Blog do Flavio Gomes
F-1

BUMERANGUES (1)*

SÃO PAULO (não é fácil) – Desculpem a hora. Fiz um esquema louco para ver os treinos ontem e hoje não sei se as coisas funcionaram bem. Deitei às 20h para acordar às 22h29. Acordei às 21h46, fui até a sala e perguntei para o mais novo que dia era ontem. Ele me achou meio […]

SÃO PAULO (não é fácil) – Desculpem a hora. Fiz um esquema louco para ver os treinos ontem e hoje não sei se as coisas funcionaram bem. Deitei às 20h para acordar às 22h29. Acordei às 21h46, fui até a sala e perguntei para o mais novo que dia era ontem. Ele me achou meio esquisito, mandou voltar para a cama e disse que me acordaria na hora do treino. Acordou.

Vi a primeira sessão e estava curioso para saber quem andaria na Sauber. Ninguém andou. Soube que Van der Ley esteve nos boxes e ninguém olhou na cara dele. Foi isso mesmo? Aí colocou até macacão. Do Ericsson. Gente do céu, que coisa mais doida.

Pelo sim, pelo não, não andou ninguém. Nem os carros da Manor Marussia. Resultado: 16 gatos-pingados no primeiro treino oficial da temporada. F-1 da depressão.

O que impediu Van der Ley de andar foi a não-emissão de sua superlicença. No Campeonato Paulista é mais fácil, a gente deixa um cheque, pega um recibo e senta no carro. De tarde, mais audiências. O piloto mandou prender Monisha, a chefe da Sauber, e confiscar todos os bens da equipe. Não aconteceu.

Depois, seu advogado falou que as conversas estavam sendo “construtivas” e na noite de hoje, sexta, manhã de sábado, teremos alguma novidade.

Dormi de novo e acordei às 2h29 para ver o segundo treino. E neste Nasr e Ericsson finalmente foram para a pista.

A Manor Marussia, não.

E foram 16 gatos-pingados de novo porque se os sauberianos andaram, o mesmo não se pode dizer de Massa, que ficou nos boxes por conta de um vazamento de água (aqui em SP, seria multado), e de Ricardão, parado com problema no motor — deixando Helmut Marko doido da vida.

E falar o que dos resultados? A Mercedes voou na frente, Rosberguinho na ponta, Comandante Amilton em segundo a um décimo, e a 0s7 Tião Italiano em terceiro. Vai ser um massacre, esta temporada, exatamente como no ano passado.

Se dá para dizer que alguém se destacou, além da óbvia Mercedes, foram os meninos maluquinhos da Toro Rosso. Tanto Verstappinho quanto Carlos Sains Idade Para Correr Disso Aí fizeram ótimos treinos, andaram com consistência, marcaram bons tempos, se comportaram como veteranos.

E a McLaren? Reza para que os manor-marússicos encontrem em algum xinguelingue de Melbourne softwares piratas capazes de fazer seus carros funcionarem. É a única forma de ele e Magnussen (que deu uma bela porrada) não largarem na última fila.

Voltaremos daqui a pouco, agora tenho de ir pra TV.

* Mudei o nome das notinhas do GP deste ano porque “Melbournetes” eu tinha usado em 2009… Bem que eu vi que estava fácil demais escolher um título para esta temporada…