Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

O OUTRO MURO

SÃO PAULO (e outro mundo) – Em 19 de agosto de 1989, um piquenique agendado para as 15h na fronteira entre Áustria e Hungria começou a derrubar o Muro de Berlim — que cairia de vez em 9 de novembro daquele ano. A história toda começou quando o governo húngaro, reformista, resolveu desmontar a cerca […]

SÃO PAULO (e outro mundo) – Em 19 de agosto de 1989, um piquenique agendado para as 15h na fronteira entre Áustria e Hungria começou a derrubar o Muro de Berlim — que cairia de vez em 9 de novembro daquele ano.

A história toda começou quando o governo húngaro, reformista, resolveu desmontar a cerca que separava o país da Áustria. Como aos alemães-orientais era permitido viajar para a Hungria, os que ficaram sabendo da abertura da fronteira aproveitaram para tentar conhecer o Ocidente. Muitos não voltaram. A história toda está aqui, no “Opera Mundi”, em excelente texto de Rafael Targino — que só escorregou na descrição dos Trabants, mas está perdoado.

Quem mandou o link foi o Sérgio Santana, pelo Twitter, a quem agradeço pela lembrança de algo que quase passa batido. É episódio considerado menor na história do fim da Cortina de Ferro, mas que está repleto de lindas e emocionantes imagens (vejam o vídeo no “Opera Mundi”). Há um memorial no local, a cidade de Sopron, na Hungria. Está aí embaixo.

Mais um destino a ser visitado.