Blog do Flavio Gomes
Autódromos

SEM SENTIDO

SÃO PAULO (não dá pra entender…) – O Estado de São Paulo tem dois autódromos homologados para competições nacionais e internacionais. São eles Interlagos e Velo Città. Há também a pista de Piracicaba, mas esta só pode ser utilizada para categorias menores, regionais. O Campeonato Paulista de Automobilismo é disputado apenas em Interlagos. Há séculos. […]

SÃO PAULO (não dá pra entender…) – O Estado de São Paulo tem dois autódromos homologados para competições nacionais e internacionais. São eles Interlagos e Velo Città. Há também a pista de Piracicaba, mas esta só pode ser utilizada para categorias menores, regionais.

O Campeonato Paulista de Automobilismo é disputado apenas em Interlagos. Há séculos. Até porque não tinha nenhuma outra pista. Mas agora tem. O Velo Città é um circuito que passou pelo crivo da FIA e já recebeu provas de várias categorias — como Porsche, Lancer, Classic Cup e tal.

Interlagos fechou no final de janeiro e deve reabrir apenas em maio. São quase quatro meses sem atividade. Então, por que nenhuma prova do Paulista pode ser realizada no Velo Città?

Porque a FASP, Federação de Automobilismo de São Paulo, baixou uma resolução no dia 13 de fevereiro proibindo etapas do Paulista em qualquer circuito que não seja Interlagos.

Ora, ora… A pista de Mogi-Guaçu tem todas as condições para fazer qualquer corrida. As categorias querem correr lá. Mas não podem.

Tenho uma tese sobre essa proibição, e ela passa pela estrutura cartelizada do automobilismo paulista, que exige que “clubes” (assim mesmo, entre aspas) chancelem qualquer competição no Estado. São eles que arrecadam os valores de inscrição. Só que, em Mogi, não atuam. Assim…

Assim ficamos todos sem correr, com um autódromo novinho à disposição. Autódromo que, por sua vez, adoraria receber etapas do Paulista.

Por essas e outras a gente entende porque pilotos brasileiros no exterior estão rareando. Não tem onde correr aqui. Quando tem, não pode.