeza. Foi a 16ª da carreira dele. De pilotos brasileiros, acho que teve alguma do Barrichello em 2009 pela Brawn.

(Sim, teve, em Interlagos. Tudo checado.)

Primeira não-pole da equipe Mercedes em 2014, certeza também. Vettel fora do Q2 em casa. Hamilton despirocando, em nono. Muita coisa para falar, então vão falando aí! Volto aos poucos.

(Estava no estúdio, rasbiscando nos intervalos. Tudo OK agora. Já voltei, em definitivo. Ou mais ou menos. Tem um avião agora.)

Tempo do Felipe: 1min08s759. Terá Sapattos ao seu lado na primeira fila no primeiro 1-2 da Williams desde o GP da Alemanha de 2003, com Montoya e Ralf Schumacher. E a primeira do time desde Maldonado em 2012 na Espanha, uma pole herdada por conta de uma punição para Hamilton que o venezuelano transformou em vitória.

Tivemos um Q1 sem grandes surpresas: as três nanicas dançaram. Sim, três. A Sauber virou pequenina. Pela ordem, largam lá atrás Futil, Gutierros, Branquinho, Koba-mito, Chaton e Sonyericsson.

No Q2, parecia que a normalidade seria mantida. Rosberguinho e Comandante Amilton fizeram 1-2 e a Williams, que vinha andando bem desde sempre em Zeltweg, ficou em terceiro e quarto. Rodaram Maria do Bairro (que ainda perde cinco posições por conta da batida com Massa em Montreal; na revisão do caso, ficou tudo na mesma), Bonitton, Tião Alemão (decepção enorme, na pista da Red Bull), Maldanado, Verme e Grojã. Palmas, portanto, para Magnólia, Ricardão, K-viado e Hulk, que desbancaram com autoridade seus companheiros de equipe.

O Q3 foi bárbaro. A Mercedes, estranhamente, não dominou o terreiro. Bottas e Massa se aproveitaram. O finlandês teve a pole até menos de um minuto do fim da sessão. Hamilton, que poderia fazer algo, rodou e larga em nono. Massa, no último instante, cravou uma volta exuberante e pimba: pole depois de quase seis anos.

Ao dez primeiros, então: Massacrado, Sapattos, Rosberguinho, El Fodón de la Cuarta Posición, Ricardão, Magnólia, K-viado, Kimi Dera Estar na Copa Enchendo a Cara, Comandante Amilton (que vai perder esse Mundial, se não der um jeito na cabeça) e Poderoso Hulk.

Vitória da Williams? Difícil. Mas se tem uma corrida em que isso pode acontecer, talvez seja essa. Se os dois largarem bem, um vai segurar Rosberg, o que pode determinar o resultado final da prova. É tentar fazer um trabalho decente de box e, quem sabe, sair para o abraço. O mais provável, no entanto, é que a Mercedes vença com Nico. Mas qualquer coisa para o time Martini que não seja pelo menos um pódio será um fracasso retumbante.