Blog do Flavio Gomes
F-1

SILÊNCIO NO RÁDIO

SÃO PAULO (quero só ver) – A FIA resolveu jogar duro com as equipes no que se refere às comunicações de rádio. Nenhum tipo de instrução que ajude na performance será permitida. OK. Mas é muito vago. O que poderá ser dito, afinal? Chamar para trocar pneus? Trocar pneus na hora certa ajuda na performance e […]

broken_microphone

SÃO PAULO (quero só ver) – A FIA resolveu jogar duro com as equipes no que se refere às comunicações de rádio. Nenhum tipo de instrução que ajude na performance será permitida.

OK. Mas é muito vago. O que poderá ser dito, afinal? Chamar para trocar pneus? Trocar pneus na hora certa ajuda na performance e na velocidade. Pode avisar que o freio está com algum problema de temperatura, por exemplo? Também ajuda. Avisar que está perdendo tempo numa curva ou outra não pode? Nem passar informações sobre o desempenho de outros pilotos, se o cara está chegando, se vai fazer a ultrapassagem, se dá para segurar?

Ou seja, o cara vai ter de guiar o carro sozinho, o que é muito positivo — e previsto pelo regulamento, diga-se. Parece que é isso. Não pode mais nada, exceto… Exceto o quê?

É tudo muito confuso. O melhor seria proibir o rádio e pronto. Ou então determinar com muita especificidade o que pode ser dito nessa comunicação box-piloto a partir de agora.

Isso aí pode dar confusão. Mas se a FIA for mais clara no que quer, é capaz de ser algo muito legal.