Blog do Flavio Gomes
F-1

GACHOT WHY?

SÃO PAULO (voltas, dá este mundo) – Acho que todo mundo conhece a história. Em meados de 1991, o belga (que nasceu em Luxemburgo e tinha 200 nacionalidades) Bertrand Gachot, piloto da Jordan, se envolveu numa briga de trânsito em Londres. Meteu gás paralisante no rosto de um motorista de táxi e foi preso. A […]

SÃO PAULO (voltas, dá este mundo) – Acho que todo mundo conhece a história. Em meados de 1991, o belga (que nasceu em Luxemburgo e tinha 200 nacionalidades) Bertrand Gachot, piloto da Jordan, se envolveu numa briga de trânsito em Londres. Meteu gás paralisante no rosto de um motorista de táxi e foi preso.

A Jordan fazia sua primeira temporada na F-1 com um carro lindo, verde, patrocinado pelo refrigerante 7 Up. O outro piloto era Andrea de Cesaris, que trazia dinheiro forte da Philip Morris — seu pai era o maior distribuidor dos cigarros Marlboro na Itália, até onde me lembro.

A prisão de Gachot se deu dias antes do GP da Bélgica daquele ano. Sem piloto, Eddie Jordan aceitou a oferta da Mercedes-Benz, que tinha um rapaz veloz correndo no Mundial de Esporte Protótipos (ou Mundial de Marcas, como queiram) pela Sauber-Mercedes. A montadora queria colocar o garoto na F-1 e pagou 300 mil doletas pela vaga.

O garoto se chamava Michael Schumacher.

Gachot nunca mais retomaria a carreira na F-1 em alto nível (chegou a correr na Larousse, ajudou a montar a Pacific, esteve nos EUA, mas acabou desistindo) e foi tentar a vida fazendo outras coisas.

Se deu bem, o simpático Gachot. Comprou uma marca de energético, Hype Energy, que foi criada em 1994 pelo fundador do Hard Rock Café. Vende que nem pão quente em 45 países — é concorrente mundial da Red Bull. E, agora, vai colocar suas latinhas na F-1 como patrocinador. De quem?

Da mesma Jordan que defendeu em 1991. Hoje, é a Force India — quarto nome da sucessão da velha e boa equipe fundada por Eddie Jordan, que continua instalada do outro lado da rua onde fica o portão principal de Silverstone.

Eu estava naquela corrida de 1991 e, como quase todo mundo, vesti uma camiseta pró-Gachot durante o fim de semana. As fotos abaixo são daquela câmera cuja existência já contei a vocês. Tenho uns dez “albinhos” (pequenos álbuns, é um saco ter de explicar tudo) daquele ano, com imagens bem legais. Sempre que houver algum pretexto, coloco aqui.

Nas fotos abaixo, da esquerda para a direita, pela ordem: Piquet com o chefe Briatore na lambreta; eu no estacionamento tirando uma selfie (na época, os outros tiravam as selfies para nós) com uma linda pochete e a famosa camiseta que, infelizmente, acho que não guardei; o querido Hotel Le Val d’Arimont em Malmedy, que continua igualzinho, onde ficávamos nos primeiros anos de GP em Spa; e o trio Fernando Ewerton (“Jornal do Brasil”), Mair Pena Neto (“O Estado de S.Paulo”) e Wagner Gonzalez (Beepress), meus colegas de cobertura no restaurante do hotel (naquela época, quem tirava a selfie não aparecia, no caso eu).

A F-1 era bem legal, em 1991. Tinha mais carros, mais gente, mais talento, mais convivência.