Blog do Flavio Gomes
F-1

ESTORIL, 30

SÃO PAULO (quanta coisa…) – Onde você estava quando Senna venceu seu primeiro GP na F-1? Hoje faz 30 anos. Foi num 21 de abril, 1985, Estoril, debaixo de um temporal. Onde eu estava? Preocupado com Tancredo. Em abril de 1985 eu fazia o último ano da faculdade, tinha começado uma ligeira vida de movimento […]

SÃO PAULO (quanta coisa…) – Onde você estava quando Senna venceu seu primeiro GP na F-1?

Hoje faz 30 anos. Foi num 21 de abril, 1985, Estoril, debaixo de um temporal. Onde eu estava? Preocupado com Tancredo.

Em abril de 1985 eu fazia o último ano da faculdade, tinha começado uma ligeira vida de movimento estudantil ao vender sanduíches pelas Diretas-Já no ano anterior, acompanhava com apreensão tudo que acontecia no Incor (passava por lá todos os dias e via da Rebouças os caminhões de externas, os refletores acesos, parava o carro, ia a pé até a entrada do hospital e ficava olhando os repórteres, os cinegrafistas, os produtores, todos esperando pela notícia que, enfim, Antônio Britto daria na noite daquele domingo), estava entusiasmado com a Portuguesa (vice-campeã paulista naquele ano) e acompanhava F-1 como quase todo mundo.

Trabalhava em rádio, e como nosso programa era vinculado à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), tínhamos muito contato com gente da universidade, cientistas, médicos. Sabíamos mais ou menos o que estava acontecendo e, desde o início, quando Tancredo não pôde tomar posse, que era algo grave.

Por isso, a primeira vitória de Senna me passou meio que batida, porque no mesmo dia Antônio Britto anunciou a morte de Tancredo Neves, e o Brasil vivia um momento interessantíssimo, de transição e dúvidas, incertezas e esperança, e a F-1, definitivamente, não era uma prioridade do jovem menino aqui.

Naquele dia, não foi manchete de jornal nenhum.