Blog do Flavio Gomes
F-1

ABU DOUBLE (6)

SÃO PAULO (e fim) – Um título em dois atos: uma grande largada e a problemas técnicos no carro do adversário. Assim se decidiu a temporada 2014 hoje em Abu Dhabi, sem grandes emoções. Não houve o confronto entre os dois protagonistas do Mundial. As coisas começaram a se resolver quando as luzes vermelhas se apagaram. […]

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SÃO PAULO (e fim) – Um título em dois atos: uma grande largada e a problemas técnicos no carro do adversário.

Assim se decidiu a temporada 2014 hoje em Abu Dhabi, sem grandes emoções. Não houve o confronto entre os dois protagonistas do Mundial. As coisas começaram a se resolver quando as luzes vermelhas se apagaram. Hamilton pulou à frente, enquanto Rosberguinho se atrapalhava com a embreagem, com o câmbio, com a vida. Vacilou, perdeu. Atrás dele, Sapattos também titubeou e foi superado por Massa. Hamilton, Rosberg e Massa. A primeira parte da prova seria isso, ninguém atacando ninguém, até porque as distâncias entre eles não permitiam.

Já na sexta volta Alonso abriu a primeira janela de pit stops, mostrando que os pneus supermacios não durariam muito, ao menos para a maioria dos pilotos — os de Felipe restariam até a 14ª passagem, quase uma façanha. Na 11ª volta, Hamilton fez sua primeira parada. Na seguinte, Rosberg. Tudo normal, com o inglês mantendo sua vantagem para o alemão sempre na casa dos 2s, com Massa um pouco mais atrás.

Foi na volta 24 que o castelo de areia de Nico ruiu. Ele virou uma volta 3s mais lento que Hamilton. Na passagem seguinte, a diferença entre os dois subira para 9s. Alguma coisa estava errada. O gráfico de funcionamento do ERS não se mexia. Nico perdia 160 hp durante 33s a cada volta. Não há milagre, nesses casos. Pelo rádio, o alemão perguntava o que estava acontecendo. “Mais ou menos tudo”, respondia seu engenheiro. Massa passou na volta 27. O título estava decidido, apesar de toda a angústia do pequeno Rosberg, que o tempo todo tentava se informar pelo rádio sobre sua posição, contando com uma eventual quebra do parceiro.

E foi na volta 29 que ele teve alguma esperança, assim como Massa, o segundo colocado. O ritmo de Hamilton caiu bruscamente e o brasileiro começou a descontar a diferença. O mercêdico parou na volta 32, Massa assumiu a liderança e a pergunta era: o que estava acontecendo com o carro do Comandante Amilton?

Nada.

Na verdade, Lewis estava pilotando em “modo seguro”, sem usar tudo que seu carro poderia oferecer. Esperava apenas pela segunda parada de Massa para reassumir a liderança. Felipe foi para os boxes na volta 44, colocou supermacios e tentaria nas voltas finais chegar no inglês, que pediu autorização pelo rádio para “ligar o carro”, ou seja, usá-lo em sua plenitude.

Fez isso e controlou a diferença até o final, recebendo a bandeirada em primeiro, enquanto Rosberg se arrastava lá atrás, sendo ultrapassado por todo mundo. A aproximação de Felipe até que aconteceu, mas uma hora os pneus iriam abrir o bico e chegar em Hamilton seria tarefa impossível, a não ser que ele cometesse algum erro.

Rosberguinho terminou em 14º, uma volta atrás do vencedor, mas não abandonou, apesar dos pedidos da equipe. Foi até o fim com enorme dignidade. Lewis venceu com Massa em segundo e Bottas em terceiro fechando o pódio. Ricciardo (grande corrida, largando dos boxes) foi o quarto, seguido por Button, Hülkenberg, Pérez, Vettel, Alonso e Raikkonen. A primeira mensagem que Hamilton recebeu pelo rádio foi do príncipe Harry: “Obrigado por não fazer o povo inglês suar. Você é uma lenda”, disse o herdeiro da coroa — um dos herdeiros, nunca sei direito quem vai ser o rei.

Com os 50 pontos da vitória, Hamilton atingiu 384, contra 317 de Nico. Foram 11 vitórias, diante de cinco do companheiro — Ricardão ganhou três. Um título incontestável, e uma marca importante: 33 vitórias na carreira, deixando Alonso para trás e colocando-se como o quinto maior vencedor da história. “É o melhor dia da minha vida”, falou Lewis depois da prova. Ele que só conseguiu dormir depois da uma da madrugada e acordou antes do amanhecer, tenso com a decisão.

Hoje poderá dormir tranquilo.