Blog do Flavio Gomes
F-1

A CULPA É DA VÍTIMA

SÃO PAULO (sei) – Relatório da comissão da FIA que investigou o acidente de Bianchi em Suzuka concluiu que o culpado foi o piloto. Ele não teria tirado o pé como deveria, apesar das bandeiras amarelas. O relatório não contempla o fato de que estava escuro, fim de tarde, que os bandeirinhas se atrapalharam (tem […]

SÃO PAULO (sei) – Relatório da comissão da FIA que investigou o acidente de Bianchi em Suzuka concluiu que o culpado foi o piloto. Ele não teria tirado o pé como deveria, apesar das bandeiras amarelas.

O relatório não contempla o fato de que estava escuro, fim de tarde, que os bandeirinhas se atrapalharam (tem um com bandeira verde no ponto em que o trator retirava o carro de Sutil), que um trator não poderia estar ali com a corrida rolando sem safety-car, ainda mais com pista molhada e sujeita a aquaplanagem.

Me pareceu ridículo a FIA não aceitar que pilotos podem errar, mas que devem ser protegidos por procedimentos que reduzam o risco que correm em caso de erro. Entre eles, não permitir a aberração de um trator ao lado da pista.

Bianchi não pode se defender. É uma sacanagem esse relatório.