O PIRELLÃO

pirellao

RIO (daqui a pouco falamos de bola) – Dias agitadinhos, estes. No mundo do futebol, diga-se. Por isso estamos voltando só hoje. Digamos que ontem o trabalho foi intenso. E me arrependi de não ter levado a cabo um blog de Copa. OK, eu não teria tempo. Não dá para multiplicar as horas de um dia por dois. Mas é pena. Esta Copa da zueira daria um grande blog, melhor que o o de 2010.

Mas deixemos isso de lado para falar dos dois dias de testes de Silverstone. Ontem, Massa foi o mais rápido. Hoje, Bianchi. De Ferrari, esclareça-se.

Só que o grande barato da quarta-feira foi a Lotus tunada-dos-mano com rodão de 18 polegadas e pneu de perfil baixo, o Pirellão. Quem andou com ele foi Charles Pic. No total, o francês completou 14 voltas e a Pirelli disse que não se preocupou com tempos. Mas que se as equipes quiserem adotar esse modelo para o ano que vem, é só avisar com alguma antecedência que não tem problema nenhum. E outra coisa. Segundo a borracharia italiana, o lance é puramente estético.

Os pneus usados por Pic têm a mesma largura que os atuais para rodas de 13 polegadas (245 mm na frente, 325 mm atrás), mas o diâmetro é 30 mm maior. O peso total do conjunto, pelo que entendi, é 4 kg maior que os atuais. As paredes têm menos borracha, como se vê.

Para entender direitinho, estamos falando, no vulgo, de pneus aro 13 e pneus aro 18. O que determina o aro é a roda. Quem já mandou trocar o pneu do carro uma vez na vida sabe do que se trata.

Eu já não sei direito o que pensar dessas coisas. Rodas e pneus da Fórmula E são de perfil baixo, como esses usados por Pic. Alguém deve imaginar que seduzem os mais jovens. Eu acho uma bobagem. Mas tem tanta bobagem no mundo, que essa é apenas mais uma.

Resultados de hoje estão aqui. Voltamos em instantes, como se diz.

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Arthur Motta
Arthur Motta
9 anos atrás

Acho que o meio-termo seria o ideal. Aro 15 ou 16, com um perfil não tão baixo. Não aumentaria muito o peso da roda, não acarretaria mudanças profundas na geometria de suspensão e melhoraria muito o resfriamento dos freios, possibilitando inclusive a utilização de discos maiores, aumentando a eficiência da frenagem. Sem contar que esteticamente ficaria mais bonito, com um desenho mais parecido com um pneu de rua. Sempre lembrando que a F1 é um laboratório, e essas mudanças nos pneus futuramente se refletirão nos veículos de passeio.

Gustavo Gomes
Gustavo Gomes
9 anos atrás

Pergunto, esse modelo limitaria o uso das zebras?
Se sim, mesmo com um carro mais potente teríamos voltas mais lentas?

Marcio
Marcio
9 anos atrás

Pra uma categoria obsecada em reduzir peso do conjunto, tirando do piloto inclusive, dizer que o novo conjunto de pneus/rodas resulta em aumento de peso sobre os atuais, já é falido de saída, não é?

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

O Formula E que está em teste também usa configuração parecida de roda e pneu.

David Santos
David Santos
9 anos atrás

ÉH UMA BELA DE UMA POR-CA-RI-A!!!!!!!!!

Andre Luiz Lourenço
Andre Luiz Lourenço
9 anos atrás

E junto com essa “aberração´´ tambem colocarão “neon´´por baixo do carro???É o começo do fim da F1…

Cristiano
Cristiano
9 anos atrás

Já que é pra ficar “tunado” assim fica melhor ainda: http://t.co/A21c25Z6C1

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
9 anos atrás

Achei que ficou bacana. Que eu saiba, a F1 usava rodas tão pequenas, por regulamento, apenas para limitar o desenvolvimento dos freios, e não porque o pneu seria mais eficiente. Decerto o pneu no aro 18″ será melhor, afinal todos os carros na rua estão aumentando o aro de suas rodas, assim como os protótipos, que tem preparação bem mais livre que a F1.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Rodrigo Moraes
9 anos atrás

Não sei como o tamanho das rodas limitaria o desenvolvimento dos freios. Fadiga nunca foi problema nos f1 modernos, até porque os tamanhos dos discos e pinças são regulamentados.

Eric Musashi
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Rodas maiores permitem discos maiores. Se os carros já têm freios fantásticos, imagine como ficariam com discos de maior raio.

Contudo, se o tamanho dos discos for limitado por regulamento, aí não tem muito o que mudar, mesmo.

O que eu sei é que o pneu de perfil menor deforma menos, o que traz uma resposta mais precisa nas curvas. E outra vantagem de usar 18 é o desenvolvimento de tecnologia, nenhum carro usa rodas 13 hoje em dia.

Tuta
Tuta
9 anos atrás

Gigantesca diferença. Há uma torção do material que é energia “em um sentido que não queremos”. Tem resposta mais rápida, qualquer engenheiro aerodinamicista com especialização na RAF sabe disso.

eduardo costa
eduardo costa
9 anos atrás

Não ficou ruim. não sou engenheiro mas acredito que algumas melhorias de freio poderão vir junto, como por exemplo o aumento no diâmetro nos discos, no tamanho e quantidade das pinças e pastilhas. assim as frenagens poderão ser mais dentro das curvas, melhorandoo tempo de volta, não?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Gostei do visual, embora não seja “mano” e ache que carro tunado é de péssimo gosto. Com certeza vão economizar a borracha que hoje é gasta no perfil alto e não acredito que os 4 kg a mais vão anular esse ganho e piorar a situação atual. Talvez essa economia justifique a medida.
Abs.

PRNDSL
PRNDSL
9 anos atrás

Não acho que é pura estética. Vai dar dor de cabeça às equipes. Hoje quand parte do amortecimento é feito pelo perfil alto dos pneus (aro 13 se não me engano). Com os pneus perfil baixo as suspensões terão que ser completamente revistas (curso, resistência, amortecimento …)

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Claramente a diminuição do perfil dos pneus não é uma questão estética: a DTM (e todos os carros de performance) que o digam. Já pesquisei isso muito e não encontrei (nem no Grande Prêmio) uma explicação do porquê a F1 usa pneus de perfil alto. Li todos os posts e continuo sem saber…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Eu também.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo
9 anos atrás

Sem alongar muito. O pneu de f1, com perfil alto, faz o papel de uma suspensão, amortecendo o impacto. Com os perfis mais baixos, os f1 deverão ter maior curso de suspensão. Nos carros de rua, o curso de suspensão não é problema e um menor deslocamento do ombro do pneu traduz em melhor desempenho. Estruturalmente é um pneu mais fácil de ser feito e mais barato também.

João
João
9 anos atrás

Mais espaço nos carros para patrocinadores. Fabricantes de rodas esportivas podem se interessar.

Wellington Amorim
Wellington Amorim
9 anos atrás

“branquelos e branquelas de camiseta de 200 paus da Nike, unhas muito bem pintadas e cabelos loiros,”
Interessante como você diferencia “essa gente” dos amigos playboys com quem divide autódromos Brasil afora. Mas isso é típico dos “intelectuais” que mandam no Brasil hoje, “eu bebo e como do bom e do melhor e dane-se essa direita dominante golpista!” Ela, a direita que trabalha, paga impostos e banca toda essa farra implantada por esse Governo hipócrita!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Por algum acaso a F1 está disputando com alguma outra entidade um campeonato de ideias estapafúrdias e destruição de reputação?

Asas móveis, pneus intencionalmente ruins, obrigação de usar sei lá quantos tipos deles, asas dianteiras gigantescas, bicos “gonzo” e agora pneus enormes?

Daqui a algum tempo teremos lastro nos carros vencedores e outras papagaiadas mais.

Ainda bem que o mega fone da Mercedes não pegou.

Il Capo
Il Capo
9 anos atrás

Horrivel!
Matem a F1 de vez…

askjao
askjao
9 anos atrás

FG, gostei do novo visual. Ficou mais moderno.

Fernando Passos
9 anos atrás

Eu não manjo muito, mas li o Di Grassi, que testava para a Pirelli e hoje corre com pneus da Michelin de 18″ tanto no WEC quanto na Formula E.

Basicamente ele disse em seu twitter que achou legal ver a F1 indo para o mesmo caminho do WEC e Formula E com rodas de 18″. Faz mais sentido do que as antigas rodas de 13″ porque mudará muita coisa como aerodinâmica, geometria de suspensão, amortecedores, molas, refrigeração dos freios, etc.

Na íntegra:

“Very cool to see F1 going same direction as WEC and Formula E with 18′ wheels. Makes much more sense then old 13 inches rims

Basically changing from 13′ to 18′ in rim size changes everything: aerodynamics, suspension geometry, damping/springs, brake cooling etc etc”

No fundo, a real é que Pirelli quer usar todo este investimento da F1 em pneus mais próximos aos superesportivos de rua para não ficar para traz, haja vista que a Michelin faz isso na Formula E e WEC, além de que o marketing da F1 tem a preocupação de se aproximar dos jovens, os quais, de modo geral, preferem pneus de perfil baixo e grandes rodas.

Gosto é gosto e, se for pra melhorar, que mude.

Marlo Lemos
Marlo Lemos
9 anos atrás

Beleza é fundamental.. Espero que usem.

rafael
rafael
9 anos atrás

Um merda. Horrivel. Ficou feio pacas. No meu arro o aro é 17(já comprei o carro assim), mas é um Astra, carro robusto e aí fica até legal.. Num f1, com rodas expostas e carro cada vez menor, ficou sofrível. Fora que como a resistencia da liga ´menor a roda aqui comigo tá sempre empenando. Se isso acontecer num F1…. segurança zero.

Conde
Conde
9 anos atrás

Absoluta falta do que fazer . Marketing da borracharia italiana.

A.Vandelay
A.Vandelay
9 anos atrás

Ah, não, roda de carroça até na F1, agora?? Parou com essa merda, vai.

sinval
9 anos atrás

nossa
ficou “esquisito”

(eles estão loucos)
de maneira figurada e sem querer ofender ninguém.

nota se que a F1 esta cada vez mais longe do bom senso.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

O que adiantaria seria usar pneus mais largos para aumentar a aderência mecânica, isso sim. Olhem como era até 1992 por exemplo, sem falar que os carros ficariam muito mais bonitos. E esse é só um dos erros do atual regulamento técnico. Os carros deveriam ser mais largos também. Tudo isso ajudaria a diminuir a dependência da aerodinâmica, possibilitando que um piloto contornasse uma curva atrás de outro sem perder aderência para poder pegar o vácuo na reta seguinte e ultrapassar. Acabar com as pistas para mocinhas do Tilke tb ajudaria.

Joca
Joca
9 anos atrás

É muito complexo, diferença na altura altera o fluxo de ar assim tem que alterar a aerodinamica, em curva a banda lateral deforma menos, tem que se compensar na suspensão, a relação de cambio difere, e ainda tem a expansão do pneu em altas velocidades e temperaturas, ventilação de freios etc… ou seja para um monoposto muda tudo, para um carro de rua somente estética.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Não ficou feio, mas acho que é uma mudança muito grande, poderiam aumentar para aro 15 ou 16 que são os mais usados, assim ainda teria borracha lateral para trabalhar com os amortecedores.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Também acho, deveriam usar um meio termo.

FPassos
FPassos
9 anos atrás

Acho que o maior benefício seria enfiar um disco de freio bem maior ali, dando mais durabilidade e segurança. Quanto à dureza, acho que basta ajustar os parâmetros de amortecedor e mola. Não acho que tenha ficado feio, Feias mesmo eram aquelas calotas, lembram?

Giovani Jardim
Giovani Jardim
9 anos atrás

Ridículo, não gostei. Acho mais legal os pneus de perfil alto e largura maior como os usados em parte dos anos 70. Veja os links abaixo:

http://formulatotal.files.wordpress.com/2010/10/1975_wilsinho_copersucarfd01.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-m3yhHb_yaZ8/UjgFv5KHoeI/AAAAAAAAEmc/-_y5EvviLMw/s1600/Ferrari.jpg

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

Achei horroroso.

petrafan
petrafan
9 anos atrás

no curso de Mec Aut da FEI, aprende-se que os pneus da F1 são de perfil alto devido à enorme pressão aerodinâmica dos carros, e portanto as paredes dos pneus precisam resistir à força resultante dessa pressão.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  petrafan
9 anos atrás

perfil menor não aumenta a pressão na parede. Ela naturalmente fica mais tensa sendo menor.
A diferença básica é que o pneu vai absorver menos irregularidades, a suspensão vai trabalhar mais, e o ângulo de deriva vai ser diferente.

JOANNIS
JOANNIS
9 anos atrás

GOSTEI E MUITO,FICOU MODERNO, A RODA ANTIGA É DO TEMPO DO ZAGAIA.

THIAGO GREGÓRIO
THIAGO GREGÓRIO
9 anos atrás

A roda aro 18 não traria maior refrigeração aos freios que ainda poderiam ter discos maiores

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Achava que ia ficar ruim. Ficou pior.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

Tenho um carro com roda aro 18 (original de fábrica, não sou mano não rsrs) e digo aos senhores por experiência, é bonito, combina com o carro que tenho, mas nas nossas ruas é duro pra cacete, pula mais que cabrito. E olha que meu carro é original e com suspensão a ar… Imaginem o que esses carros vão ficar duros (F1)…

Na F1, não gostei… Como disse alguns dos companheiros do blog, só falta por neon embaixo do carro nas corridas noturnas… Mas que ganhe a maioria, se for pra agradar fãs (que estão em baixa com a categoria), acho que vão fazer hein??

Everson Abreu
Everson Abreu
9 anos atrás

Notei o carro mais alto. Poderia ser uma boa idéia para corridas com chuva. De resto, estranho pacas…

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Modelos 2015 da f1 vão sair com toca-fitas Rio de Janeiro PLL e roda Orbital……..Eles estão meio xaropes…..!!.#botaum2.0turbonessabgaça , pra andar e roncar bonito!!

Léu
Léu
9 anos atrás

Ridiculo

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Em um carro de rua estes pneus são um perigo absurdo, o carro fica muito duro , a pressão tem que ser muito mais vigiada e se torna perigoso se não estiver 100% correta, vejam só como os stocks ou DTM da vida furam pneu com uma frequência assustadora quando passam do ponto das zebras.

Se a F1 mudar os pneus por motivos estéticos…..vai ser o fim da picada.

Salvador
Salvador
9 anos atrás

Provavelmente, os carros farão curvas mais rapidamente, já que por ter altura menor, os pneus se deformam menos.
Outro detalhe: os pneus não são apenas 30mm maiores; são 5 polegadas de diferença, ou seja, 12,7cm, ou 127mm.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Salvador
9 anos atrás

você é burro hein mano!!!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Salvador
9 anos atrás

Salvador, os pneus ficaram só 30mm maiores porque diminui a altura da parede do pneu. A diferença de 5″ é no diâmetro da roda e não no total do conjunto pneu+roda.

Ze Ruela
Ze Ruela
9 anos atrás

Em qualquer categoria de competicao massa eh foco, especialmente massa em movimento angular. Qual a razao de aumentar? Nao faz nenhum sentido e vai influenciar negativamente na dirigibilidade dos carros.

Leopoldo
Leopoldo
9 anos atrás

Depois do brinco e do boné de aba reta do Hamilton, só vai faltar o neon no assoalho do carro ;-)

Leopoldo
Leopoldo
9 anos atrás

ficou parecendo um hot wheels!

Heitor
Heitor
9 anos atrás

Pensei que ficaria pior. Ficou menos estranho que eu imaginava.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

Assim que ví essa foto do Lotus, a primeira coisa que imaginei foi o carro com a frente pulando e depois a traseira. Tudo ao som de rap americano com meia dúzia de chicanos tatuados cheios de cordões de ouro ao redor. Achei “firmeza, mano”!

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

Ao que eu entendi, o lance dos aros 18, é para aproveitar a tecnologia doa pneus da F1 nos carros de rua, já que os superesportivos usam pneus iguais.
No fim da história é tudo questão de dinheiro: muito mais barato pra Pirelli fabricar um pneu com dois dedos de parede do que um com um palmo.

Ze Ruela
Ze Ruela
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

Vc esta provavelmente certo. Mas vai influenciar negativamente na performance dos carros

PedroL
PedroL
9 anos atrás

Gostei, acho que deveriam adotar esse modelo já para o ano que vem.

Marcell
Marcell
9 anos atrás

Bom para exposição… ridiculo para monopostos,,,, Tá na hora de voltar o biscoitão para aumentar a aderência, já que não há mais difusores soprados e bicos tubarão com um zilhão de milimetros de altura, oq ajudava no fluxo aerodinamico…

Ps: a piada é antiga e defasada, mais enquanto vc pensava ontem, no q escrever hj… saiu mais um gol da Alemanhã!

Sieg
Sieg
9 anos atrás

Se voltarem com a suspensão ativa, até pode vingar esta idéia. Com as suspensões atuais, má idéia. Esteticamente, ficou estranho, mas nada pior do que bicos escalonados ou fálicos: deve ser só questão de costume,

Bernardo Oliveira
Bernardo Oliveira
9 anos atrás

Essa mudança do diâmetro dos pneus não é coisa tão simples assim. As suspenções de um F1 são totalmente projetadas em função dos pneus. Os pneus de aro 13 têm o “ombro” bastante alto, e com isso acabam exercendo também a função de amortecimento – em câmara lenta dá pra perceber isso.
Um pneu de aro 18 , cujo perfil é bem menor, é bem mais “duro”; Para compensar isso será preciso uma suspenção com um pouco mais de curso, ou mais macia, algo que trás maior oscilação da altura do carro em relação ao solo e isso, para a aerodinâmica, algo bem ruim.

antonio seabra
antonio seabra
Reply to  Bernardo Oliveira
9 anos atrás

Concordo com o comentário. Mas tem um ponto interessante nisso: ninguém mais vai andar por cima das zebras, pra ganhar tempo !!! Dai a pilotagem vai voltar a valer mais do que a malandragem.
Pensado mais tecnicamente, vai voltar a valer o desenvolvimento das suspensões, em lugar de se usar suspensões quase tão rígidas quanto as de um kart, e transferir grande parte do amortecimento para os pneus.

Quanto ao efeito estetico, é o que menos importa.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  antonio seabra
9 anos atrás

Passar por cima das zebras não é malandragem, sempre fez parte das corridas, é tornar a curva “menos curva”…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Bernardo Oliveira
9 anos atrás

Isso aí, aumentar o curso de suspensão aumentaria o pitch nas frenagens, sem falar que a diminuição do sidewall reduz também a forma como as equipes usam a cambagem. A cambagem altera a carga nos ombros do pneu. Na Turquia, na câmera do bico dava pra ver o pneu trabalhando na curva 8.