Blog do Flavio Gomes
F-1

O RODÃO DA MICHELIN

SÃO PAULO (sou mais o 13) – A bandeira da Michelin para voltar a fornecer pneus para a F-1 é o uso de rodas maiores, de 18 ou 19 polegadas de diâmetro. Hoje, a F-1 usa rodas de aro 13. Para quem não está familiarizado com esses números, vamos lá… Um Voyage usa aro 13. […]

SÃO PAULO (sou mais o 13) – A bandeira da Michelin para voltar a fornecer pneus para a F-1 é o uso de rodas maiores, de 18 ou 19 polegadas de diâmetro. Hoje, a F-1 usa rodas de aro 13. Para quem não está familiarizado com esses números, vamos lá… Um Voyage usa aro 13. Um Porsche Cayenne, aro 18. Normalmente, quanto maior o diâmetro, menor o perfil do pneu. Nessas rodonas, precisa usar perfil baixo. Nas rodas menores, a lateral do pneu pode ser maior.

É o caso da F-1 atual, que usa rodas pequenas e pneus muito altos. Essa configuração não existe para carros de rua. O que a Michelin defende, sim. A gente vive vendo por aí carrões de rodas enormes e pneus de perfil baixo. Exatamente como os pneus da Fórmula E, que vestem rodas de aro 18, são duros e duráveis.

Esteticamente, gosto muito dos conjuntos rodas-pneus da F-1. São pneus de corrida. São carros de corrida. Tem coisa que não precisa ir para a rua. Corrida é corrida, rua é rua.

Simples assim.