Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (copio mesmo) – A única coisa que presta que o Fábio Seixas inventou até hoje foi a seção “Pílulas do dia seguinte” no seu blog. São notas avulsas sobre o domingo, em geral sobre a F-1 (às vezes pingam algumas lembranças de outras categorias). Coisas que surgem ao longo do dia, depois que […]

SÃO PAULO (copio mesmo) – A única coisa que presta que o Fábio Seixas inventou até hoje foi a seção “Pílulas do dia seguinte” no seu blog. São notas avulsas sobre o domingo, em geral sobre a F-1 (às vezes pingam algumas lembranças de outras categorias). Coisas que surgem ao longo do dia, depois que os tradicionais comentários sobre a corrida foram publicados (os meus são bem melhores).

Passei anos pensando em algo parecido (claro que é mentira, pensei só hoje), mas nunca encontrei um título bom o bastante. A tal da pílula do dia seguinte, admito, é muito boa.

Então, num rompante de genialidade, criei hoje o “Sobre ontem…”, que poderá ser sobre ontem à noite, sobre ontem de manhã, sobre ontem à tarde, sobre ontem de madrugada, dependendo do horário do GP. Da mesma forma que as “Pílulas…” do Seixas, esse título tem uma conotação quase sexual, se é que me entendem.

Podem aplaudir.

Agora vamos a elas:

– No fim das contas, não cheguei a uma conclusão de vocês sobre o acidente de Massa. Quem fica do lado do brasileiro? Felipe criticou duramente os pilotos novatos. Magnussen pegou leve e disse apenas que se tivesse algum espaço para escapar da batida, teria tentado. A FIA achou que foi um acidente normal de corrida. Eu também.

– A decisão da direção de prova de não colocar um safety-car na hora que Sutil rodou foi muito esquisita. Por muito menos já jogaram o Mercedão na pista. Aliás, Hamilton deu suas espetadas sobre o assunto. Alonso, idem. O Grande Prêmio discute a questão hoje. Vocês acham que foi proposital? Estão dando uma forcinha para Rosberguinho? Se sim, por quê?

– Seixas, num rasgo de generosidade, achou que ninguém lembrou devidamente de Schumacher na primeira corrida na Alemanha depois do acidente de dezembro. Não sei se a F-1, institucionalmente, faria algo. Não é hábito da categoria. Mas notei que não havia nada visível nas arquibancadas — se havia, acho que não mostraram, e se mostraram não percebi. A única lembrança segue sendo a inscrição #KeepFightingMichael nos carros da Mercedes. Alguém aí esteve em Hockenheim ontem e viu algo que não tenhamos visto?

– Monisha Kaltenborn e Giampaolo Dall’Ara foram explícitos ao mencionar um “erro de procedimento do piloto” ao descrever a rodada de Sutil. A Sauber não anda muito satisfeita com o alemão, pelo jeito. Substituição à vista? Victor Martins fala disso em seu blog.

– Na Indy, outra rodada dupla em Toronto. As corridas não param na categoria, que resolveu concentrar sua temporada em poucos meses. Vocês estão conseguindo acompanhar tudo? Helinho é o líder do campeonato.