ABU DOUBLE (6)

podioabudabiano2

SÃO PAULO (e fim) – Um título em dois atos: uma grande largada e a problemas técnicos no carro do adversário.

Assim se decidiu a temporada 2014 hoje em Abu Dhabi, sem grandes emoções. Não houve o confronto entre os dois protagonistas do Mundial. As coisas começaram a se resolver quando as luzes vermelhas se apagaram. Hamilton pulou à frente, enquanto Rosberguinho se atrapalhava com a embreagem, com o câmbio, com a vida. Vacilou, perdeu. Atrás dele, Sapattos também titubeou e foi superado por Massa. Hamilton, Rosberg e Massa. A primeira parte da prova seria isso, ninguém atacando ninguém, até porque as distâncias entre eles não permitiam.

Já na sexta volta Alonso abriu a primeira janela de pit stops, mostrando que os pneus supermacios não durariam muito, ao menos para a maioria dos pilotos — os de Felipe restariam até a 14ª passagem, quase uma façanha. Na 11ª volta, Hamilton fez sua primeira parada. Na seguinte, Rosberg. Tudo normal, com o inglês mantendo sua vantagem para o alemão sempre na casa dos 2s, com Massa um pouco mais atrás.

Foi na volta 24 que o castelo de areia de Nico ruiu. Ele virou uma volta 3s mais lento que Hamilton. Na passagem seguinte, a diferença entre os dois subira para 9s. Alguma coisa estava errada. O gráfico de funcionamento do ERS não se mexia. Nico perdia 160 hp durante 33s a cada volta. Não há milagre, nesses casos. Pelo rádio, o alemão perguntava o que estava acontecendo. “Mais ou menos tudo”, respondia seu engenheiro. Massa passou na volta 27. O título estava decidido, apesar de toda a angústia do pequeno Rosberg, que o tempo todo tentava se informar pelo rádio sobre sua posição, contando com uma eventual quebra do parceiro.

E foi na volta 29 que ele teve alguma esperança, assim como Massa, o segundo colocado. O ritmo de Hamilton caiu bruscamente e o brasileiro começou a descontar a diferença. O mercêdico parou na volta 32, Massa assumiu a liderança e a pergunta era: o que estava acontecendo com o carro do Comandante Amilton?

Nada.

Na verdade, Lewis estava pilotando em “modo seguro”, sem usar tudo que seu carro poderia oferecer. Esperava apenas pela segunda parada de Massa para reassumir a liderança. Felipe foi para os boxes na volta 44, colocou supermacios e tentaria nas voltas finais chegar no inglês, que pediu autorização pelo rádio para “ligar o carro”, ou seja, usá-lo em sua plenitude.

Fez isso e controlou a diferença até o final, recebendo a bandeirada em primeiro, enquanto Rosberg se arrastava lá atrás, sendo ultrapassado por todo mundo. A aproximação de Felipe até que aconteceu, mas uma hora os pneus iriam abrir o bico e chegar em Hamilton seria tarefa impossível, a não ser que ele cometesse algum erro.

Rosberguinho terminou em 14º, uma volta atrás do vencedor, mas não abandonou, apesar dos pedidos da equipe. Foi até o fim com enorme dignidade. Lewis venceu com Massa em segundo e Bottas em terceiro fechando o pódio. Ricciardo (grande corrida, largando dos boxes) foi o quarto, seguido por Button, Hülkenberg, Pérez, Vettel, Alonso e Raikkonen. A primeira mensagem que Hamilton recebeu pelo rádio foi do príncipe Harry: “Obrigado por não fazer o povo inglês suar. Você é uma lenda”, disse o herdeiro da coroa — um dos herdeiros, nunca sei direito quem vai ser o rei.

Com os 50 pontos da vitória, Hamilton atingiu 384, contra 317 de Nico. Foram 11 vitórias, diante de cinco do companheiro — Ricardão ganhou três. Um título incontestável, e uma marca importante: 33 vitórias na carreira, deixando Alonso para trás e colocando-se como o quinto maior vencedor da história. “É o melhor dia da minha vida”, falou Lewis depois da prova. Ele que só conseguiu dormir depois da uma da madrugada e acordou antes do amanhecer, tenso com a decisão.

Hoje poderá dormir tranquilo.

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Autorização para “ligar o carro” foi ótima e isso ficou claríssimo durante a prova. Mas o Quengalvão Bobueno ainda insistiu em vender ilusões e o fez até o final. E teve gente que acreditou. Pobres torcedores de F1 de fila de padaria…
Abs.

Hevit Ando
Hevit Ando
9 anos atrás

Não sei se foi para “inglês ver”, mas não interessa.
A atitude mostrada do Nico em relação à equipe e ao Hamilton achei notória.
Sem mimimi.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Cumprindo uma aposta perdida para o Vicellez e o Sennafredo, utilizo o espaço deste blog (pedindo licença ao FG) para digitar uma carta onde teço elogios a Fernando Alonso.

Venho por meio desta afirmar que Fernando Alonso é um grandessíssimo piloto. Admito, também, que o espanhol é o piloto mais completo do grid.
– Como assim? Ele só fez sete poles nas últimas oito temporadas… – dirão alguns.
Respondo que, neste caso, ele usou de fina inteligência, não se prendendo apenas às posições de pólo. Mostrou, sim, sua versatilidade distribuindo suas posições de largada por todo o grid. Por isso, passou a ser chamado de: o piloto mais completo do grid.

Afirmo, também, que é uma enorme injustiça chamá-lo de Dick Júnior, Espanhol Trapaceiro, Príncipe das Lamúrias, Octonso, Choronso, Fernandinho Cingapura, etc., o que denigre de forma caluniosa, a imagem irretocável de um piloto que sempre pautou sua carreira pela honestidade e retidão de princípios.

Digo ainda que os dois títulos de referido piloto, não expressam a totalidade de seu talento.
Devo lembrar a seus “poucos” detratores, os quais eu (não) me incluo que, dois campeonatos lhe foram tirados devido a situações fortuitas: em 2010, pelo russo roda-presa e em 2012, pelo “maluco da primeira volta”. Pontos importantíssimos que, “concerteza” o levariam ao tetra.
Tetra esse que caiu no colo de um moleque atrevido e irreverente, que não respeitou quem estava disputando título. Refiro-me à ultrapassagem na chuva e por fora da curva (mas que abuso!), que ele com um Toro Rosso, aplicou em Hamilton (de McLaren!) no GP do Brasil/2008, causando um reboliço jamais visto numa decisão de campeonato.

Finalizo, trazendo a seus abnegados fãs, uma palavrinha: não desistam e fiquem firmes na tormenta! Quem sabe no próximo ano (huuum…), a “seca” termine e os anos de gozações fiquem apenas na lembrança.

O que posso dizer, a título de encarramento, de um piloto que me proporcionou momentos tão felizes nos últimos oito anos?

Posso dizer, de modo simples e sincero,

Muito obrigado!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Consertando: não é encarramento, é encerramento.
Desculpem meu erro. É que eu não consegui parar de rir durante a carta.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Por mim, considero a aposta paga. Apesar das ironias(o que não estava previsto no desafio) que faz nos teores expostos, não é fácil falar bem de quem não se admira!!

……..vamor ver se o Allez aprova!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Sega, carta nota 4. Não, vou ser bonzinho, nota 7. Hehehe! Ano que vem ele capricha mais.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Você está enxergando muito, Segafredo!
Eu só queria saber em que parte da carta eu falei bem do espanhol.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Bom, se não falou bem então redija outra e cumpra sua aposta. Ou corra o risco de ser rotulado como VELHACO, kkkk.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Você e o Vicellez consideraram a aposta paga. Suas respostas estão registradas no post. Não podem voltar atrás.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Alonso liderou 32 voltas, Vettel, 1. Uma? Umazinha?? Kkkkkkkkkk!

Pinto, Alonso merecia uma carta melhor de desculpas e admiração. Mas tudo bem, ano que vem você faz outra melhor, em cinco anos os pingos no is se ajeitam, inclusive na sua carta…
Hahahaha, eu rio por…., bem você já sabe.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Está mal informado, Vicellez! O Herdeiro é o quarto em liderança de voltas, perdendo apenas para Schummy, Senna e Prost.

Escreverei uma carta mais bem trabalhada, caso Alonso perca o campeonato do ano que vem (o que não vai ser difícil).
Em cinco anos, Alonso se aposenta como o bicampeão mais laureado da categoria. E os pingos nos “is” ficarão ajeitadinhos.

Acredite se quiser. Eu não sei do que você ri.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Deixa de ser recalcado Pinto! No fundo nós(Allez e Eu) sabemos o quanto vc admira o Espanhol…….se não pelos títulos, mas pelos resultados que consegue com a carroça vermelha!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Comentei uma vez e vou repetir com outras palavras:

Considero Alonso um dos melhores pilotos da safra atual, juntamente com Vettel, Hamilton e Raikkonen (apesar da desmotivação), só para ficar nos campeões.

Admiro o piloto e torço contra o piloto. E sempre torcerei contra.
Um campeonato perdido do espanhol, vale mais que um campeonato ganho do alemãozinho.
Ricciardo ficar à frente de Vettel é um detalhe, desde que Vettel fique à frente de Alonso.
E nunca me diverti tanto acompanhando F-1 como nos últimos oito anos!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

“Um campeonato perdido do espanhol, vale mais que um campeonato ganho do alemãozinho.
Ricciardo ficar à frente de Vettel é um detalhe, desde que Vettel fique à frente de Alonso.”

………estas frases lhe entregam Pinto! O pior agora é esperar até março, fazer o que, paciencia!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Ricciardo ainda tem muito o que provar. Vettel, não.
Watson não conseguiu provar mais nada, além das duas temporadas à frente de Lauda (este sim, tricampeão e mito).

Ricardo Linares
Ricardo Linares
9 anos atrás

Título merecido do Hamilton, bonita atitude do Rosberg, grande corrida do Massa. Tem gente que zoa mas nunca andou nem de kart indoor. Achei estranha a publicidade: “Bernie says: Think before you drive”. Abs a todos.

claudio
claudio
9 anos atrás

Ele tem suas polêmicas e tudo. Gosto de ambos, mas querer dizer que Vettel é melhor que Alonso é piada. E não me falem que um tem 4 títulos e o outro 2 porque o que Alonso faz com carro ruim, nenhum dos outros faz. Vettel ganhou facil pq o carro dele sempre foi como a Mercedes este ano…anos-luz na frente. Bem, finalmente o Nasr vai entrar, mesmo sendo numa sauber horrenda porque ficar vendo massinha não aguento mais. Ontem, tive saudades de Fittipaldi, Piquet e Senna, que teriam tentado terminar a corrida com os pneus e tentariam uma possível vitória, pq o ritmo ainda estava bom. Ahh, o Hamilton ligou o carro e estava a 1 segundo por volta mais rapido. Ué, tinham 12 voltas para o final e a diferença eram mais de 12 segundos. Valia a tentativa. Mas hoje só tem piloto que abaixa a cabeça e aceita tudo que vem do box. Saudades daqueles que davam cara para bater.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  claudio
9 anos atrás

É meu caro , o bom senso manda concordar com você acredito que se a Williams tivesse um piloto como Alonso ,teria tido pelo menos uma vitória e dado muito calor aos Mercedicos (como gosta o dono do blog). Más o pilotinho de Botucatu é muito mansinho(eu ainda acho que ele nasceu em Cordeirópolis,sua certidão é falsa) nunca ousa e jamais iria contra uma ordem de boxe,por isso também jamais será mais que um participante de corridas que eventualmente tem um bom resultado,e com este carro e um companheiro de equipe bem inexperiente , ele fez muito pouco. Só não vê quem for Pachecamente cego.

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  claudio
9 anos atrás

Era melhor ter arriscado ir até o fim,mas isso é só para os grandes.

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

Hamilton conquistou o título lindamente, com garra, consistencia, e perseverança. Agora vale ressaltar a péssima fase que teve no começo do ano com as quebras, zicas e td mais, vencia, vencia e vencia mas o alemão estava sempre ali em segundo, tornando difícil obter a liderança. Verdade seja dita: Não fossem os problemas, azares e o toque em Spa, Lewis já teria levado este caneco antes!!!

Parabéns Verdadeiro BI-Campeão……………………………

Roberto
Roberto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Quem é o falso BI-Campeão?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Falso Bi….não me ocorre no momento, temos falsos tetra, tri, e principalmente hepta campeões! kkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Não há bicampeões falsos, só um tetra e um hepta. O resto é merecido. Só pra ser justo com quem eu vi ganhando com melhor carro disparado, Hill e Button nunca levaram de um garoto como companheiro de time.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

O falso bicampeão? Um certo espanhol marrento que vive “jogando a toalha” em todas as equipes, para as quais já pilotou.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Acho que quem jogou a toalha depois do ferro esse ano foi Vettel, Alonso sai como primeiro piloto da Ferrari, Vettel não.
Sabia que mesmo Vettel podendo sair antes do Ricciardo no pit lane em Abu, pela regra da punição, a equipe liberou Ricciardo primeiro?
Ricciardo passou Vettel no pit lane!
https://mobile.twitter.com/f1fanatic_co_uk/status/536651789484163073/photo/1
Seria óbvio liberar o primeiro piloto e foi o que a RedBull fez!
Não dá pra sair mais pela porta dos fundos que isso… E não da pra ser mais decadente que ser empregado do CIO da indústria de tabaco.
R.I.P Vettel.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Sua frase está incorreta, Vicellez. O certo é:

Alonso sai como derrotado da Ferrari, Vettel não.

Jorge Santos
Jorge Santos
9 anos atrás

-Título merecidíssimo de Lewis! Um peso lhe saiu das costas, acho que os próximos anos ele vai pilotar ainda melhor.
– Uma pena esse problema com Rosberg, basta lembrar que se fosse com Hamilton seria uma grande injustiça, então a Mercedes falhou.
Uma dúvida, por que essa demora em a McLaren anunciar Alonso? Por que deixaram para anunciar em dezembro? Será que ainda existia alguma possibilidade de Hamilton voltar pra McLaren/Honda e Alonso assinar com a Mercedes?

Roberto
Roberto
Reply to  Jorge Santos
9 anos atrás

Acho que possibilidade existe. Algo está faltando para não terem anunciado o Alonso ainda. Mas acho que Alonso vai acertar o que ainda falta, e vai para a McLaren mesmo.

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  Jorge Santos
9 anos atrás

Exatamente isso.

Igor Soares
Igor Soares
9 anos atrás

Ver o Alonso suando pra passar uma Caterham e reclamando não tem preço.

Roberto
Roberto
Reply to  Igor Soares
9 anos atrás

Por quê? Você não gosta dele pessoalmente, não é? Concordo que ele não é muito simpático e nem honesto. Mas como excepcional piloto que é, fico triste em vê-lo, ainda mais em uma Ferrari, estar nessa situação. Abraço!

valter
valter
9 anos atrás

Quem diria? Aquele piloto estabanado que encheu a traseira da Ferrari de Kimmi no pitline do GP do Canadá, hoje é bicampeão.

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  valter
9 anos atrás

As coisas mudam meu caro! Que bom que foi pra melhor.

Fernando
Fernando
Reply to  valter
9 anos atrás

Isso é comum, Senna cansou de fazer bobagens, Schumacher já bateu na volta de apresentação, Prost rodou na volta de apresentação, normal, acontece com os grandes. Eu nuca tive dúvidas do talento excepcional de Hamilton, e vem mais por aí. Mas que aquilo foi engraçado foi.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  valter
9 anos atrás

Aquilo foi estabanado. Segundo ele estava mexendo nos controles do volante quando deu de cara com a traseira do carro de um certo polonês braço-duro. Mas a estampada na traseira do Kimi foi calculada. Estavam Kimi e Kubica esperando o farol abrir. Hamilton vinha pela direita atrás do carro do Kubica e vendo que bateria de qualquer jeito virou para a esquerda e escolheu estampar a traseira do carro do Kimi. O motivo era que o finlandês era quem representava ameaça ao seu campeonato àquela altura. Se não me engano o Kimi estava à sua frente nos pontos.
Abs.

PS. O Hamilton é um baita piloto em velocidade e habilidade. Esse ano ele conectou essas qualidades ao cérebro, segurou para não dar blackouts e deu no que deu: Campeão, merecidamente.

Rogerio C
Rogerio C
9 anos atrás

Legal e tal, Lewis é um grande campeao, ótimo piloto, Mercedes grande equipe esse ano… blá blá.

A gente no fundo sabe que ta tudo muito errado e sem graça. E piorou ainda mais com o acidente do Bianchi. E que a F1 precisa de uma solução urgente.

Sinceramente acho que deveria voltar com os roncos dos motores, e baratea-los também. Acho tbm que deveria permitir que equipes pequenas possam alinhar um carro só, e comprar um chassi padrão ou construir o seu (procurando adaptar o mundial de construtores a isso). E também a volta do reabastecimento, pra dar mais oportunidades de estratégia aos pilotos.

E como solução definitiva, afastar o Ecclestone, que provou estar naturalmente obsoleto. Fugir das redes sociais, com inúmeros pilotos jovens ali, colocar motores tão falsos, e tirar a essência do campeonato da Europa… São coisas que estão matando a Fórmula 1.

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Eu não acredito em justiça no esporte.
Ganhou mais corridas, fez mais pódios deve vencer o campeonato.
Para alguns, a justiça foi feita. Um abandono na primeira corrida para o carro 44 e para equilibrar um problema de quase abandono na última corrida para o carro número 6.
Assim, a verdade do campeonato se estabeleceu. Ainda teve a porrada do carro 6 no carro 44 em SPA. Esse último nem completou.
Seria injusto o 6 ganhar? Seria, dirão quase todos. Mas como falei no começo não existe justiça.
Roberto

FRANCÊS
FRANCÊS
9 anos atrás

Não acredito em Papai Noel, mas acredito que já estava combinado na RBR a saída de VEttel final do ano, desde o começo do ano parecia que ele estava com o 2o carro. Isso porque Austríaco é muito metódico e planeja tudo, jamais seriam pegos de surpresa por algo assim. Pra mim, Vettel já erdou o 2o carro, antes de Webber desde a primeira corrida, e foi privilegiado o Riccardo. De qualquer forma acho que a RBR poderia ter terminado ‘a frente da Willians, faltou um pouco para o Vettel superar o Bottas, feito alcançado pelo Riccardo. E Massa foi tipo faísca atrasada. Muito oba oba no final mas olhando para o resultado final, decepcionou. Vamos ver ano que vem, mas acho que a Ferrari prepara uma surpresa, não é VEttel que está indo pra lá, é a alemanha formando parceria com a itália, somo ‘a isso engenheiros. Não me impressionaria com o ano fraco do VEttel, vem coisa por ae.

Iz Kariotz
Iz Kariotz
9 anos atrás

Pergunta: Os mecânicos da LOTUS estavam rindo do fogo no carro do Maldonado???

Ulysses
Ulysses
Reply to  Iz Kariotz
9 anos atrás

Me pareceu isso também….

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Iz Kariotz
9 anos atrás

Flávio, não precisa aprovar esse comentário, mas fui responder essa questão e o formulário do UOL me ofereceu os dados (nome e email) de outro usuário, que, pelo e-mail, tem relação com automobilismo. Ou seja, algum provável leitor e comentador do blog. Atenção com a segurança dos dados, uma boa relatar isso pro UOL!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Paulo F.
9 anos atrás

Vê? Não sou esse tal Paulo F.

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

Dois pius:
https://twitter.com/inacioF1/status/536499105078714368
A cobra vai fumar?

https://twitter.com/inacioF1/status/536580044416897024
Fermentando por 2 anos? Tem know-how nas outras competições, etc. Vamos ver se vai chegar para estourar champanhes.

Lembrei da Toyota. Baita talão de cheques, pagou champanhe para todo mundo, e ninguém deu um banho de champanhe nela…
E a HONDA, com a carteira mais vazia, mas com fama de ser potente, apesar de menor, mal saiu do da BAR. Mudou o nome, mas no fim fechou entregou o boteco. Nova chefia, deu sorte com brownie em tempos de cupcakes, e depois parou na mão do pessoal que faz Apfelstrudel, , que já estavam de olho em voltar e ter novamente uma doceria só deles. Demoraram para afinar a massa, acertar os sabores, mas este ano lamberam os dedos.

Vamos ver o que o pessoal do Xarope de Taurina e Cafeína irá aprontar.

Alô, alô. Flavio Gomes, fale um pouco da Renault.
O que tem de certo para 2015 em parcerias de motores?
Quem vai empurrar quem?

A AUDI deveria “voltar” com a Lamborghini (nos motores). Touro contra o cavalo.
Complicado. Além da mistura (melhor trabalhar somente uma única marca), a Lamborghini vende bem lá quietinha, sem arriscar o nome no jogo do ganhar ou perder corridas. E v6 turbo e elétrico é mais cara de AUDI do que Lamborghini (apesar que Ferrari nai sai do v8 nem tão cedo – v6 é coisa de Nissan (GTR) e… cadê eles? Alô Infiniti Red Bull… coisa de marca, o motor é Renault, tradição da categoria, e é do mesmo grupo.

Sargento Garcia
Sargento Garcia
9 anos atrás

Duro vai ser aguentar 4 meses de abstinência agora…
Acho que vou comprar um PlayStation!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

e a transmissão da globo esta cada vez pior mesmo!
aquele corte no fim da corrida, afffff…é pra matar qualquer um do coração! ainda me entra chamada do Esporte Espetacular! tudo pelas propagandas PÉSSIMO!!!

Mentecapto
Mentecapto
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Duro foi o Reginaldo Leme traduzir Legend como Legenda na fala do príncipe Harry ao final da corrida, e o Galvão ainda acompanhar e reforçar.

claudio
claudio
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Rafael, infelizmente, no sportv não passa ao vivo, só depois. Porque ficar ouvindo a quantidade de imbecilidades que o galvão fala na globo está cada vez mais difícil. fica tentando iludir o público o tempo todo, como se quem assiste F1 não entendesse os pormenores do esporte.

Victor
Victor
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Tomara que no ano que vem esteja somente no SPORTV, ou ao menos em ambos, ao vivo. O Galvão tem que aposentar, já deu o que tinha que dar, as piadas dele não colam, o povo não se ilude mais com sua falta de conhecimento, inventando “verdades”…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

E eu acho que o pódio não foi ao vivo, mesmo o Galvão dizendo que haviam voltado com imagens ao vivo, pois deu um corte estranho na hora do champagne. Parece que transmitiram com um atraso para que mostrassem tudo, mas no final cortaram para o ao vivo e a música do final da cerimônia começou de repente sem o início dela.

André
André
9 anos atrás

Após refletir sobre essa corrida (sim, me dei ao trabalho de refletir sobre essa corrida) concluo que o Zaca(Massa) foi perfeito. OOOOHHH. Sim, perfeito. Poderia ter ganho fácil, mas correria riscos. E se ele quebra e o Playmobil corredor chega no pódio de novo não ia ser nada bom, então foi o melhor possível, com supremacia sobre o companheiro de equipe e nenhum erro, e pilotagem em alto nivel a corrida inteira. Como o Zaca ganharia? Botando supermacio cinco voltas antes. Voltaria dos boxes apenas cinco segundos atras do Hamilton e logo passaria. Quando perdesse rendimento faltando cinco voltas o virtual campeão não iria arriscar uma colisão ou uso agressivo da pista. Mas a essa altura, depois da temporada com carla Perez dando traseirada e os trapalhões da Williams fazendo a estratégia de corrida e trabalho de boxes, melhor assegurar o segundão. Gostei.

DANIEL
DANIEL
Reply to  André
9 anos atrás

“Poderia ter ganho fácil…”?????????????????????????????????
Acho que vc precisa refletir um pouco mais kkkkkkkk

André
André
Reply to  DANIEL
9 anos atrás

Sim, fácil. E não seria nada de mais, o Rubinho cansou de ganhar provas em fim de temporada quando não valia mais nada. Obs. você é bobão mesmo ou o kkkkkk é parkinson?

DANIEL
DANIEL
Reply to  DANIEL
9 anos atrás

Nota-se que não entende muito de corrida…foi só o Hamilton forçar de leve que começou a tirar 1s por volta…a expressão “posso ligar o carro?” realmente não te diz nada? kkkkkkk (2) fraco pra f1…

André
André
Reply to  DANIEL
9 anos atrás

Já que você é bobão mesmo, vou desenhar. A gravação divulgada pela transmissão oficial é bem posterior ao fato acontecido, quando o Hamilton já estava acelerando e anda perdendo meio segundo. O máximo que ele conseguiu foi equilibrar as coisas quando o supermacio já estava desgastado. Com o supermacio a Williams estava muito mais rápida do que a Mercedes de macio. Sabe de nada inocente…

DANIEL
DANIEL
Reply to  DANIEL
9 anos atrás

Bem posterior?!?! Tipo duas voltas depois?!?! Isso é MUITO posterior?!?!? Equilibrar as coisas? Quando viu que iria perder 1 segundo por volta a Williams colocou o rabinho entre a pernas e o chamou pros boxes. Cara, na boa, não vou perder mais meu tempo ensinando garoto sobre tempos de volta e estratégias. Quando até o Smedley admite que não daria e vc diz que seria MUITO fácil, fica FÁCIL entender o quão inocente (sic) sobre F1 vc é!

Daniel
Daniel
Reply to  André
9 anos atrás

Eu concordo que Massa poderia ter ganho, mas temos que sempre lembrar que a Williams é cliente do motor da Mercedez, ou seja, o melhor lugar possível é 3 ou 2 quando algum carro da matriz tem problemas.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Lewis Hamilton veio pra F1 fazer história vencendo talvez a única corrida da F1 com pontuação dobrada batendo o recorde de vitórias de uma equipe numa única temporada com 16 da Mercedes com sua vitória, e acaba se tornando o inglês mais consagrado da história da F1 com seu Bicampeonato conquistando um título na Mercedes num espaço de 59 anos desde Fangio em 1955. O Hamilton já poderia ser um Tricampeão se não falhasse nas duas últimas corridas de 2007 no seu ano de estreia na McLaren, mas pode recuperar esse título no ano que vem aproveitando a boa fase da Mercedes.

Mário_Fpolis
Mário_Fpolis
9 anos atrás

Flávio, considerando como sempre a péssima transmissão da rede Bobo, e eu não acessar o live timing da F1, o Massa teria conseguido ir até o final com os pneus dele, ou realmente o Lewis começou a tirar muito tempo a partir da volta 42-43?

Ele parecia estar conseguindo manter a diferença até ali.

Pacheco
Reply to  Mário_Fpolis
9 anos atrás

Pois então, eu cheguei a ter impressão de que fosse possível levar “na manha” até o fim, mas acho que não daria, não. Massa começou a perder um segundo por volta e a tendência era que começasse a perder ainda mais com a degradação dos seus pneus.

Paulo
Paulo
Reply to  Mário_Fpolis
9 anos atrás

Ele estava mantendo porque o Hamilton não estava forçando.. esperando que ele parasse.. Quando ele parou tinha 12 s de vantagem pro Hamilton, faltando as 12 voltas.

Para mim foi burrice da equipe. era para ter arriscado, os construtores já tinham a terceira posição garantida, e o Bottas serviria como um escudo contra o Riccardo na briga pelo podio

Rodrigo Luiz
Rodrigo Luiz
9 anos atrás

Que sirva de lição o que o Rosberg fez para Lewis. Durante a temporada lewis teve vários problemas com o carro, e em entrevistas chegava a falar que era uma equipe alemã ajudando um piloto alemão, um tremendo papelão o que ele falava e a imprensa inglesa também deixando isso no ar. Ou seja uma tremenda vergonha, ainda bem que foi campeão, se não ia ta numa birra dizendo que a equipe sabotou o carro e choro e mais choro.
Eu achei interessante que durante a transmissão, a corrida estava tão chata que a FOM chegou a mostrar a sala de imprensa, namoradas e tudo mais. Eu entendo mostrar os mecânicos após uma ultrapassagem, mas mostrar quando não está acontecendo nada ? isso mostra como a formula 1 ta chata.

Ed
Ed
Reply to  Rodrigo Luiz
9 anos atrás

Hamilton nunca falou nada sobre equipe alemã e piloto alemão. Deixa de inventar.

Ele não é nem louco de dizer isso.

Franco
Franco
Reply to  Rodrigo Luiz
9 anos atrás

E o choro e livre.

FRANCÊS
FRANCÊS
Reply to  Rodrigo Luiz
9 anos atrás

Tens raiva de alemão? Ou inveja?

celso
celso
9 anos atrás

Ricciardo-UAU em quarto??
Esse cara é incrível!! Ritmo de corrida impressionate!
Massa ótimo também, principalmente nas últimas 3 corridas do ano.
Abraço!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
Reply to  celso
9 anos atrás

acho bizarro essas recuperações.
da impressão que se o cara largasse em primeiro ele daria volta em todo mundo! rs

luiz alberto
luiz alberto
9 anos atrás

Na minha opinião acho que Vettel deu uma furo n´agua, pois salvo seu eu estiver CLAMOROSAMENTE (como diria o grande mestre Claudio Carsughi) enganado, a Equipe sediada em Maranello esta em franca decadência,pois Ferrari sem Enzo é como Lotus sem Chapman,fica sem alma e acéfala e tende a acabar a menos que consiga fazer o que a Porsche fez mesmo sem Ferdinando,só que na minha opinião,alemães são muito melhores gestores que italianos,lá ;penso que a fogueira das vaidades seja muito menor e o que prevaleça privilegiar o que tiver melhor capacidade técnica ao invés do de melhor capacidade politica e os germânicos são tremendamente racionas e objetivos no que se refere ao que seja melhor para o empreendimento seja esportivo ou comercial.
Quanto ao campeonato de 2014 ficou em merecidas mãos,aquele que mais ganhou e demonstrou mais capacidade para lidar com as adversidades. Parabéns a Lewis Hamilton e a equipe alemã que (contrariando um pensamento meu) não fez “PATRIOTADA” . E que martírio ter que ouvir o narrador oficial e sua verborragia e ilações idiotas ,Parece que ele esquece o que aconteceu com Jules Bianchi para ficar torcendo para um acidente durante a prova,será que este “cidadão” gostaria de ver um outro narrador torcendo para que algum concorrente bata propositalmente no carro em que seu filho esta pilotando. Que IMBECIL !!!! Ainda bem que a grande capacidade de pilotagem de Hamilton mostrou que isto não se faria necessário e não haveria a necessidade de borrar sua bela carreira com um ato tão antidesportivo. ( Nota: Eu não sou torcedor do Hamilton,más o bom senso diz que ele foi o grande merecedor do titulo,pois dos dois postulantes ao titulo ele foi o melhor, e que coisa o piloto cordeiro de Botucatu, só começa a andar quando a corrida esta no final. Será que é um preparativo para disputar o W E C onde a corrida dura pelo menos 6 Horas ? Dizem que a Ferrari esta estudando a possibilidade de participar do W E C na LM P1 ,já pensou que trinca que daria num dos carros Shumi , Barrica e Massa,um primeiro piloto bem definido e uma briga titânica para saber quem seria o segundo piloto,creio que daria Barrica Fura Zóio pois Nãopassa é muuuuuuuiiiito bonzinho e pegaria de bom grado do cargo de terceirinho numa boa.

Roberto
Roberto
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Quanta besteira … Ferrari sem Enzo… o Schummi ganhou 5 títulos com uma Ferrari sem Enzo.

Marcos
Marcos
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Concordo com você o comendador só atrapalhou a equipe Ferrari, contratando pilotos errados com o Bambino negro (Alboreto), Johansson, obrigou a FIA a aceitar os motores V12, hoje se sabe que se a Ferrari tivesse um V10 teria ganho o campeonato de 1990 com o Prost e vou mais adiante se tivesse Senna ou Prost em 1989 ou 1994 também teria ganho os campeonatos.

Clayton
Clayton
9 anos atrás

Temporada com regulamento novo, muitas novidades e tal. Mas…

Vettel – 167 pts.
Alonso – 161 pts.

Algumas coisas nunca mudam, né? Tetracampeão mais uma vez na frente do Alonso. Pela 5677654° vez.

No mais, parabéns ao Hamilton. Legítimo campeão.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Alonso é “freguês” do Vettel e sempre será!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Vá cumprir com a aposta!!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

A carta de elogios já está pronta faz tempo, Segafredo. Eu estava esperando o término da temporada só para assistir o Herdeiro, MAIS UMA VEZ (sexta seguida) à frente do Octonso.

Amanhã eu postarei a dita, cumprindo a aposta.

David Santiago
David Santiago
Reply to  Clayton
9 anos atrás

O que conta é:

Red Bull – Riccardo 238 pts, Vettel 167 pts. – mesmo carro

Ferrari – Alonso 161 pts, Raikkonen 55 pts. mesmo carro

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  David Santiago
9 anos atrás

Sem falar que depois de Singapura Alonso teve dois DNF, Monza e Suzuka.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  David Santiago
9 anos atrás

O que conta são os títulos.

Quer um exemplo? Todos sabem quem é Niki Lauda, inclusive os que não o viram correr. E John Watson?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  David Santiago
9 anos atrás

Pinto, falando merda como sempre.
Alonso é o piloto mais conhecido na f1!
http://www.jamesallenonf1.com/2014/03/alonso-is-f1s-most-marketable-driver-button-heads-hamilton-in-uk-stakes/
Se tem uma coisa que pode ser boa ao Vettel em ser piloto Ferrari é ser um pouco mais conhecido, o mult21 e a pilotagem insossa não contribuem na popularidade,

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  David Santiago
9 anos atrás

Claro que o espanhol é o mais conhecido. Está trocando campeonatos por marketing…

Muito esperto.

Felipe Masr
Felipe Masr
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Cada uma. Mesmo carro? Vai comparar o Kimi com o Ricciardo? Pérez Aê, já comparou o Ve44el com o Ricciardo? Maçãs com maçãs, laranjas com laranjas… não é assim, mais justo?

Queria ver o que o Ve44el teria feito com o Ferrari “deste ano”.
O do próximo, não conta. Nem para melhor, nem para pior.

E o que será que o Alonso teria feito com o Red Bull? Difícil saber, até porque quem garante que o Ricciardo iria correr com o mesmo (tecnologicamente) carro? Kimi carregou 15kg a mais, não é o que dizem?
E sabe-se lá o que o Ve44el exigia a mais do que o Webber, que reclamava um bocado sobre o Alemão.
Só sei que com o novo australiano a banda tocou diferente (mudou o hino no pódio com o Red Bull)…
http://www.ausmotive.com/pics/2013/Formula-BMW-Ricciardo-Vettel-2006-01.jpg

Por maior que seja a birra, por suas atitudes moralmente discutíveis, o “milagronso” fez muito com o jerico vermelho que ele tinha. Joguem pedra na sua moral, mas ninguém poderá negar reconhecer o seu talento, é a verdade. Quem não gostou, morda o beiço.

O mundo é assim. Nem sempre o bonzinho e o “bãozão”. Não fui eu que inventei (nem reclame comigo, pois sequer eu estive na inauguração – não que eu lembre). Só não dá para consertar isto com outro erro, mentindo; o bãozão corre muito e ponto final.
Malhem o Judas. Chamem de traidor, mas não digam que ele não sabia contar moedas.

claudio
claudio
Reply to  Felipe Masr
9 anos atrás

concordo com o felipe. Ele tem suas polêmicas e tudo. Gosto de ambos, mas querer dizer que Vettel é melhor que Alonso é piada. E não me falem que um tem 4 títulos e o outro 2 porque o que Alonso faz com carro ruim, nenhum dos outros faz. Vettel ganhou facil pq o carro dele sempre foi como a Mercedes este ano…anos-luz na frente. Bem, finalmente o Nasr vai entrar, mesmo sendo numa sauber horrenda porque ficar vendo massinha não aguento mais. Ontem, tive saudades de Fittipaldi, Piquet e Senna, que teriam tentado terminar a corrida com os pneus e tentariam uma possível vitória, pq o ritmo ainda estava bom. Ahh, o Hamilton ligou o carro e estava a 1 segundo por volta mais rapido. Ué, tinham 12 voltas para o final e a diferença eram mais de 12 segundos. Valia a tentativa. Mas hoje só tem piloto que abaixa a cabeça e aceita tudo que vem do box. Saudades daqueles que davam cara para bater.

Robertom
Robertom
Reply to  Clayton
9 anos atrás

O Allez vai se suicidar…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Comparar laranja com maçã? Vettel levou um ferro monumental, Alonso aplicou um ferro monumental. Essa é a diferença…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Não! O Vicellez não pode se suicidar. Façam alguma coisa!
Se isso acontecer, quem a gente vai continuar sacaneando ano que vem? O Segafredo?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Robertom
9 anos atrás

2014 foi só o começo. As máscaras caíram, agora serão os pingos nos i’s!
Eu venho dizendo…

joao paulo
joao paulo
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Esse ano so serviu pra cair as mascaras como um tetracampeao toma um vareio de um iniciante, que antes empatava com um piloto mediano na toro rosso(proprio vergne ja disse que em qualificacao ricciardo era melhor mais em ritmo de corrida engolia ele) f1 tinha que ser todos os carros iquais pra ver quem e quem, pq vettel ia acabar la no meio. vettel pra mim e superior dos campeaos so do q hill e villeneuve, o resto e tudo mais piloto que ele.(webber agora que saiu da equipe disse que teve o mesmo carro que vettel so ate o meio do ano de 2010)CHUPEZ E PRA VC.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Vergonhoso Vetel chegar com apenas 6 pts de vantagem contra quem correu a pé!!!! Que mérito há nisto? Veja a surra que tomou do segundo piloto, kkkk!

Jose Castilho
Jose Castilho
9 anos atrás

FG – e a renovação do contrato de LH agora ? A Mercedes terá de abrir o cofre !

Danilo Candido
9 anos atrás

“Dormir tranquilo” ??? Creio que a Srta. Nicole não irá permitir…
Ele merece. Campeão com autoridade. E de mandeira inconteste, apesar da superioridade do carro. Soube aproveitar.

Ronald
Ronald
Reply to  Danilo Candido
9 anos atrás

Adirapaesnamoraolewis

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

…”disse o herdeiro da coroa”…

Que falta de respeito com a rainha!

:P

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Convenhamos: este título foi decidido na mesa de reunião da Mercedez naquele papo-reto que rolou depois do toque de Rosberg no pneu do Hamilton.
E esta pane elétrica no carro de Rosberg já estava encomendada há tempos.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Não duvido nada.

De lá pra cá só o carro do Rosberg quebrou.

Até “líquido estranho” acharam no volante.

André Luiz
André Luiz
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

O líquido estranho são suas lágrimas por seu pilotinho não sair do pelotão e tomar surra de um novato.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Pro teu comentário ficar mais idiota ainda, só falta enfiar um ‘alienígenas’ ou ‘illuminatis’ no meio..

Ed
Ed
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Fica a pergunta : pra quê uma pane elétrica quando ele está atrás?
Pro Rosberg só interessava a vitória. E com Hamilton no máximo em 3º.

Isso nunca esteve nem perto de acontecer, então, pra quê inventar uma pane elétrica ao invés de deixar a coisa correr e dar no mesmo?

Deni Williams
Reply to  Ed
9 anos atrás

Para garantir que eles não se enroscassem lá na frente e ficasse algo feio.

Fernando
Fernando
Reply to  Ed
9 anos atrás

Claro, nada mais óbvio Ed. Quando Rosberg quebrou Hamilton já era o virtual campeão. Não entendo a dificuldade que as pessoas tem em enxergar o óbvio, enfim… Não que se deva acreditar na lisura dos dirigentes da F1 e das equipes, mas desta vez não foi o caso.

Jeferson Araujo Pereira
Jeferson Araujo Pereira
9 anos atrás

Ainda bem que a palhaçada de pontos dobrados na última corrida não influiu no resultado final.Seria uma grande injustiça se Hamilton não fosse o campeão.

Sobre a pontuação final: quem poderia imaginar, em março de 2014, que a Sauber terminaria o ano com zero pontos?

Williams= 320. Ferrari= 216., A diferença é gritante: 104 pontos.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

“33 vitórias na carreira, deixando Alonso para trás…”

Essa é a frase que mais tenho lido nos últimos anos!

Triste e justo fim para um picareta.

Cultura inútil, mas curiosa:

Nos últimos 7 anos o campeão foi Inglês ou alemão:
2008 Hamilton
2009 Button
2010-2013 Ve44el
2014 Hamilton (e poderia ter sido o alemão Rosberg)

Não sei se o cenário vai mudar nos próximos anos.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Hamilton e Vettel só guiaram bons carros e em equipes com grande orçamento. A diferença é que Hamilton sempre ganhou corridas ou foi pole desde que entrou na f1. Esse ano, Vettel virou nemnem.
Nem venceu, Nem fez poles. Mas como o outro carro venceu três, pode chamar ele de neném mesmo…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

A diferença é que Hamilton ganhou dois campeonatos (estava perdendo o primeiro devido à ultrapassagem do Herdeiro em Interlagos. Foi salvo pela chuva, que apertou) e Vettel ganhou quatro!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Vettel não. Newey, que esse ano continuou ganhando corridas. Já o Vettel…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

– Bela corrida. Primeiramente, muito bom torcer pra primeiro piloto. GO H.A.M!! Eu já sabia! Muito merecido, primeiro campeão Mercedes desde Fangio! Uau!
– Chupa Sportv, zicando o Hamilton. Quando um cara que tira o companheiro e dá ré pra evitar a pole merece a vitória? Hamilton teve mais problemas também. Nico é mais cirúrgico no acerto do carro, blá, blá… O lance é que em 2014 a pole não contou tanto e ter um acerto pra corrida é o que contou.
O caneco foi pra Inglaterra, onde deveria, com piloto de verdade! E que hoje venceu atropelando.
– Corrida patética do Vettel, pilotinho de autorama. Ricciardo esse ano colocou ele em seu devido lugar, as Vettelete pira. Sorry Chupez…
– Por falar em 2014, ano que se evidenciou o talento dos pilotos de verdade até o Vettel esse ano venceu, mas o prazo de validade; O Vergne já deu um sacode no Ricciardo, de ToroRosso. Vettel, o novo Webber da f1? (hahahahha!)
– Os pilotos que teoricamente sairão de suas equipes terminaram na frente dos que ficam, Button na frente do Magnussen, Alonso na frente do Kimi e Vettel na frente do Ricciardo, ops, só que não!
– Hahahaha, Vettel, pilotinho de oitava posição!
– Alguém me explica, eu vivo numa matrix, Alonso abriu passagem, Vettel com pneu supersoft não gastou pneu com o espanhol, e ele não passou mais ninguém? Ficou em oitavo? É esse o gênio? E o outro carro largou atrás e terminou em quarto? Bem… Melhor rever conceitos. Se 2014 não serivir pra isso, aí é preciso ir ao médico..
– O fim dos difusores trouxeram pilotos de verdade, o Kimi, coitado, sofreu do mesmo mal do Massa, ter um gênio como companheiro. Ano que vem ele atropela a farsa alemã;
– Não fossem os problemas do início do ano, Massa teria ficado a frente do Bottas.
– Vendo como a Ferrari tem se mostrado política, quero mais que ela exploda, junto com a Marlboro. Alonso, ciclista, se mandou na hora certa. E o Mattiacci, que a única coisa que fez foi insinuar ter demitido o espanhol, além de ter sido desmentido, levou um pontapé na bunda. Ri melhor que ri por ultimo!
– O melhor ainda está por vir!
#ChupaMaisEssaDoRicciardoChupez!

Felipe Masr
Felipe Masr
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Ve44el tomou um X do Chapolin (manobra Pérez Aê) e ficou piano (já no clima da nova casa).

Fugiu para a Ferrari. Não é o que dizem?
Do Xará: http://www.youtube.com/watch?v=mu_C_g8VoPE

É jovem, existe esperança (do xará novamente):
http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-tive-que-trabalhar-duramente-quem-trabalha-assim-duramente-conseguira-chegar-igualmente-longe-johann-sebastian-bach-127658.jpg

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Pela sexta temporada consecutiva o Octonso ficou atrás do Herdeiro.

Sempre atrás do alemão… é o Alonso!