TIROLESAS (3)

TRIO(no intervalo) – Massa na pole! Uau! Bottas em segundo? Duplo uau! Algo de novo nesta temporada, ótimo. E a primeira pole brasileira desde… 2008? 2009? Preciso checar. Do Felipe, a primeira desde o GP do Brasil de 2008, certeza. Foi a 16ª da carreira dele. De pilotos brasileiros, acho que teve alguma do Barrichello em 2009 pela Brawn.

(Sim, teve, em Interlagos. Tudo checado.)

Primeira não-pole da equipe Mercedes em 2014, certeza também. Vettel fora do Q2 em casa. Hamilton despirocando, em nono. Muita coisa para falar, então vão falando aí! Volto aos poucos.

(Estava no estúdio, rasbiscando nos intervalos. Tudo OK agora. Já voltei, em definitivo. Ou mais ou menos. Tem um avião agora.)

Tempo do Felipe: 1min08s759. Terá Sapattos ao seu lado na primeira fila no primeiro 1-2 da Williams desde o GP da Alemanha de 2003, com Montoya e Ralf Schumacher. E a primeira do time desde Maldonado em 2012 na Espanha, uma pole herdada por conta de uma punição para Hamilton que o venezuelano transformou em vitória.

Tivemos um Q1 sem grandes surpresas: as três nanicas dançaram. Sim, três. A Sauber virou pequenina. Pela ordem, largam lá atrás Futil, Gutierros, Branquinho, Koba-mito, Chaton e Sonyericsson.

No Q2, parecia que a normalidade seria mantida. Rosberguinho e Comandante Amilton fizeram 1-2 e a Williams, que vinha andando bem desde sempre em Zeltweg, ficou em terceiro e quarto. Rodaram Maria do Bairro (que ainda perde cinco posições por conta da batida com Massa em Montreal; na revisão do caso, ficou tudo na mesma), Bonitton, Tião Alemão (decepção enorme, na pista da Red Bull), Maldanado, Verme e Grojã. Palmas, portanto, para Magnólia, Ricardão, K-viado e Hulk, que desbancaram com autoridade seus companheiros de equipe.

O Q3 foi bárbaro. A Mercedes, estranhamente, não dominou o terreiro. Bottas e Massa se aproveitaram. O finlandês teve a pole até menos de um minuto do fim da sessão. Hamilton, que poderia fazer algo, rodou e larga em nono. Massa, no último instante, cravou uma volta exuberante e pimba: pole depois de quase seis anos.

Ao dez primeiros, então: Massacrado, Sapattos, Rosberguinho, El Fodón de la Cuarta Posición, Ricardão, Magnólia, K-viado, Kimi Dera Estar na Copa Enchendo a Cara, Comandante Amilton (que vai perder esse Mundial, se não der um jeito na cabeça) e Poderoso Hulk.

Vitória da Williams? Difícil. Mas se tem uma corrida em que isso pode acontecer, talvez seja essa. Se os dois largarem bem, um vai segurar Rosberg, o que pode determinar o resultado final da prova. É tentar fazer um trabalho decente de box e, quem sabe, sair para o abraço. O mais provável, no entanto, é que a Mercedes vença com Nico. Mas qualquer coisa para o time Martini que não seja pelo menos um pódio será um fracasso retumbante.

Comentários

  • Em um entrevista apos a corrida, parabenizaram o Felipe Massa pelo 4º lugar. Logo em seguida, perguntaram por que ele não chegou mais a frente, já que havia largado na Pole Position. O “novo” Barrichello disse que seu infortúnio foi culpa de uma parada de box ruim (só 1 s mais lenta que seu companheiro de equipe) e que a pista não permite ultrapassagens com facilidade. Pelo amor de Deus!! Vai ser chorão assim na casa do chapéu!! É obvio que Bottas tem muito mais ritmo de corrida que ele e muito mais segurança nas ultrapassagens. No mais, grande corrida… CHUPA PACHECADA!!

      • Eles deveriam ter sido agressivos, que parassem antes das Mercedes, deixando o ultimo stint como decisivo já que as Mercedes poderiam sofrer com os freios no final de corrida. Poderiam também ter usados option, option e prime no final, o ritmo de corrida com o supersoft era muito bom. Equipe pequena é foda…

    • A corrida foi decidida nos boxes, tanto a vitória quanto o pódio da Williams. No caso do Massa, foram 4.2 segundos perdidos somente nas voltas de entrada dos boxes. A pior volta do Massa foi 3 seg pior que a pior volta do Bottas, e foram apenas 3 voltas mais rápidas para o Bottas. Foi pau a pau, bela corrida do Felipe.

      • Matei: eu sou foda!
        Vou me retratar, Massa também errou na volta de entrada e saída dos boxes, no final do primeiro stint.
        Massa parou na volta 14, virou 1.18’985. Tempo de parada 21.9;
        Bottas parou na volta 15, virou 1.18’259. Tempo de parada 21.1.
        Na saída, após a troca de pneus, Massa, 1.33’3.
        Bottas, 1.30’3.
        Aí estão os 4 segundos.
        Em ritmo de corrida, Massa foi tão bem quanto o Bottas. O foda é que Massa foi companheiro do Shumi, que foi quem inventou essa de entrar e sair babando dos boxes, não acho que foi algum erro, difícil o Bottas tirar tanto, tem que ver isso aí! Pra mim rolou um mode six enquanto o Massa tava em save mode…

  • Gente, o Massa estava no lugar certo na hora certa. É pra isso que ele está lá. É pra isso que a Williams fez os únicos carros que podem bater os que vem atrás dos Mercedes. Ele se posicionou bem e aproveitou o erro dos outros. Fez muito bem. Pena que não é piloto de fazer isso mais vezes. Tomara que acerte a mão, mas treino é treino e jogo é jogo. Erraram no treino. Corrida é outra coisa. Se prevalecer a normalidade o Massa termina em 5o ou 6o, sendo otimista. A culpa não é só dele. F1 é corrida de carros. E tem o Bottas, o Rosberg, o Alonso, o Hamilton que virá de trás… Ganhar uma corrida é muito difícil quando não se tem o melhor carro.
    Abs.

      • Tuas escolhas de pilotos na F1 são um desastre………o que dizer agora ? Até bater por trás Vettel bateu! Igualzinho ao Schumacher em certas ocasiões, mas não fique triste, breve teremos outro tedesco pra vc comecar a chamar de gênio! Pois a mercedes já definiu o campeão, hoje mais uma vez deram a corrida pro Nico, com o péssimo trabalho de box pra Lewis.

      • “…o que dizer agora?”
        O de sempre: Vettel é tetra!

        “Vettel bateu! Igualzinho ao Schumacher…”
        Até nas burradas, Vettel se iguala ao Maior de Todos os Tempos. Por isso, é chamado de Herdeiro.

        “…a Mercedes já definiu o campeão…”
        Vocês, “viúvas”, adoram uma teoria da conspiração. Quer a minha opinião? Hamilton levanta o título. Sabe por quê? Porque é a disputa entre um gênio e um bom piloto, ambos da mesma equipe.
        Simples assim.

      • Concordo que a disputa seja entre um genio e um bom piloto, acontece que, se a mercedes continuar a trabalhar da forma como trabalhou nos pits para o genio, quem leva o título é o bom piloto!

      • Piquet entubou um gênio inglês em equipe inglesa e contra o Chefe de Equipe. Era um gênio um pouco burro, mas rápido como poucos na história da F1. Piquet é dez vezes mais piloto do que qualquer um que está no grid atual. Senna e Prost eu nem vou colocar na estória que é para não humilhar.

      • Difícil comparar pilotos de épocas diferentes, ainda mais que hoje em dia se começa muito mais cedo e se tem muito mais ferramentas para analisar a pilotagem, a telemetria é muito mais refinada, existem simuladores, etc. Mas é legal ver pilotos atuais pilotando carros antigos. Vettel no carro do Berger foi uma piada, nem conseguia passar as marchas. Agora compare o Alonso guiando uma Ferrari dos anos 50, é uma pintura. Olhe a partir dos 4’50”.
        http://youtu.be/sQMfoF890I8

  • Com essa pole do Massa, a Mercedes foi “vazada” em todas as marcas, nesta temporada..
    Isso não significa grande coisa. O campeonato e o vice (Alonso não vai alcançar o recorde, este ano), é apenas questão de tempo e desempenho.
    Uma das duas nações mais laureadas da categoria, somará mais um triunfo ao final da temporada.

  • Que Massa que nada!

    E eu vou agora prestar atenção em coadjuvante?

    Hoje, nesse treino, me convenci de vez. Rosberg vai levar o título este ano. Hamilton não tem equilíbrio emocional para vencer um campeonato. Não contra alguém com um carro igual e que não erra, como é o caso de Rosberg, mais frio, calculista.

    Hamilton, embora mais talentoso e mais rápido, lembra Nigel Mansell. Precipitado e comete erros nas horas erradas. Quando se vê atrás na tabela de pontos, comete erros, perde a concentração, se afoba. Desespera.

    Hoje cometeu erros infantis. Está ansioso. E a aparente tranquilidade e regularidade de Rosberg o deixa mais louco ainda. A não ser que de repente aprenda a segurar ansiedade e ser mais calculista, vai ficar nisso até o fim e Rosberg leva na base da regularidade da tabela de pontos.

    Aguardemos.

  • Xô zica!
    Estava na hora do Massa cravar um resultado a altura do que tem pilotado esse ano. Tomara que a Williams não faça nenhuma cagada de novo.
    Vai ser um Gp muito interessante!

  • Feliz pelo Massacrado por ter forças para lutar depois de tanto azar!
    Tomara que ele tenha recuperado o ânimo e que a Williams lhe dê chances de vitória, quem sabe até de título no ano que vem.

    • Sérgio Maurício é ruim, de uma forma diferente, simpático, deixa os comentaristas falarem, mas geralmente está perdido, não percebe o que está se passando, e erra bastante…

    • Isso !! Na minha opinião Sergio Mauricio é disparado o melhor locutor de corridas de carro do Brasil, já vem demonstrando isso a algum tempo, no SporTV. Hoje a grande maioria teve a chance de ve-lo, em sua narrativa mais do que correta, na Venus Platinada.
      Se deixarem ele por lá, ninguém mais vai sentir saudade do Galvão na F1.

    • O que não fica no “capricho” é qdo querem dizer pneus mais moles.. ou qdo o Barrichello diz que a pista é da RBR, pois é da Red Bull.. rsrs
      Ainda bem que nesse final de semana não vamos ouvir eles falarem em caixinhas que armazenam as energias, que é chato pra caraio…

  • O Hamilton antes da primeira escapada estava 3 décimos melhor que o Bottas,parece que a pista da Austria é traiçoeira principalmente quando o piloto não esta com a cabeça boa,agora não concordo com o piloto sair da pista perder tempo e ter sua volta anulada como aconteceu com o Hamilton,sobre o Vettel minha opinião é que faltou confiança por não se sentir a vontade no carro.A Willians em ritmo de corrida constuma perder terreno não só para a Mercedes como para a Red Bull mas seria divertido uma vitoria da equipe

    • Não acredito que o Hamilton esteja desconcentrado ou sem foco. O carro rodou de uma forma estranha, talvez, ele tenha colocado muito freio nas rodas traseiras, mas que foi estranha a rodada foi.

      Ele só perde a cabeça quando a Nicole dá um PNB. Aí ele só vai para as corridas por força de contrato, rs.

    • Eduardo, a questão ali é que, por motivos de segurança, se eu não estiver enganado, na entrada da curva da vitória é asfalto pintado de verde e não grama, já na saída é grama mesmo. Quando o piloto faz a curva colocando as quatro rodas para fora da pista, ele faz a curva num traçado mais aberto, fazendo a curva com mais velocidade e ganhando tempo. Por isso a FIA determinou que o piloto que ultrapassasse o limite daquela curva teria o tempo excluído.

  • Sensacional a pole do Massa, na ultima parcial com Bottas a frente, teve a maturidade de aguardar e sair no ultimo instante, não deu outro fez um excelente serviço, o Bottas meio que estabanado foi com tudo e andoi-u mais que o carro como já acontece de costume. Será que a Willians ainda não percebeu que se existir uma chance de vitória, para a equipe esta estará na mãos do Felipe?, o Bottas é rapido não discuto, mas ainda precisa de muitos Km’s para conseguir consistencia para administras provas e até campeonatos, e não tenho duvidas que no futuro fará.. Mas amanha é dia de faturar.. valorizar os patrocinadores e ajudar Massa nesta empreitada que náo será fácil, e que se houvesse um jogo de equipe como o Flavio falou “bottas segurando a canalhada atras,, e a Willians caprichando nos Pitts, as chances de felipe fazer um Hat trick é muito expressiva.. Bom vamos esperar e ver o que vai acontecer… mas que vai ser um corridão nesta pista “que mais parece um Kartródomo”, . aha vai ser.. “Não deixem de perder” rsrsrs

  • Ok, eu gosto da pilotagem do mexicano e sou portanto, suspeito para comentar.
    Ocorre que no GP Espanha 2012, no final da reta um carro fez um verdadeiro ziguezague e foi abalroado pelo carro que vinha atrás.
    Os tais de comissários da FIA não titubearam em punir o piloto que vinha atrás e abalroou o ziguezagueiro.
    Agora no Canadá os tais de comissários invertem completamente o juízo.
    Nada como ter critérios para avaliar e aplicar punições…

  • Engraçado… os mesmos que malharan o Massa até ontem, hoje estão exaltando como o melhor piloto do mundo. Não, não… ele sempre foi assim, mediano. A pista favorece a Williams e os pilotos da Mercedes erraram (ou no caso de Rosberg, foi atrapalhado). O Massa pode até vencer, pois capacidade ele tem, mas nada mudou. As Mercedes ainda são favoritas. Mas a pachecada que muda de opinião a cada final de semana….

  • Fiquei feliz com a pole do Felipe. Ele é um cara bom caráter e ainda mostra que é um bom (não excepcional) piloto. Mas sejamos realistas: da mesma forma que seu maior forte é ser rápido em classificação (taí a pole), sua maior limitação sempre foi conseguir manter ritmo de prova. É muito mais comum ele chegar numa posição pior que largou que o contrário. Portanto, pódio amanhã será um ótimo resultado, melhor ainda se for na frente do Bottas

  • Já vinha merecendo este ano. Agora ganhar depende de outras boas coincidências. A Williams acertar uns três pits seguidos. A Mercedes não ser meio segundo mais rápida na hora da verdade, e não achar um alucinado cheio de tequila, vodka, etc no caminho. Outra coisa: será que não estão com o tanque só no cheiro e na terceira volta para e cai pra décimo quinto, põe a culpa na estratégia… não seria a primeira vez. Um pódio estaria de ótimo tamanho.

  • Grande treino para o pessoal da williams, o meu único medo é que a corrida dos dois pilotos termine de forma frustrante em virtude da já clássica incompetência do time tanto no trabalho de box quanto no momento de elaborar uma estratégia decente de corrida. Por isso, muita sorte ao Massa e ao Bottas, ambos irão precisar!

  • Tá fácil para o Rosberg, com esse desmiolado como companheiro de equipe. Se o Tio Alface estivesse na equipe ainda, provavelmente daria mais trabalho. E não sei não, mas do jeito que o Massa é ruim em ritmo de corrida, ainda dá para acreditar em vitória do Rosberg, do Colgate australiano ou mesmo do Bottas. Se bem que o Massa não vai ter que ficar 300 voltas tentando ultrapassar concorrentes mais lentos, no máximo, irá levar 50 voltas para ultrapassar retardatários com banteira azul.

  • Absolutamente sensacional!!!!
    Bati no peito e, assim como o Felipe, gritei : “Po##a!!!”
    Há tempos eu não pulava do sofá e acompanhava de pé os segundos finais do treino.
    Amanhã na corrida, nada muda: o favoritismo continua com os carros de Brackley.

    Mas cara, que legal ter de novo esta sensação. Foi Massa!!!
    Valeu Felipe!
    *******************

  • Absolutamente sensacional!!!!
    Bati no peito e, assim como o Felipe, gritei : “Po##a!!!”
    Há tempos eu não pulava do sofá e acompanhava de pé os segundos finais do treino.
    Amanhã na corrida, nada muda: o favoritismo continua com os carros de Brackley.

    Mas cara, que legal ter de novo esta sensação. Foi Massa!!!
    Valeu Felipe!

  • Em quase tudo na vida , alcançamos o ápice quando estamos em bons
    momentos, e Massa está em bom momento , a Williams, tambem, portanto
    amanhã , pode sim dar Massa . ( Bôa sorte MASSACRADO ).

  • Bottas segurando a pole até o último minuto, Massa não tinha outra opção, era fazer a pole ou ser “massacrado” de novo. Se tivesse ficado atrás do finlandês, haveria mais críticas que elogios, o brasileiro ainda esta sendo pressionado pelo companheiro. Mais do mesmo, Felipe esta igual Barrichello…só acerta uma a cada 10, 20, 30 corridas. Como pole não quer dizer muito nessa pista, melhor esperar…Massa não tem opção, ou abre vantagem nas primeiras voltas ou sofre ataque de quem vem atrás usando o DRS. Dessa vez a Williams tem obrigação de colocar pelo menos um carro no pódio! Hamilton larga em nono, mas com carro de ponta vai mostrar a Felipe Massa como se ultrapassa em uma corrida. Vamos ver se o brasileiro aguenta a pressão pra chegar bem posicionado na bandeirada, atrás dele esta dois pilotos de “sangue-frio”, Bottas e Rosberg. O alemão deve ir com tudo pra cima de Bottas nas primeiras voltas, dessa forma evita que o finlandês possa abrir o DRS com Massa a frente. Williams também tem errado muito nas estratégias e erros de boxes com os dois pilotos, o carro também vive perdendo rendimento durante a corrida. Se Rosberg usar a inteligência, vence fácil a corrida! Lewis vai dar show, mas também pode se envolver em uma bela pixotada, o inglês esta sob extrema pressão(não esqueceu a pole perdida em Mônaco?). O inglês poderia largar mais a frente, mas errou na primeira tentativa(sua volta foi descartada porque ele ultrapassou a linha branca na curva 8), Na segunda tentativa o carro estranhamente rodou sem aviso, sorte também faz diferença em campeonato. Nessa, Rosberg leva boa vantagem, esta tranquilo mentalmente e quando o carro tem problemas ele consegue chegar em segundo, caso do GP do Canadá. Se o alemão vencer a corrida, não vou me surpreender se a Mercedes começar a priorizar Rosberg no campeonato, o time quer o título de pilotos o quanto antes. Essa evolução da Williams pode assustar a equipe Mercedes, lembre-se que a Brawn-GP perdeu domínio a partir da oitava corrida em 2009. Por pouco Vettel não foi campeão naquele ano, o alemão teve muitas quebras…

    Melhor Bottas e Massa lembrar do recado da Williams durante a corrida no Canadá: “Precisamos dos pontos, tragam os carros pra casa”. Williams fazendo 2º e 3º será um grande resultado, pelo menos, espanta a zica por um tempo, principalmente caso do brasileiro:.

    1) AUS – Zica, abandonou ao ser atingido por Kobayashi.
    2) MAL – Corrida discreta, pelo menos, somou pontos.
    3) BHR – Corrida discreta, pelo menos, somou pontos.
    4) CHN – Zica, equipe erra nos boxes, piloto fica sem pontos.
    5) ESP – Zica, piloto erra na classificação, corrida pra esquecer, fiasco total.
    6) MON- Corrida discreta(zica na classificação), pelo menos, somou pontos.
    7) CAN- Zica, bem na classificação! Fazia grande corrida, mas abandonou ao bater na última volta.

    Vamos justificar o azar e a corrida discreta de Massa em Mônaco. Ericsson acerta o carro de Felipe no Q1, sem conseguir trazer o carro para os boxes o brasileiro larga em 16°. Bottas também não foi bem, largou em 13°, na corrida o finlandês era 8° quando o motor explodiu. Em corrida discreta, Massa herda várias posições terminando em 7º. Houve também algumas classificações ruins por causa da chuva, mas isso vale para os dois pilotos da Williams, não deixa de ser mais uma zica…

    Não tenho certeza, mas as Mercedes devem correr com motor novo pra essa corrida. Os pilotos da Williams tem que levar isso em consideração, os problemas de Lewis e Nico no Canadá não devem se repetir.

    Boa sorte aos pilotos da Williams!

    ***Não adianta me chamar de URUBU, estou sendo apenas pragmático…

  • O Massa é um piloto “sui geniris” mesmo!!
    Quando você pensa que ele se entregou, que está acabado, ele encontra forças não sei da onde e se supera. Nesse ponto, realmente, ele é incrível.
    Em 2008 comentei várias vezes que ele estava se superando, que conseguiu pilotar acima de seus limites e de maneira eficiente.
    Por essas e por outras que acho que ele é criticado muitas vezesvde maneira injusta!!
    Muita gente aqui já me encheu as paciências quando digo que ele é um bom piloto.
    Não é um Schumacher, um Senna ou um Alonso… Mas, merece mais respeito.

  • Diz o Allez:

    “Alonso é disparado o melhor piloto da categoria”

    – O pilotinho marketing está há 8 anos na fila! Só ganhou 2 campeonatos em 2000 e preto e branco devido as artimanhas do Briatore. Está envolvido nas maiores picaretagens da F1 dos últimos tempos, e corre em um campeonato paralelo apenas para bater o “companheiro”.

    “Vettel é uma farsa”

    Em 2009 com toda a superioridade da Brown GP conseguiu ser Vice campeão e de 2010 pra cá foi Tetra! Esse ano ainda não teve a adaptação ideal ao novo carro e já é uma farsa!? Só Schumacher e Fangio estão acima do Vettel.

    Dói, deve doer hein Allez Mans!? Oito anos na fila and counting!!?

    Imagino o quarto desse rapaz: deve ter uns 20 posters do Viceonso colado na parede ao lado dos do One Direction!

    Cresce, e acorda, Alice!

    • Brown? Putz… Adaptação de que? Equipe nova? Engenheiro novo? Filho que nasceu? Acorde, Vettel leva uma luneta do grid inteiro, hoje bateu no neutro, erro infantil, e mostrou que não saber ultrapassar, quebrou o bico no Gutierrez, vem rodando nos practice com um carro que vem sendo feito com o seu feedback desde 2009, Ricciardo sentou no carro e desbancou a farsa. Contra fatos não tem argumentos.

      • Só pra retardados não há argumentos. Esse ano está mostrando que o tetra não foi talento. Foi o carro muito bom, ser primeiro piloto e ter um companheiro muito ruim. O mesmo aconteceu com Hill e Button, mas com Vettel foi quatro vezes.

      • Dois títulos do Herdeiro vieram na “maionese”: 2011 e 2013. Não teve pra ninguém.
        Os outros dois títulos foram conquistados “no braço” e na inteligência: 2010 e 2012. E com pequena diferença de pontos.

        Se Alonso é um piloto tão completo assim, por que ele não conquistou, pelo menos, um desses dois títulos?

  • Achei mais uma vez que todos na williams botavam mais fé no Bottas, a cara de espanto da Claire foi foda. Vamos ver se a williams não faz cagada na estratégia. Os tempos de volta foram muito rápidos, gp2 virou 1.15 e o recorde ficou a pouco mais de meio segundo. O Rubinho até perdeu a voz quando o Hamilton baixou três décimos do Bottas na primeira parcial. Vai ser um corridão!

    • Não sei de onde as pessoas tiram tantas impressões como a sua… que cara de espanto, meu amigo. Espanto como se Massa e Bottas vêm disputando pau a pau as posições no grid, e a diferença entre os dois tem sido na casa dos milésimos.

      Já outro vem dizer que Massa gastou toda a sorte nos treinos e que agora tem toda a corrida pela frente…. bláblá… é cada maluco que aparece…

      • Acho que a decisão de chamar o Bottas antes mostrou que eu não estava errado. E Bottas vinha liderando todos os treinos, Q1, Q2, só ficou na frente na ultima volta do Q3.

  • Espero estar errado, mas o Massa é o cara mais azarado da F1, gastou toda sua sorte hoje no treino, agora tem a corrida toda pela frente…
    Amanhã estarei na torcida por ele, espero que a equipe não o prejudique com estratégias estranhas, pit’s medonhos e nenhum adversário o tire da prova.