Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

TEMÍVEL MUNDO NOVO

SÃO PAULO (tô fora) – O Eugenio Chiti, amigão que coleciona alguns dos carrinhos mais espetaculares do mundo, postou o link no Facebook e lançou no ar a discussão que é mais do que válida. A notícia dá conta de que dois hackers “invadiram” o Jeep Cherokee de um repórter da “Wired”, assumindo o controle […]

SÃO PAULO (tô fora) – O Eugenio Chiti, amigão que coleciona alguns dos carrinhos mais espetaculares do mundo, postou o link no Facebook e lançou no ar a discussão que é mais do que válida. A notícia dá conta de que dois hackers “invadiram” o Jeep Cherokee de um repórter da “Wired”, assumindo o controle de várias funções do carro — um desses “conectados” a tudo que é sistema sem fio do planeta. Veículos assim são cada vez mais comuns. Essa conectividade tem sido usada como peça de venda e sinal de modernidade.

E é. Um carro ligado na internet, por que não? Pode-se navegar pela internet, consultar roteiros, encontrar cinemas, reservar mesas em restaurantes, tudo aquilo que é possível de realizar através de um computador, tablet ou smartphone. E é essencial que eles os carros sejam conectados para que possam andar sozinhos — nova coqueluche da indústria automobilística de ponta.

Diz o Eugenio que um carro que anda sozinho não é, em si, um problemão. Se o sujeito quer abrir mão de dirigir e a tecnologia lhe oferece algo que faça isso por ele, OK. Cada um com seus gostos. Falamos disso aqui outro dia, deste que parece ser um caminho inevitável — a extinção do uso individual do automóvel, que migraria para frotas monumentais de veículos autônomos operados por grandes corporações como Google, Microsoft, Apple e sei lá mais o quê.

Só que, como diz meu amigo, e se os carros forem vulneráveis a “cyberataques”? Se puderem ser “invadidos” por hackers e controlados remotamente sem que o “motorista” possa fazer algo para impedir? “Hackers poderiam fazer o 11 de setembro parecer uma brincadeira de criança”, conclui o Eugenio.

A Fiat, dona da marca Cherokke, convocou o recall de 1,4 milhão de carros para atualizar o software que os comanda.

Por essas e outras, concordo com meu amigo.