Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

E-TRETA

SÃO PAULO (vixe, saiu faísca) – O grande barato do ePrix de Mônaco da Fórmula E, hoje pela manhã, foi a treta explícita entre Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi. Primeiro, na classificação. Nelsinho acusou Lucas de ter atrapalhado sua volta de propósito. Quando a repórter perguntou ao piloto se ele achava, na hora, que tinha […]

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SÃO PAULO (vixe, saiu faísca) – O grande barato do ePrix de Mônaco da Fórmula E, hoje pela manhã, foi a treta explícita entre Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi. Primeiro, na classificação. Nelsinho acusou Lucas de ter atrapalhado sua volta de propósito. Quando a repórter perguntou ao piloto se ele achava, na hora, que tinha feito o bastante para largar na frente, Piquet pimpolho retrucou: “Quem fez o bastante foi ele”, disse, referindo-se ao rival. Depois, não teve dó. “Estou acostumado, mas não tem problema. Andei na frente dele a vida toda, no kart, na GP2, na F-1…”.

Lucas não alimentou a polêmica. Disse que em Mônaco tudo é questão de encontrar uma volta limpa e que todo mundo se atrapalha com outros carros. Não olhou na cara de Nelsinho, embora ambos estivessem lado a lado nas cadeirinhas que os três primeiros ocupam o tempo todo enquanto outros grupos fazem a classificação.

Na corrida, os dois disputaram ferrenhamente o segundo lugar — a vitória foi de Buemi, sua segunda no ano; primeiro piloto, aliás, a ganhar mais de uma vez na temporada. Por duas oportunidades Nelsinho tenhou passar Di Grassi na curva mais lenta do traçado escolhido pela E — a freada no fim de uma retinha que não é usada na F-1, paralela à reta que leva à Tabacaria, onde os organizadores fizeram um cotovelo “quadrado” exatamente onde fica a chicane da saída do Túnel.

Na primeira, por fora, não dava mesmo. Na segunda, por dentro, Lucas deu uma trancada, mas dentro dos limites da civilidade. No fim, o piloto da Abt chegou na frente e o jovem Piquet, da China in Box, em terceiro. Os dois lideram a classificação do campeonato, que tem ainda mais uma corrida em Berlim, uma em Moscou e duas em Londres. São os grandes protagonistas da primeira temporada elétrica da história.

Bruno Senna foi mal na classificação, largou atrás e se envolveu num acidente bem vistoso na primeira volta, logo depois da largada. Ele acha que a chicane da St. Dévote, que leva a essa retinha paralela à da Tabacaria (em vez de subir à esquerda para o Cassino, os pilotos entram à direita), terá de ser modificada no ano que vem, porque a entrada da rua é muito estreita.

A prova teve ótimo público e a categoria deu uma demonstração de prestígio, com gente importante passeando pelo grid e a família real, na pessoa do príncipe Albert, fazendo questão de marcar presença. O negócio pegou. E, o que é melhor, mais pela qualidade de suas corridas do que por qualquer malabarismo de marqueteiros.