Blog do Flavio Gomes
F-1

O PIRELLÃO

RIO (daqui a pouco falamos de bola) – Dias agitadinhos, estes. No mundo do futebol, diga-se. Por isso estamos voltando só hoje. Digamos que ontem o trabalho foi intenso. E me arrependi de não ter levado a cabo um blog de Copa. OK, eu não teria tempo. Não dá para multiplicar as horas de um […]

pirellao

RIO (daqui a pouco falamos de bola) – Dias agitadinhos, estes. No mundo do futebol, diga-se. Por isso estamos voltando só hoje. Digamos que ontem o trabalho foi intenso. E me arrependi de não ter levado a cabo um blog de Copa. OK, eu não teria tempo. Não dá para multiplicar as horas de um dia por dois. Mas é pena. Esta Copa da zueira daria um grande blog, melhor que o o de 2010.

Mas deixemos isso de lado para falar dos dois dias de testes de Silverstone. Ontem, Massa foi o mais rápido. Hoje, Bianchi. De Ferrari, esclareça-se.

Só que o grande barato da quarta-feira foi a Lotus tunada-dos-mano com rodão de 18 polegadas e pneu de perfil baixo, o Pirellão. Quem andou com ele foi Charles Pic. No total, o francês completou 14 voltas e a Pirelli disse que não se preocupou com tempos. Mas que se as equipes quiserem adotar esse modelo para o ano que vem, é só avisar com alguma antecedência que não tem problema nenhum. E outra coisa. Segundo a borracharia italiana, o lance é puramente estético.

Os pneus usados por Pic têm a mesma largura que os atuais para rodas de 13 polegadas (245 mm na frente, 325 mm atrás), mas o diâmetro é 30 mm maior. O peso total do conjunto, pelo que entendi, é 4 kg maior que os atuais. As paredes têm menos borracha, como se vê.

Para entender direitinho, estamos falando, no vulgo, de pneus aro 13 e pneus aro 18. O que determina o aro é a roda. Quem já mandou trocar o pneu do carro uma vez na vida sabe do que se trata.

Eu já não sei direito o que pensar dessas coisas. Rodas e pneus da Fórmula E são de perfil baixo, como esses usados por Pic. Alguém deve imaginar que seduzem os mais jovens. Eu acho uma bobagem. Mas tem tanta bobagem no mundo, que essa é apenas mais uma.

Resultados de hoje estão aqui. Voltamos em instantes, como se diz.