Blog do Flavio Gomes
F-1

S DA SALVELINA (9)

SÃO PAULO (eu também gostei) – Em geral, a pilotaiada gostou do trabalho feito em Interlagos para este ano, a saber: nova entrada de box, piso do pit-lane, asfalto e área de escape no S do Senna. O asfalto foi alvo de mais comentários, porque deixou de ser abrasivo para se tornar uma superfície muito […]

salve004SÃO PAULO (eu também gostei) – Em geral, a pilotaiada gostou do trabalho feito em Interlagos para este ano, a saber: nova entrada de box, piso do pit-lane, asfalto e área de escape no S do Senna. O asfalto foi alvo de mais comentários, porque deixou de ser abrasivo para se tornar uma superfície muito lisa e homogênea. O “grip” foi elogiado. A aderência veio rápido, apesar da pista suja e “verde”, como se diz — nada correu nesse asfalto até agora; foram os primeiros carros de corrida a usá-lo, os da F-1 e da Porsche Cup.

O resultado é que a pista ficou mais rápida. Saberei quanto exatamente na hora em que colocar o Meianov para andar aqui. Apenas Button, queixoso, não gostou muito do que viu. “Esse asfalto novo mudou as características da pista, o que é uma pena”, disse, sem explicar direito. Amanhã vou perguntar. O traçado é o mesmo, os lagos estão lá (com água, inclusive), nenhuma curva mudou de nome, está tudo praticamente igual. Não entendi.

A entrada de box é que despertou maiores preocupações. Para acessar o pit-lane, o piloto agora tem de fazer uma pequena chicane. O problema é que a linha que determina o ponto a partir do qual é preciso usar o limitador de velocidade fica um pouco além do que recomendaria o bom senso. Os caras entram nessa chicane de cano cheio. A curvinha para a direita é quase cega. Se alguém estiver parado ali por alguma razão, quem estiver entrando não vê.

Massa me disse agora há pouco que vão discutir essa parada e pode ser que amanhã já recuem a linha de limite de velocidade para obrigar os pilotos a frearem antes, talvez, da curvinha. É sensato.